.
.

17.2.15

4 receitas caseiras contra pulgas

Atualizado em 18 de fevereiro de 2015

Na sexta-feira, eu publiquei os 7 passos para se livrar desses insetos highlanders, escritos originalmente para a revista AnaMaria, da Editora Abril. Mas não podia deixar de compartilhar aqui as dicas de vó que recebi por e-mail para limpar o ambiente. Acréscimos são mais do que bem-vindos! :)

Vinagre com água
"Uma receita tradicional é borrifar uma diluição de vinagre em água, principalmente para os pisos de taco, que têm frestas entre as peças. Fiz isso em um apartamento antigo e foi a única coisa que funcionou", Silvana Marques.

Sal triturado
"Bata o sal no liquidificador para ficar bem fininho, espalhe nas frestas, tapetes etc., deixe por algumas horas e aspire. Aqui em casa deu certo", Yone Sassa.

Cravo-da-índia no álcool
"Coloque um saquinho de cravo-da-índia em um vidro pequeno de álcool. Quando ficar bem marrom, em cerca de duas semanas, use para finalizar a limpeza. Eu passo nos sofás, almofadas, tapetes. Não sobra bicho nenhum", Andrea Leonam.

Cânfora
"Gastei horrores até que descobri um remedinho caseiro que acaba completamente com as pulgas no ambiente: derreta três pastilhas de cânfora (ou cinco das pedrinhas menores) em dois copos médios de álcool, acrescente um copo de água filtrada, coloque a mistura em um borrifador e aplique no ambiente diariamente, até elas desaparecerem", Izolda N.

Alerta! Nenhuma das receitas acima deve ser usada nos animais. Cânfora, aliás, é tóxica e, mesmo no ambiente, precisa de cuidados: tire todos os bichos do recinto, abra as janelas e espere a mistura secar bem.

9 comentários:

Regina SO disse...

De todas as dicas eu NÃO recomendo a canfora, que é tóxica. As outras pode usar, não há estudos e nem provas que funcione mas também não irá fazer mal.

Marilia disse...

Grata pelas dicas.

Anônimo disse...

quem faz uso de remédios homeopáticos precisa tomar cuidado com a cânfora que anula os efeitos. Vera Alice

Silvia Balloni disse...

Qdo rolou o surto das pulgas em casa ou qdo encontro alguma, sempre vem a mente uma visita que fiz a uma casa.
A luz que atravessava a janela com pedaços faltando.
Sabe quando aquela micro poeira cai sobre a luz? Pois é a poeira eram pulgas e não poeira.
Não me recordo de ter visto tanta pulga na minha vida.
Bom, voltando. Alem de anti pulgas na tropa, foi o aspirador.
aspirava antes de sair para o trabalho e qdo chegava. Aspirava chão, janela, camas e todo o resto.
Hj Kepler inclusive adora que aspira seu corpo.(acredito q na esperanca de uma lipo, rs)

Anônimo disse...

Bia! EStou de longe acompanhando seu trabalho e relendo os posts que tanto nos ajudam.
Exterminamos a micose, após 2 meses de luta. Agora, avante contra as pulgas!
Vinagre é milagroso!!!! Ajuda bastante.
Da cânfora ñ sabia, tem gente num grupo de ajuda de gatos aqui na net que recomenda spreiar nos bichos!
Comprei aspirador de 1.400w, espero que ajude!!

Beijos, Pat, Lola e Manolo

Anônimo disse...

Cravo-da-índia no álcool também é usado em humanos como repelente de mosquitos
(vale fazer um teste de 48hs, em um pedaço pequeno de pele, para ver se a pessoa é alérgica. Em caso negativo, usar apenas 2x ao dia, longe de olhos e narinas, e tomar banho antes de ir dormir, para tirar o produto do corpo)

Essa receita - borrifada dentro de armários, de tempos em tempos - espanta as formigas

Madame Paré disse...

Muito obrigada, conteúdo extremamente valioso.

Anônimo disse...

Olá! Meu apartamento está infestado. Após aplicar o remédio nos gatos e limpar o ambiente com kotrine não obtive resultado positivo e dedetizei. Foi preciso detetizar mais de 1 vez. Massa...ainda estou com pulgas! Já me desfiz de várias coisas. Falaram de erva de Santa Maria. Hj passei canfora no ambiente e me assustei por ser tóxico. Se alguém puder me ajudar. Aqui tem pulga branca e preta. Dá vontade de abandonar a casa de vez! As pulgas adoram o meu sangue e por isso tenho dormido na minha mãe. Nessa luta desde final de novembro.

Camila disse...

Obs. Após aplicar bravecto é comum o gato coçar e eu achar "vestígios " de pulgas nas superfícies? Não sei se é, se for será que estão mortas? Nunca passei por isso.