.
.

3.5.19

4 causas mastigadas de vômito felino

Eles podem ser charutinhos (egagropilos), líquidos ou aglomerados de ração ― e, nas versões ornamentais, começam na janela, escorrem pela parede, caem na mesa de jantar e terminam no chão, rs. Mas o que a gente precisa prestar atenção é na causa dos vômitos. A veterinária Bárbara Benitez lista quatro clássicos e ensina como prevenir.

1) Bolas de pelos
Quando se lambem, os gatos engolem parte da cabeleira, que se acumula no estômago, provocando alterações de funcionamento e irritação gástrica. Para evitar, vale escová-los frequentemente e adotar uma dieta balanceada, rica em fibras.

2) Superalimentação
Na dúvida, consultem a quantidade recomendada pelo fabricante na embalagem. Além de vômitos, comida em excesso causa obesidade, que pode se desdobrar em diabetes, problemas nas articulações, doenças cardiovasculares e até alterações neurológicas.

3) Troca abrupta de ração
O ideal é misturar um terço da nova com dois da velha no primeiro dia, metade de cada uma no segundo e dois terços da nova com um da velha no terceiro.

4) Intolerância alimentar
Sim, há animais que têm sensibilidade a um determinado ingrediente da ração. O problema pode ser contornado experimentando outro tipo ou marca. Aqui em casa, nós curamos a intolerância do Simba com homeopatia. :)

Alerta! Ingestão de objetos estranhos, uso incorreto de medicamentos e doenças renais ou gastrintestinais também podem provocar vômitos. Se eles forem recorrentes e o bicho demonstrar perda de peso, falta de apetite, diarreia e prostração, procurem um veterinário.


Chocolate, campeã do Torneio de Vômitos Ornamentais 2019

* Texto escrito para o Yahoo!

O conteúdo do Gatoca é financiado por gente que acredita que o mundo pode ser melhor. Quer fazer parte da transformação? www.catarse.me/apoiegatoca

4 comentários:

AliceGap disse...

Daí vc não quer dar ração demais mas tem três gatos, uma de menos de 2kg (sempre foi elegante, tem 12anos), um de 4kg e outro de 8kg.. (conforme fiz o marido, não é gordo, a cabeça e que é pequena..)... Faz como?

Anônimo disse...

Tenho uma que regurgita toda vez que come e mesmo assim é obessa.
Já uso pratos tipo bomboniere, mais altos, mas não adianta.
Acho que come muito rápido

Aninha disse...

Planto vasos com milho de pipoca justamente pra ajudar na eliminação das bolas de pelo.
Ajuda muito

Beatriz Levischi disse...

Hahahahaha! Só recolhendo os potes depois que todo mundo comer. Mas a magrela tende a emagrecer ainda mais. :\

Você deixa a ração disponível o dia inteiro, anônimo?