.
.

13.6.13

9 cuidados básicos que evitam doenças sérias

Eles não levam ninguém à falência e garantem que bigodes e focinhos continuem colorindo nossos dias por mais tempo

1) Comprar ração de boa qualidade
Por quê?
Ração barata contém conservantes e sódio além da conta, substâncias que estimulam a formação de cristais.
A atitude previne...
- Urolitíase: presença de cálculos no trato urinário, que podem virar cistite nas fêmeas e obstruir a uretra dos machos, matando o animal em 72 horas por insuficiência renal.

2) Controlar as guloseimas
Por quê?
Petiscos em excesso e comida gordurosa ou muito temperada engordam e afetam o fígado, que funciona como um filtro do organismo.
A atitude previne...
- Obesidade: acúmulo de gordura no corpo, que pode causar diabetes, problemas nas articulações, doenças cardiovasculares e até alterações neurológicas.
- Lipidose hepática: concentração de gordura no fígado, comum em gatos e rara em cães, que pode levar à morte.

3) Oferecer água sempre fresca
Por quê?
Beber bastante água ajuda a manter os rins trabalhando direito.
A atitude previne...
- Insuficiência renal: alteração na capacidade de filtragem do órgão, que passa a reter ureia e creatinina (compostos tóxicos) e a eliminar água, vitaminas e proteínas. O agravamento da doença pode provocar pressão alta, infecções do trato urinário, úlceras na boca e no estômago e até matar.

4) Vermifugar
Por quê?
Animais que têm acesso à rua podem se contaminar com ovos, cistos ou larvas de vermes como a tênia.
A atitude previne...
- Verminose: infecção do intestino provocada por parasitas que retardam o crescimento do bicho, prejudicam a absorção de nutrientes, facilitam a perda de sangue e de proteínas e ainda favorecem o aparecimento de outras doenças.

5) Vacinar anualmente
Por quê?
Peludos imunizados vivem mais e não passam doenças infecciosas para seus donos.
A atitude previne...
Um combo de dores de cabeça:
- V10 (cães): cinomose, parvovirose, hepatite infecciosa, adenovirose, coronavirose, parainfluenza e leptospirose (Leptospira canicola, Leptospira grippotyphosa, Leptospira icterohaemorrhagiae e Leptospira pomona).
- Quádrupla (gatos): panleucopenia, rinotraqueíte, calicivirose e clamidiose.
- Antirrábica (cães e gatos): raiva (zoonose causada por um vírus que afeta o sistema nervoso, matando o bicho em menos de uma semana).

6) Castrar a partir dos cinco meses
Por quê?
Esterilizar filhotes antes do primeiro cio evita infecções e o desenvolvimento de tumores.
A atitude previne...
- Piometra: infecção uterina provocada por bactérias, que pode levar à óbito.
- Câncer de mama e próstata: proliferação desordenada de células de qualquer tecido do organismo, prejudicando o funcionamento dos órgãos comprometidos. Se a doença for detectada após produzir metástase, a morte é inevitável.

7) Jamais medicar por conta própria
Por quê?
O uso indiscriminado de remédios pode envenenar e até cegar o animal.
A atitude previne...
- Intoxicação: série de efeitos sintomáticos causados pela ingestão ou contato com substâncias tóxicas.
- Catarata: opacidade do cristalino, lente interna dos olhos, que impede a passagem da luz à retina, prejudicando a visão.

8) Manter os dentes limpos
Por quê?
Tártaro gera um ambiente propício para o desenvolvimento de bactérias, que podem chegar ao coração pela corrente sanguínea.
A atitude previne...
- Endocardite: mau funcionamento do músculo cardíaco, provocado por microorganismos que tendem a obstruir o fluxo sanguíneo arterial de órgãos vitais. A forma infecciosa da doença mata em questão de dias.

9) Estimular a prática de exercícios físicos
Por quê?
Sobrepeso causa complicações articulares.
A atitude previne...
- Artrite: inflamação decorrente do mau posicionamento da junta, ponto em que um osso se encontra com outro, atrapalhando a locomoção.


* Texto escrito para a revista AnaMaria, da Editora Abril.

10 comentários:

Anônimo disse...

tudo isto e verdade,e muito importante,mas as vezes,e meio difícil de conseguir fazer tudo isto,com um orçamento muito apertado,e se tem 12gatinhos,e dois filhos pra cuidar.Mas,assim mesmo,vamos tentando fazer o nosso melhor,driblando a falta de dinheiro.

