.
.

24.9.14

Cuidado com remédios humanos!

Vendidos livremente em farmácias, eles podem ser fatais para seu melhor amigo. Os veterinários Valéria Correa e Argemiro Luciano dos Passos explicam por quê

Dar remédio de gente por conta própria para animais de estimação pode intoxicá-los, provocar uma bela alergia e até matar. Várias fórmulas servem para bípedes e quadrúpedes, sim. Mas você precisa saber a dosagem certa e só quem tem conhecimento para indicar o tratamento adequado é o veterinário.

Isso porque o sistema digestivo de cães e gatos não funciona da mesma forma que o nosso. Os órgãos dos peludos não conseguem absorver e sintetizar, por exemplo, alguns analgésicos e anti-inflamatórios. Fique alerta, especialmente, com os medicamentos abaixo.

AAS , Doril, Aspirina, Melhoral e Sonrisal
Contêm ácido acetilsalicílico, um anti-inflamatório extremamente tóxico para gatos, que não possuem a enzima hepática responsável pela metabolização e eliminação do composto. Só devem ser ministrados sob a supervisão de um veterinário.

Cataflan e Voltaren
Levam diclofenaco (potássico ou sódico), utilizado no tratamento de dores e inflamações, que em cachorros e bichanos pode causar problemas como insuficiência renal e úlceras hemorrágicas, acompanhadas de vômitos e diarreia com sangue. Devem ser aplicados de forma tópica, apenas em gatos com problemas oculares.

Tylenol, Dôrico e Vick Pyrena
Têm paracetamol na fórmula, analgésico que lesiona o fígado de focinhos e bigodes, que ainda podem sofrer anemia hemolítica, necrose renal e até morrer. Em alguns casos, a falta de ar é tão grande que o animal entra em coma. Não devem ser utilizados em hipótese alguma.

Anador, Novalgina e Magnopyrol
Possuem dipirona sódica, que nos gatos pode provocar gastrite, gastroenterite, úlceras com hemorragias gastrointestinais e, em caso de doses repetidas, intoxicação digestiva grave. Só devem ser usados sob orientação do veterinário.


* Texto escrito para a revista AnaMaria, da Editora Abril.

Nenhum comentário: