.
.

25.7.14

Efeito borboleta

Na teoria do caos, o bater das asas de uma borboleta pode desencadear um tornado do outro lado do mundo ― lembram do filme The Butterfly Effect? Mas não é preciso caos nem pipoca com manteiga para influenciar o curso dos acontecimentos. Quando João encontrou Mike na porta do estúdio, sabia que podia fazer algo. Aprendeu com a irmã, que teve o exemplo de um monte de gente que não fica sentada no sofá, reclamando do chefe, do planeta, da humanidade.

E foram quatro anos de despesas com ração e veterinário, menos viagens, bem mais responsabilidade. Nos dias que amanhecem nublados, a gente ensaia se arrepender. Chega a pensar em desistir ― ajudar dá trabalho. Só que não se volta à zona de conforto assim. E logo nos pegamos irremediavelmente apaixonados pela criatura que nos rouba o sono. Aí, a família tão esperada aparece e uma parte do nosso coração quer fugir. Nenhum protetor doa um animal porque falta afeto.


É o afeto de sobra que nos faz enxergar que aquelas patas merecem um colo mais exclusivo para afofar ou um quintal maior para explorar. E, quatro anos depois, Mike se foi. Eu o levei até Sorocaba na casa da Rose, mãe da Pandora, que seguiu viagem para Santa Felicidade, em Curitiba, onde o tio da Ágatha, namorada do Jubão, buscou bípede e quadrúpede rumo ao sítio dos avós, em União da Vitória, quase Santa Catarina.


Enquanto as janelas aqui do escritório chacoalham ao vento, um cachorro caramelo balança o rabinho enlouquecidamente do outro lado do país.

2 comentários:

Samanta Ebling disse...

Lindo! Emocionante de ler!

Beatriz Levischi disse...

:*