.
.

13.1.15

Telas: alerta!

Eu já escrevi sobre a importância de impedir o acesso dos peludos à rua, listei empresas que instalam redes de proteção pelo Brasil, contei a experiência do Gatoca. Faltou dizer, porém, que telas e filhotes são uma combinação perigosa. O estrago da foto abaixo foi feito pela família Cartoon (que ainda espera um lar!) no apartamento da Michele. E hoje a Patricia me mandou uma mensagem perguntando como evitar que o gatinho recém-adotado se atire do décimo andar.

Aqui, isso nunca aconteceu, porque os bigodes têm preguiça até de levantar para comer. Mas eu lembro da Ju Bussab comentando que passava spray de cabelo na trama para conter a fúria mastigadora de seus minitemporários. Também vale a pena checar o estado das redes de vez em quando, já que elas não duram para sempre ― os fabricantes costumam recomendar a troca a cada cinco anos.

Outras dicas e relatos são bem-vindos. ;)

21 comentários:

Unknown disse...

Realmente é preciso tomar cuidado. Meus gatos geralmente mastigam a tela e a utilizam para escalar quando estão correndo que nem loucos pelo apartamento. Não tem tela que aguente. Um belo dia estava tomando café e vi minha gatinha ainda filhote pendurada do outro lado da tela. Por pouco ela não caiu do prédio. Imagina meu desespero. A tela desprendeu de um dos cantos da parede. A dica é ficar de olho. Vale lembrar que tenho duas pestinhas em casa. Um deles tem tanta energia que é preciso levar para passear todos os dias. Sim, de coleira, e ele adora.

Van disse...

Outra questão importante que podemos relatar por experiência aqui com filhotes é sobre o próprio tamanho da tela. Mesmo eles tendo completado 3 meses, ainda engancham a cabeça no buraco dela e por 2x tive de acudir um que não conseguia se soltar, foi bem tenso, tive de cortar a tela pra desentalar a cabeça dele (e depois amarrei com um pedaço de fio do mesmo material). então, pra quem está fazendo lar temporário ou definitivo pra criancinhas de menos de 3 meses, fiquem atentos com isso, porque mesmo a janela telada eles podem até passar se forem mais magrinhos e esguios ou entalar a cabeça e até morrer sufocado. No nosso caso, há uma tela de alambrado no jardim e em cima é de nylon, mas onde eles engancham é num portão que telamos pra fazer contenção, não tem perigo de cair nem de fugirem, mas essa questão de entalar a cabeça ainda nos preocupa e nos deixa atentos a todo momento.

Anônimo disse...

Minhas gatas nunca ligaram para comida de tela, rsrsrs.
Mas quando Chocolate era minuscula, eu a coloquei na janela pra tomar um ar e ver a paisagem do 7º andar.
Qual não foi meu susto quando olho e vejo a pequena com a cabeça e patinhas atravessando a tela. Gelei na hora, me tremia toda, meu coração quase parou de susto. Só voltei a deixa-la na janela quando cresceu e eu já tinha certeza que nunca iria passar pelas tramas da tela.
Maria Alice

Gabi Rowlands disse...

O Linu era bem mais mastigador que a Pipi, porém, nunca aconteceu deles rasgarem as telas. Para evitar que eles mordessem, eu passava um spray educador que era praticamente essência de citronela, que é super amargo. Hoje eles escalam as telas, mas sempre verifico se elas estão bem presas e/ou rasgadas. Em 2,5 anos, nenhum problema!

Guiga disse...

Aqui em casa eu tenho as redes e telas mosquiteiras em todas as janelas. As redes de dentro de casa (no mezanino) foram roídas mil vezes! Uma amiga colocou tela de metal em todas janelas (chamam de tela de galinheiro). E ficar sempre de olho... claro!

Lórien disse...

Eu moro em casa. Uso tela de arame, e não essas redes. A minha Messy é doida por tentar destruir a tela - se ela consegue estragar a de arame, imagine o que faria com uma dessas que o pessoal usa prá cercar quadra de futebol? Não confio não.
Antes de deixar os gatos sairem para o quintal dos fundos, que é a parte telada, eu sempre verifico as telas. às vezes, o barbante que segura a tela de arame nos ganchos, nas partes que não têm acabamento com uma madeira por cima do final da tela, às vezes se desgastam, e aí simplesmente deixamos os gatos sem acesso até arrumarmos. Se eu vejo que eles estão forçando muito a tela por algum motivo, eu crio uma distração para colocá-los para dentro.

Meu pai, quando adotou a Meggy e seus Meggitchos, telou todo o quintal com uma tela de plástico. Não façam isso, Essa tela não é adequada para gatos, se desgasta com extrema facilidade.

Bárbara (Mãe da Gisele e do Odin) disse...

