.
.

3.2.11

Doação de sangue: um ato de amor

Quando Patricia me ligou pedindo ajuda para o Branco, que não podia operar a estenose esofágica sem uma transfusão sanguínea, por causa da anemia severa, eu não pensei meia vez. Enfiei Mercv, Clara e Simba no carro e saí dirigindo feito louca rumo a Moema. Com uma sinfonia de miados e meu coração retumbando no peito, nós aportamos na UTI, para encontrar um gato transparente, de pelo, nariz, e almofadinhas.


O Leãozinho não chegou a fazer o teste de compatibilidade, por culpa do histórico (arriscado) de brigas na época da rua, e o sangue do primogênito deu reação.


Mas a peluda de ferro de Gatoca pôde salvar a vida do amigo. Suas veias fininhas lhe renderam uma série de picadas e manchas roxas nos braços e no pescoço.


Branco, porém, ganhou mais uns dias para tentar reverter o mycoplasma – vocês acharam que o estreitamento do esôfago era o único problema?

Como funciona a doação

- O bigode deve pesar mais de 5 quilos, ser saudável e, de preferência, bonzinho.
- Para testar a compatibilidade, retira-se 1,5 ml de sangue, com o animal acordado mesmo.
- O resultado demora cerca de três horas.
- Se não der reação, rola a coleta, limitada a 7% do peso do bicho.
- Embora o procedimento seja rápido, a anestesia facilita a vida de todos os envolvidos - e o quadrúpede só recebe alta quando passa o efeito.
- Já a transfusão pode se estender por longas quatro horas. Mas não há necessidade de sedação, porque o peludo tende a estar suficientemente debilitado para protestar.

19 comentários:

ValLindinha disse...

Ah meu Deus! Me emocionei.
Mas o gato tem de pesar 5kg? Não é mto para um gato? Meus gatos mais bolotas pesam um pouco mais de 3kg! Será que os 20kg de ração por mês não são suficientes?

Selise disse...

Pois é... minha Olívia é naniquinha, tem a metade disso, já o Many tem só 4 meses e é quase do tamanhod ela, vai ficar um gigante.

Unknown disse...

As minhas também doariam sangue, mas são mignons, pesam dois quilos e pouco! Porque o peso alto, Bia? Obrigada por esclarecer, adorei!

Amanda Herrera Massucatto disse...

clara luz iluminada.

Cristina disse...

Olá!!!Sei muito bem o que é isso,minha gatinha A Bolinha teve câncer,lutou bravamente...teve que receber sangue e foi socorrida por uma senhora que prontamente foi até sua casa buscar seu gatinho para nos ajudar,pois a minha outra gata a Tutuquinha já tem idade avançada...que tristeza,me veio tudo novamente agora.Espero em Deus que tudo fique bem.
Beijos

Isa Dresch disse...

Bom, meu Benjamin está quase chegando nos 10 kg, poderia ser um doador felino!!! Já o Raulzinho também passa no teste, visto que deve ter mais de 7 kg. Quando alguém daqui de Curitiba precisar, pode dar um grito, que meus peludos ajudam de muito bom coração!!!

Fiquei emocionada com a história, depois quero notícias do albininho =)

Thalita Dias Braga disse...

Poxa...meus gatos não pesam 5 kg...queria tanto levá-los para doar sangue!!!

Anônimo disse...

"Estenose esofágica?" O que é isso?
Tá no livrinho?
Tadinho do bigode, espero que supere.
E o gigantão do Jake, não podia quebrar esse galho ou ele anda emagrecendo porque ainda não encontrou alguém pra chamar de seu?
Faz tempo que você não comenta dos temporários.
Bjs.

Louca dos Gatos [luipinheiro] disse...

por conta do miguel ser FIV positivo em casa ninguém pode. mas mvale a pena o sofrimento, né? sempre penso... e se fossem os meus? parabéns, bia!

Gloria disse...

O meu Bolinho já fez a mão, aqui em Porto.è sempre bom poder ajudar.
Bjs e boa sorte pro branquelo. Gloria

leiloca disse...

pois é difícil um gato tão grande né? os meus são uns nanicos... eeheh boa sorte para o lindo brancão!

Juliana Valentini disse...

Oiê!
Posso fazer só um acrescimozinho?
Imaginando que você respondeu que sim, aí vai ele:
Pra cumprir todos os requisitos que liberam a doação de sangue, o peludo também tem que ter menos que 8 anos.
Aprendi isso quando Mingau ficou doente e nenhum dos meus outros pode ajudar por causa da idade.
Consegui um doador mais novinho, mas infelizemente mesmo com sangue de presente o Minzinho virou estrela...
Beijo!
Ju.

Veri Gravina disse...

Clara veio do fundo do mar pra salvar vidas :) que orgulho!

Lyra disse...

Nossa, Bia! que bacana isso. A Pan uma vez ia doar sangue pra 1 gatinho, mas acharam um doador compatível antes. Acho muito bacana isso! tomara que o Branco fique bom logo, pra poder arrumar sua família de comercial de margarina! beijocas!

Lúu Novaski disse...

Eu já tinha lido lá no Cats of Necropoles, e Bia, vc siplismente não existe ^^

Alias, "de preferência, bonzinho" cancela o Vitinho da lista de possíveis doares rsrs só se esse "bonzinho" seja bonzinho com felinos, pois ele ama gatos, mas nao posso dizer o mesmo para humanos rs

Bjss

Beatriz Levischi disse...

Depende do tamanho do gato, ValLindinha. Em Gatoca, só três bigodes têm esse peso, porque o resto é pequeno mesmo.

Patrícia, imagino que não deva valer a pena sedar um animal por uma quantidade inferior a 40 ml de sangue.

Você pode acompanhar as notícias do Branco no blog do Cats, Isa: http://catsnecropolis.blogspot.com.

Estenose esofágica é o estreitamento do esôfago. Jake não se enquadra na categoria "bonzinho", né? Mas está ótimo. E pançudo. :)

Ju, obrigada pelo acréscimo etário!

Thais Hannuch disse...

Queria fazer um acréscimo aqui.
Gatos bravos também podem ser doadores. Minha filha quadrúpede, a Margarida, é uma escaminha muito geniosa e é conhecida no hospital veterinário como demônio da tasmânia. Mesmo assim, quando resgatamos uma filhota e depois, quando a irmã dela, a Gesebel, ficou doente, Margarida bravamente (meio a contragosto, é verdade) doou seu precioso sanguinho.

O que podem pedir para ser feito é no caso de gatos bravos dar uma sedação ao bichano mesmo para a coleta da amostragem para compatibilidade. Aí o que eles fazem é retirar a quantidade de sangue necessária para doação e, se for o caso, armazenam o sangue por um período.

É claro que sempre haverá fuss e patadas, mas prá salvar o gato amigo, sempre vale a pena!

Anônimo disse...

Oi Bia :)

Beatriz Levischi disse...

Jacob abriu um buraco na caixa de transporte com o dente quando a gente pegou três horas de congestionamento. Por isso eu preferi poupá-lo. Mas é claro que, se não tivesse opção, a jaguatirica entraria na dança.

Quem é o anônimo simpático? rs