.
.

21.6.16

Cães e gatos também ficam gripados

Escrevo este texto de nariz tampado, entre espirros. No meu colo, Chocolate mal abre o olho direito de tanta secreção. Penso nos bichos que vivem nos quintais e concluo que não há necessidade de esperar a temperatura baixar mais para abordar o assunto. A veterinária Bárbara Benitez me ajuda.

Cães e gatos podem ficar gripados quando esfria, embora seja uma gripe diferente da nossa ― eles não pegam a nhaca humana (nem H1N1) e a gente não pega a nhaca animal. Nos cachorros, o principal vilão é o vírus da parainfluenza canina (CPIV). Já as doenças do complexo respiratório felino, calicivirose e rinotraqueíte entre as mais comuns, têm vários agentes causadores.

O tratamento alopático ocorre com inalação, antibiótico para as infecções secundárias e fisioterapia respiratória ― nós optamos pela homeopatia. Vale tomar cuidado especial com filhotes e vovôs, mais frágeis, independente da estação do ano. Se o melhor amigo de vocês apresentar febre, coriza, espirros, apatia, falta de apetite, olhos lacrimejantes e lesões no interior da boca, portanto, procurem um especialista.

Está quentinho por aí? Que tal aconchegar um bicho na rua?


* Texto escrito para o Yahoo! e atualizado em 21.06.16

4 comentários:

Tati disse...

Melhoras às duas! :)

Vanessa disse...

Aqui todos viviam bem, até o dia que um dos meus teve de ser internado pra uma biópsia e voltou da clínica espirrando com o vírus. Rapidamente passou pra mais 3 gatos. Todos agora tem o vírus da rinotraqueíte (são 21 gatos) e todo inverno algum manifesta sintomas. Como não tenho como separar, todos ficam suscetíveis, mas nem todos desenvolvem esses sintomas horríveis, alguns só espirram uma vez ou outra e outros precisam de antibiótico... mas passa. Tudo passa. Eu tb estive muito mal nos últimos 10 dias, fui no médico, tomei antibiótico (estava podre mesmo) e agora já estou quase curada da gripe monstra que me pegou. Falta muito pro verão? :-(

Anônimo disse...

Sem contar que gripe não tratada pode evoluir para pneumonia.
Tem que cuidar muito.
Bj

Anônimo disse...

O frio aumenta o risco dessas doenças. Antes do inverno costumo dar vitaminas para os meus, tipo Glicopan