Tenho uma dica a todos os gateiros de plantão: peçam telas de trama fechada! Essa da foto é a de 5cm, confortabilíssima para que coloquem seus focinhos lá e roam. A que instalei aqui em casa tem 3cm, é tão fechadinha que não cabe a boquinha dos bigodes dentro, então eles deixam pra lá. Tem até com tramas mais fechadas, vale à pena investir.

Elaine Felipe disse...

Temos tela mosquiteiro nas janelas do lado de dentro e tela de segurança do lado de fora.
A fofis ama ficar na janela e chora até conseguir que retiremos a tela mosquiteiro para ela ficar na floreira ou na janela olhando as crianças ou só tomando sol.
No inicio rolou um stress com a tela de segurança pq ela queria pq queria roer, mas depois de algumas brigas (e da-lhe voltar para dentro de castigo ;)) ela desistiu.

Tenho alguns mosquiteiros de nailon e outros de aluminio que se encaixam na janelas, estes eu vou ter que trocar, pois ela ja aprendeu a tirar e ir para a janela.

[]s

Silvia Balloni disse...

Aqui em casa, não podemos colocar telas. Não podemos furar.
Compramos essas telas aramadas que são vendidas em casa de produtos para lojas (manequins, araras, portas joia, etc)
Nas janelas tipo vitrô basculante. Colamos as telas com organizador de fios tipo extensão, braçadeiras de plastico e silicone. Nas janelas de correr, encaixamos nas aberturas e com possibilidade de armação de madeira para encaixe.

Anônimo disse...

Bia, que sufoco!!!! O danado do filhote de 2 meses insiste em roer a tela, com o vinagre melhorou um pouco, mas fico insegura pq não tenho como vigiá-lo 24h por dia...
Muito bom este post, alerta as pessoas que estas telas de varal ñ são super confiáveis...
E pior: a cabeça dele tb passa pela tela....PeloamordeDeus, se eu soubesse ñ tinha colocado esta, e sim uma mais "fechadinha"...
Postei a foto da "roída" lá no face do Gatoca.

beijos

Patrícia

Michele disse...

Moro no térreo, mas tenho medo de fugas, por isso tem tela em tudo... A minha gata que roeu era novinha e acho que comeu por arte mesmo, pois ela comia de tudo (coberta, roupa, caminhas, sofá...), está melhorando MUITO com a homeopatia... Desta vez ninguém fugiu e nunca mais aconteceu, ufa!

AliceGap disse...

Também coloquei tela de metal. A.K.A tela de galinheiro. Fiz todas as piadas antes de amigos e vizinhos.
Aqui ninguém entra, ninguém sai!!!

Beatriz Levischi disse...

Obrigada pelos depoimentos, meninas! :*

Unknown disse...

Nao posso furar minha Janela e revestimento de azulejo por fora alguém conhece uma proteção de encaixe estou. Desesperada

Beatriz Levischi disse...

É só pedir para os meninos furarem na emenda dos azulejos, Vanessa. Ou telar por dentro e soltar quando precisar limpar as janelas. Soluções de encaixar os bigodes conseguem arrancar.

Unknown disse...

Tb gostaria de saber. Ja teve uma solução? Se sim, me conta qual??

Beatriz Levischi disse...

Só a do post e dos comentários.

Unknown disse...

Gente me falaram que a tela de seguranca era espetacular É MENTIRA VIU A TELA É O OLHO DA CARA MAS NAO TEM ESSA SEGURANCA NAO ;O NEGOCIO É TELAR COM REDE DE ARAME A VIDA DE SEU GATINHO É O QUE MAIS IMPORTA !!!É VOCE NAO VAI FICAR DEPENDENDO DO DIA QUE SEU GATINHO DER ATAQUE DE CACADOR Ê PULAR !PULA E MORRE !SAI VOANDO!!NAO TEM ASA INSTINTO DE CACADOR NAO SABE DE PERIGO ;DEPENDENDO DA MOTIVACAO PRA FURAR A TELA: UM PASSARO ABUSADO OU SEJA LA O QUE FORARRISCA A VIDA DELE NAO METE A TELA DE ARAME BEM COLOCADA.

Lenita Mariah disse...

Foi o que me ajudou! Obrigada!!!! Eu tinha aqui em casa uma grande, deu certo!

EL disse...

Aconteceu comigo, achei que minha gata não passaria da de 5cm e no susto quando olhei, tava com a cabeça pra fora. Ela tá agora num local sem acesso à rede pq morri de medo e vou colocar por dentro a tela de galinheiro até ela crescer mais😅 realmente a dica é ótima, pra filhote tem que ser a de 3 cm msm .

Anônimo disse...

Os meus gatinhos de 3 meses fizeram cortes na tela nova. Agora estou em busca de uma solução. Moro no 9º andar e não posso viver com este risco deles comerem a tela e morrerem.