.
.

20.6.11

Vida longa com a ração certa

Não basta ser saborosa, a alimentação do seu animal de estimação precisa estar adequada à fase da vida e as condições de saúde dele

Na correria do dia a dia, poucas pessoas têm condições de preparar uma refeição caseira balanceada para seu bichinho. Sem os nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo, a saúde dele acaba prejudicada e a família é obrigada a se despedir do amigo antes do que gostaria.

Ainda bem que inventaram a ração! Elaborada por veterinários nutricionistas, ela facilita nossa vida e prolonga a dos peludos. Só não adianta comprar marcas muito baratas, porque o excesso de sal provoca problemas urinários e o corante prejudica a absorção dos nutrientes, além de gerar um volume maior de fezes.

Isso não quer dizer que você precisa deixar o salário no pet shop. Há opções premium de excelente qualidade no mercado e que cabem nos bolsos mais apertados. Faça uma pesquisa. Antes de sair de casa, aliás, confira qual é a ração certa para o seu bicho. E pode começar a comemorar a economia no veterinário!

Alerta! Exceto a ração, evite oferecer a seu pet alimentos industrializados, porque eles podem ser tóxicos – chocolate, por exemplo, mata!

:: Mamães
Durante a gestação e o período de lactação, as fêmeas precisam de mais energia e proteínas, além de terem a capacidade do estômago reduzida. Para não aumentar o tamanho das porções, o ideal é alimentá-las com ração para filhote, mais calórica e com maior concentração de gordura, cálcio e outros minerais.

:: Filhotes
Até os 45 dias de vida, o leite materno dá conta do recado. Após esse período, a ração específica se mostra mais adequada, pois reforça a imunidade dos pequenos e fornece nutrientes suficientes para o bom desenvolvimento dos ossos e da musculatura. Para facilitar a transição, vale umedecer os grãos em água morna.

:: Bebês órfãos
Crias sem mãe podem ser nutridas com um substituto do leite materno, comprado em pet shop ou preparado em casa mesmo – o leite de vaca é muito fraco para os pititicos.

:: Adultos
Gatos e cães de pequeno e médio porte atingem a idade adulta com 1 ano. Já os cachorros de grande porte só se tornam adultos aos 16 meses. Nessa fase, a ração fica mais light, porque o peso do animal deve ser controlado, e leva em conta características como raça, porte, idade e nível de atividade física.

:: Idosos
Cachorrões são considerados maduros aos 7 anos, cãozinhos aos 10 anos e bichanos entre os 7 e os 12 anos. Como os totós tendem a engordar por causa da redução de exercícios, a ração deles tem poucas calorias. Já com os gatos ocorre o inverso, sendo recomendada uma alimentação com níveis elevados de gordura. Vovôs dos dois grupos precisam de ingredientes que fortaleçam a imunidade, retardem o envelhecimento, previnam alterações articulares e deem uma força ao intestino, que se torna igualmente preguiçoso pela falta de movimentação.

:: Obesos
Um bicho é obeso quando seu peso está 20% (ou mais) acima do ideal. Como o excesso de pneuzinhos provoca outras doenças, inclusive câncer, a dieta dos gorduchos deve conter menos gorduras e calorias. Já as fibras aumentam, para garantir a saciedade. E a prática de atividades físicas se torna mais importante do que nunca, por motivos óbvios.

:: Doentes do trato urinário
Gatos e cães de pequeno porte têm predisposição à formação de cálculos urinários. Para evitar o problema, a acidez da urina é controlada com proteínas de alta qualidade e composição adequada de minerais. Vale a pena incentivar também o consumo de líquidos, mantendo a água do pote sempre fresca.

FONTES: Keila Regina de Godoy, veterinária da PremieR Pet, e Fernanda Marquez e Luciana de Oliveira, veterinárias da Royal Canin


* Texto escrito para a revista AnaMaria, da Editora Abril.

37 comentários:

Anônimo disse...

Estou sempre em dúvida com a ração dos meus gatos. Dou a Golden gatos frango e Golden gatos castrados, ela é premium. As super premium que conheço são muito caras e como tenho 9 gatos, então fica difícil. vc conhece alguma melhor que a goldem que não seja tão cara?

Kati Rodrigues disse...

Oi Beatriz, é vdd, a ração precisa ser boa para os filhotes, e achar a certa, as vezes nem sempre é facil. E precisa ser um aacessivel neh? Aqui em casa, somos em 30, e era super dificil a ração, ainda mais quando começaram a apresentar doença do trato urinário, aí ja viu né? Era uma tristeza. Até, que mudando de cidade com todos, a veterinaria daqui nos ajudou a um custo mais barato, pq sao muito kgs por mes, e uma ração que não deu mais problemas nessa situação. Que é a Golden frango, gatos adultos, a castrados eles não suportam, acho que é porque a bolinha é muito pequenina.. hehe...beijos

www.gatocomkati.blogspot.com

Lizia disse...

Oiii Beatriz... acompanho teu blog há bastante tempo, adoro adoro! Mas hoje falando de ração resolvi escrever.. logo que adotei minha primeira gata, ha 3 anos, comecei dando rações mais baratinhas por falta de informação mesmo... mas depois comecei a dar aquela Premium da Royal Canin deu pra ver no pelo delas as mudanças... essa ração é boa, não é? tenho medo desses problemas urinários em gatos, por varias pessoas comentam. Ah... e claro entre um ração seca e outra, elas nao dispensam um wiskas sache hehehe beijos!!!

