.
.

13.2.15

7 passos para se livrar das pulgas

Quem tem um bicho de estimação já se pegou guerreando contra esses insetos aparentemente imortais. Saiba como vencer a próxima batalha

Existem cerca de 1,9 mil espécies conhecidas de pulgas no mundo, que parasitam diversos animais. Mas as mais comuns, pelo menos nas cidades, são as que infestam cães, gatos e seres humanos. Quando picam, elas podem provocar reações alérgicas leves e até transmitir peste bubônica.

Como seu desenvolvimento compreende ovo, larva, pupa e inseto adulto, além de as criaturas pentelhas virem equipadas de fábrica para sobreviver em épocas difíceis (enquanto não surge um hospedeiro), exterminá-las muitas vezes se torna uma novela. Acerte na estratégia para não ser surpreendida por um novo surto.

:: Cuidados com o ambiente

1) Use aspirador de pó
Ele é essencial no controle da infestação, porque consegue sugar os ovos que entram nos vãozinhos, principalmente, dos tacos. Compre um modelo de potência alta, com pelo menos 1 mil watts, e capriche nos pisos, sofá, tapetes e lugares onde o animal costuma dormir.

2) Borrife inseticida
Quando terminar o faxinão, espirre inseticida no saco do aspirador, para eliminar as pulgas adultas, e jogue-o imediatamente no lixo.

3) Esterilize tudo
Depois da lavagem normal das roupas, cobertores e paninhos do seu melhor amigo, coloque-os para ferver por dez minutos.

4) Apele à dedetização
Em casos sérios de infestação, é melhor contratar uma empresa especializada em controle de pragas urbanas. A dedetização contra pulgas ocorre em duas etapas, com intervalo de 15 dias, por causa do ciclo de desenvolvimento citado anteriormente.

:: Cuidados com os animais

5) Despulgue todo mundo
Não importa que apenas um dos bichos pareça estar contaminado. Aplique o antipulgas em todos os bigodes e focinhos do recinto. A maioria dos produtos disponíveis no mercado tem efeito prolongado e, além de matar os insetos adultos, inibe seu crescimento. A dosagem varia conforme o peso do peludo.

6) Evite sabonetes e xampus antipulgas
Eles não possuem a duração estendida dos produtos em formato de pipeta ou spray e podem ser tóxicos para filhotes e animais idosos ou debilitados. Também não se deve usar talco, pois sua ingestão tende a causar intoxicação.

7) Consulte um veterinário
Muitos bichos são alérgicos à saliva da pulga e acabam manifestando coceiras intensas e lesões dermatológicas. Para eliminar o mal-estar, o profissional provavelmente receitará um medicamento antialérgico.

:: Entenda como a coisa funciona

Somente 5% das pulgas ficam no animal. Os outros 95% espalham-se pelo ambiente, na forma de ovo, larva ou pupa, podendo sobreviver por até um ano. Com a ajuda do calor e da umidade, principalmente nas estações mais quentes do ano, os ovos eclodem e viram larvas, que se fortalecem comendo poeira e detritos.

Quando essas larvas se transformam em pulgas adultas, passam a atacar os bichos em busca de alimento. Enquanto houver o sangue deles, você está protegida. Nas infestações sérias, porém, nem os seres humanos são poupados.

:: Dicas para prevenir

Fique de olho no animal
Se ele passar a se coçar e apresentar sujeirinhas pretas no pelo, provavelmente está com pulgas. Agir cedo impede infestações.
Aplique antipulgas regularmente
Para que o ciclo não recomece, recomenda-se reaplicar o remédio a cada 30 dias.
Mantenha a casa sempre limpa
Ou o mais limpo que sua rotina permitir.
Passe aspirador de pó com frequência
Três vezes por semana é o ideal. Mas duas já fazem uma baita diferença.


* Texto escrito para a revista AnaMaria, da Editora Abril.

Leia também: 4 receitas caseiras contra pulgas

4 comentários:

Anônimo disse...

Aspirador de pó 3 vezes por semana vai matar meus gatos de estresse também.

Adrina disse...

Eu comprei o Pet lover da Eletrosul e incrivelmente os gatos não se assustam tanto, pois é bem mais silencioso que os aspiradores comuns

Beatriz Levischi disse...

Não tem como prender os bigodes em uma parte da casa, enquanto você aspira a outra? Aqui, eu faço assim. E é um apertamento. :)

A potência do Pet Lover me deixou na dúvida, Adrina.

Anônimo disse...

No começo do ano tive um problemão com pulgas e só aspirador de alta potência resolveu.
Borrifo vinagre nas camas e em todos os lugares que eles deitam. O cheiro não é dos melhores, mas evapora rápido e resolve que é uma beleza.
No começo os gatinhos tinham muito medo do aspirador, agora até querem bater nele :P
E assim, estamos prontos pra mais um verão! E sem pulgas!! :)

Paty, Lola e Manolo