.
.

27.12.23

Choco com as patas descoordenadas e ataxia em gatos

Acordar com gatos idosos é sempre uma surpresa: qualquer parte do corpo que estava funcionando perfeitamente no dia anterior pode ficar esquisita e foi exatamente o que aconteceu com a Chocolate no fim do mês passado ― demorei para contar aqui porque queria ver como ela respondia ao tratamento homeopático.



A gente estava almoçando quando notei, com um certo grau de desespero (já imaginando as fraldas e como impedir a ranheta de subir nas coisas) que a pata esquerda da frente entortava durante a caminhada e seguia arrastada, como se estivesse adormecida, enquanto a traseira sobrava esticada ao sentar.


Essa falta de controle sobre as próprias pernas, chamada de ataxia, a fazia desequilibrar, principalmente em superfícies lisas, e se estabacar no chão. Quando arriava, a pequena demorava para conseguir levantar. Travava do nada nos passeios, justo ela, que não tem parada. E nem na caminha deitava direito.


Os veterinários atribuíram o sintoma neurológico à idade avançada, uma espécie de curto-circuito no cérebro, e esperavam retardar a evolução. Mas o que ocorreu foi que a criatura de 17 anos recuperou quase totalmente a coordenação, deixando escapar só de vez em quando esta curvinha charmosa:

7 comentários:

Anônimo disse...

Bia, notícias ótimas, mas qual foi o tratamento?

wcris disse...

Tenho duas da idade da Choco. Coca e Fanta. Espero que elas não tenham isso. Tratou como? Bjs Cris

Anônimo disse...

A minha Chocolate 16 anos, velhinha, tem alzheimer e as vezes fica com as patas moles, descordenada e dando voltas sem rumo e de repente volta ao normal. Morro de pena. Sem muito o que fazer neste sentido.

Beatriz Levischi disse...

Tratei com homeopatia ― nessa fase de doenças sem cura dos bigodes, minha prioridade é qualidade de vida, com o mínimo de estresse. Falei sobre neste post:

https://blog.gatoca.com.br/2023/05/o-dificil-equilibrio-ao-cuidar-de-gatos.html

E aqui tem a explicação de como funciona o tratamento, que foca no indivíduo, não na doença, por isso precisa ser prescrito para cada bicho:

https://blog.gatoca.com.br/2016/04/curso-de-homeopatia-para-animais.html

Anônimo disse...

A idade avançada sempre cobra seu preço não é?
Temos um com demência.
Do nada começa a miar muito alto e só para qdo o pegamos no colo. Parece que fica perdido, não sabe onde está ou o que estava fazendo. Triste de ver

Anônimo disse...

Que bom que Chocô melhorou!

Beatriz Levischi disse...

Jujuba também está fazendo isso. Mas a desorientação passa rápido.