Anônimo disse...

e sem desistir,pois os meus gatinhos são como meus filhos.sao tratados com muito amor.esqueci de assinar,o comentário de cima também fui eu.DA GATEIRA DE CURITIBA><JAMILE(quem sabe um dia não consigo ser como vc,bonita,inteligente,com uma situação financeira estável,com casa própria,escrevendo muito bem,e ainda com muita experiência com gatinhos)vamos tentando,quando eu crescer quero ser como vc.vc e minha segunda idola,ficando atrás apenas da vet dos meus gatinhos.vcs são as duas melhores pessoas q eu já conheci(ta certo q vc eu não conheço pessoalmente,mas pelo q vc escreve,parece ser uma pessoa de bem,com um coração de pudim.a vet dos meus gatinhos,e a criatura mais bondosa deste mundo,nunca vi alguém ser capaz de tanta bondade,e de tanto amor a sua profissão,nao pensando apenas no dinheiro do salario no fim do mês.parabens a vc,por ser esta pessoa tao iluminada,q Deus te abençoe.Desculpe se fui muito melosa,mas to meio sensível hoje.minha filhinha de 5anos esta com uma otite q não melhora,ja faz tempo q estou tentando tratar,amanha ela tem consulta no otorrino,e tenho medo do q ele va me dizer.tenho o laudo do rx,mas não entendi,por isso q estou tao preocupada e sensibilizada hoje.vc por acaso sabe o q quer dizer aspecto de hipotransparencia das células da mastoide?ja procurei na internet,pra tentar me esclarecer o q e,e tentar ficar mais tranquila,mas não achei nada q me esclarecesse.queria ao menos ter uma ideia do q quer dizer isto,pra não ser pega desprevenida amanha na consulta,no caso de ser algo de mais grave.espero q Deus tenha piedade d minha filhinha,e principalmente de mim,pois acho q a mae sofre o dobro,por ver o filho doente,e não poder trocar de lugar com ele.

Marilia disse...

Muito bom!!! De forma sucinta dá as dicas que todo gateiro devia saber de cor...
Bom findi!
Bj

Silvia Balloni disse...

Eu tenho uma gata que é extremamente exigente. Já troquei n vezes a ração dela. Das mais caras até as premiuns.
A única que ela come é da RC premium. Já dei IAMS, outras da RC, da Guabi e de todas. Mas a tranqueirinha só come aquela. Fico extremamente preocupada, pq além de ser a mais chatiinha para comer é ela q sempre fica doente. Como tenho um monte de gatos, ficar dando pastinhas em todas refeições sai pra lá de caro. Dou pra ela nos dias mais frios ou qdo percebo que ela não ta comendo muito. Mas gostaria muito q ela comesse. Já levei em vets e o máximo q me dizem é pra não forçar. Porémm, como mae de gato fico desesperada. Vc já se deparou com algo assim?

Silvia Freitas disse...

Adorei o post e o blog. Tô seguindo!
Bjssss

Beatriz Levischi disse...

Aposto que você não está sendo legal com você, Jamile. Minha vida parece um comercial de margarina porque eu não compartilho as coisas que dão errado. ;) Sua filha melhorou?

O vet dos bigodes fala para deixar passar fome quando o bicho começa com frescura. O jejum só não pode exceder 48 horas, por causa do risco de lipidose hepática. Aqui em casa, eu nunca tive esse problema.

Seja bem-vinda ao Gatoca, Silvia! :)

Anônimo disse...

ela esta um pouco melhor sim,em agosto,vai fazer toda uma bateria de exames,e dai vai ter q fazer uma cirurgia para retirada das amidalas,e mais pra frente,vai ter q mexer no ouvido também.sei q vc e humana,E COMO TODOS,TEM PROBLEMAS,MAS ACHO VC TAO LEGAL,POR ISSO TANTOS ELOGIOS A SUA PESSOA,COMO EU JA DISSE,VC E MINHA IDOLA.da gateira DE CURITIBA><JAMILE

Beatriz Levischi disse...

:*

Jane disse...

OLÁ BIA!
TENHO TRÊS BIGODES EM CASA, COMO FAÇO PARA ESTIMULAR A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS? UM ABRAÇO

Beatriz Levischi disse...

Você pode colocar prateleiras nas paredes como estas nas paredes: http://www.treehugger.com/culture/wretched-excess-dept-a-house-designed-for-cats.html. E, quando estiver em casa, brinque de caçada com os peludos. Vale usar ratinho de feltro, bolinho de papel e até grãozinhos de ração. Eles adoram!