.
.

Projetos

Um animal descartado feito lixo tem mais apelo, a gente sabe. Nestes (quase) 16 anos, socorremos 115 gatos, oito cachorros e quatro aves, incluindo uma pomba ― a palavra "socorremos" foi usada de propósito porque nem todas as histórias, embora sempre emocionantes, terminaram em sofá macio.

Mutirão de castração também comove. Além de colecionar relatos fortes, as cirurgias custam material, trabalho veterinário, medicamentos. E o Gatoca atuou na comunidade do DER. Mas a melhor contribuição que a gente pode dar ao mundo, ou aos países de língua portuguesa, está no arquivo deste blog.

São mais de 1,7 mil posts (e o dobro de fotos), que já ensinaram milhares de leitores a cuidar do seu bicho de estimação, incentivaram dezenas a adotar um amigo e inspiraram, pelo menos, meia dúzia a fazer sua parte por um planeta que não nos mate de vergonha ― tem texto com meio milhão de visualizações! Além dos 12,5 mil comentários. :)

Trata-se de um "produto" abstrato, não exibível nas redes sociais como um livro ou um disco, campeões de financiamento coletivo no Brasil. Mesmo assim, o projeto Um Post por Dia para Salvar Vidas arrecadou R$ 21 mil, R$ 3 mil deles doados pelo Wings For Change pela inovação e poder de transformação ― assistam ao vídeo com os depoimentos!

Em 2016, nós lançamos o Manual do Gateiro de Segunda Viagem, e-book com prefácio assinado pelo Sérgio Rizzo. Espalhamos sementes sonoras na Rádio Bandeirantes. Ganhamos um puxadinho no Yahoo! para mostrar aos engravatados que nem só de raças e acessórios vivem os amantes de animais. E participamos do Global Causes, iniciativa do Facebook para ONGs realizada em 30 países, quando tivemos nossa conta na rede social verificada.

Rolou também o primeiro projeto com crianças, 50 escoteiros e bandeirantes do Bororos, grupo de Santo Amaro, que trocaram a diversão do fim de semana para aprender a produzir conteúdo que tornasse sustentável uma organização de Ribeirão Pires. 2017 foi o ano da roda de conversa com adolescentes no Centro Cultural São Paulo, que funcionou como um lembrete da importância de tocar a humanidade por meio dos bichos.

Em 2018, nasceu o canal no Youtube, superando a voz fina, o rosto assimétrico e os ombros desnivelados, para levar a palavra do Gatoca a todas as gerações. A loja colaborativa, de coleção especial estrelada pelo Mercv. A primeira websérie felina de suspense-drama-comédia da internet. E a campanha continuada no Catarse, com clube exclusivo para os apoiadores.

Em 2019, nosso boletim passou a chegar direto por e-mail (ou pelo canal do Telegram), sem atravessadores, assim ninguém perde o combo-amor de serviço, reflexão, ativismo e entretenimento. E a gente venceu o primeiro edital, em parceria com a prefeitura de Sorocaba, para captar recursos com isenção fiscal e sensibilizar o olhar de 1 mil crianças de escolas públicas — plano frustrado pela pandemia de coronavírus.

No complicado 2020, aliás, tentamos deixar a vida de vocês mais leve com Gatonó, o primeiro dominó de gatos do mundo, a recriação de pinturas famosas, a antologia Depois da Quarentena, idealizada pela Rosana Rios, e a oficina no Sesc sobre o poder do financiamento coletivo.

Em 2021, depois de uma pausa pró-saúde mental, recomeçamos em Araçoiaba da Serra. E o livro Entre Cães e Gatos, em que virei personagem para cooptar a molecada para a causa ambiental, foi parar no clube de leitura da ONU, que aborda temas relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Para seguir educando, sensibilizando e mobilizando corações, precisamos sempre de ajuda. Além da assinatura no Catarse, vale...

Nenhum comentário: