.
.

4.4.14

Gato também tem alergia

Primeiro veio a tosse, daquelas que o pulmão parece que vai ser arremessado pela boca. Depois, os vômitos amarelões. E, anteontem, Pimenta deixou uma pocinha de lágrima na mesa do escritório onde havia deitado. Ameaçava vomitar mais, só que não saía nada. Dormiu sentada, balançando. A língua se mexia inquieta, fazendo um barulho estranho. Toca correr para o veterinário.

Dr. N. atribuiu a "tosse" a um processo alérgico-inflamatório, que pode ter sido desencadeado pela queda da temperatura, por algum produto de limpeza (de novo!), pela dedetização da área comum do prédio ou até pelo pozinho que sobe do banheiro quando a gente coloca areia nova.

E esse processo alérgico-inflamatório originou a traqueíte (secura da traqueia), responsável pelos outros sintomas, com direito a refluxo gastroesofágico. Respiração e pulmão, ao menos, estavam ok. E eu quase beijei o vet ao ouvir que o tratamento se limitaria a uma injeção de corticoide de depósito (Metilprednisona), sem medicação para casa.

6 comentários:

Marilia disse...

Só de não ter que dar remédio em casa é um alento!
Melhoras!!!

Rita disse...

Bia, vc tentou florais de Bach pra adaptação com eles??
Quando me mudei de casa pra apartamento, um dos meus gatos qse morreu de tanta tristeza. Não comia, não bebia, só dormia. Depois teve tudo que foi coisa. Por 2 meses dei florais e graças a Deus, foram os florais que o levantaram. Esse ano ele fez 8 anos e continua ranzinza e teimoso, rss.
Boa sorte.

Bjs

Silvia Balloni disse...

Aqui por inveja do Gatoca. Faraday com sarna de ouvido :(

Ana disse...

Um dos meus tem estes sintomas. Pensa-se, isto mesmo, pensa-se em alergia. E como é hipótese, a cada veterinário consultado é solicitado um exame, receitas para o fígado, pâncreas, frango cru orgânico, peixe e nada. Vomita quase todos os dias, as vezes mal engole e já devolve. Corticoide pode funcionar mas os efeitos colaterais não são desprezíveis. Ele chegou a fazer por 1 Mês e ficou visivelmente inchado.

Triaturas disse...

Owmmm
Mas q bom q nao precisou de remedio em casa!
Melhoras!!

Beatriz Levischi disse...

Espero que Faraday esteja melhor.

Tem veterinário especializado em gatos aí, Ana?

Os bigodes estão adaptados, Rita. Só deram trabalho nas primeiras semanas. :)