Marilia disse...

A qualidade da ração implica na qualidade de vida do gato. Quanto melhor, mais longevidade, mais saúde né?
Beijins

laiSimas disse...

Achei o seu blog mt interessante ,

Se der dá uma passadinha lá e segue o meu blog ..
Prévia:
Trilha do Adolescente
Crescer significa uma coisa: Independência. Todos a queremos,Às vezes usamos outras pessoas para ganharmos com isso.Às vezes, encontramos nos outros. Às vezes, nossa independência vem ao custo de outra coisa.E esse custo pode ser alto.Porque requentemente para ganhar nossa independência temos que lutar Nunca desista, nunca se renda. A trilha tem que siguir a trilha tem que continuar. Trilhando que se aprende. É realmente Trilha do Adolescente ,.! , No meu blog você vai achar: Musica, Debates, Moda, e entre outros assuntos super legais ! .. Espero que goste ..

link: http://trilhadoadolescente.blogspot.com/

Beijinhos e obrigada desde já ! *-* // Continue assim o seu blog realmente é mt bom ..

Andréa disse...

estou com 2 gatinhos de aprox. 4 meses. Estava dando pra eles a Cat chow filhotes, mas moro numa cidade pequena e não encontrei + essa ração. Estou dando friskies de adulto. Será que tem problema. eles estão bem saudáveis e comem normalmente.

Mi GM disse...

Não vi ng falar da Whiskas.. dou a filhote pra minha gatinha.. e a de sachê pra ela parar de gritar comigo =)
O q vc acha da marca? eu dveria trocar pra uma premium?

Gata Lili disse...

Aqui em casa mamis é bem rigosora com minha ração. Pq se não, ficamos dentinhos e fraquinhos.

Beatriz Levischi disse...

A Golden é a linha premium da Premier, Chris. Uma excelente ração. Só não ganha da super premium.

E tem um preço competitivo, né, Kati?

Lizia, da Royal eu só experimentei as opções super premium. Mas sei que a empresa é séria. E a estratégia do sachê também ajuda a prevenir problemas renais.

A gente sempre brinca que quem economiza na ração gasta no veterinário, Marilia e Gata Lili.

Seja bem-vinda ao Gatoca, laiSimas! E obrigada. :)

Andrea e Mi GM, filhotes precisam mais ainda de uma alimentação de boa qualidade, porque estão se desenvolvendo. Eu não conheço a Friskies nem a Whiskas. Mas o fato de elas serem coloridas significa que têm corante.

Sasu disse...

Bia.. Qual ração vc oferece ai na gatoca?? Bjoo

Beatriz Levischi disse...

Depende, Sasu. Mas eu me esforço para comprar super premium.

Sasu disse...

Eu encontrei uma empresa brazuca que faz uma super premium.. chama Garbo.. Troquei a whiskas por ela esses dias pq minha gatinha estava vomitando.. Foi a super que o cara da loja recomendou.. e a gata adorou.. nem deu trabalho na troca..^^
Vc já ouviu falar dela?

Andréa disse...

Sasu, e essa ração é colorida?

Sasu disse...

Então.. ela é colorida.. por isso fiquei com o pé atrás por não conhecer a marca, mas qdo eu pedi uma super premium, por causa do corante, foi a que o moço ofereceu. Eu pesquisei na net e falaram bem dela..

Beatriz Levischi disse...

Eu nunca ouvi falar nessa ração, meninas. Mas, se é colorida, tem corante. Não aparece nos ingredientes?

Sasu disse...

Vou ter que conferir na casa d ração pq eu comprei a granel.. o pêlo dela parou d cair bastante.. mas vou conversar com o vendedor e venho contar pra vcs.. =*

Anônimo disse...

Oi? Então tenho muita dúvida sobre isso, até porque com cães adoto a Alimentação natural (AN / www.cachorroverde.com.br), mas com gatos fica difícil, porque eles precisam comer várias vezes aos pouquinhos durante o dia... De vez em quando até dá pra dar uns pedacinhos de carne sem tempero ou misturar o sachê na ração seca, mas.... Bem, sempre tive femeas, por isso não me incomodava muito com essa história de SUF e infecção urinária, sempre usei a Catchow (Purina/Nestle) que compro com meu vale alimentação no supermercado, sempre em pacote bem fechado e com prazo de validade longo. Porém agora estou com um machinho e isso me trouxe muitas dúvidas. Primeiro, preciso urgente saber com quanto tempo devo mandar castrá-lo? Ele está com cinco meses, mas já ouvi falar que pra evitar problemas urinários no futuro é melhor esperar o gatinho se desenvolver mais e castrar por volta de um ano de vida, é verdade isso? Também queria saber se preciso mudar a marca da ração, ou mesmo que ele seja castrado, como de prache, aos seis meses, ele ainda será um filhote, aí mudo logo pra ração de adultos ou continuo com a de filhotes até ele completar um ano.... Quando se tem mais que um gato e mais que uma caixa de areia em casa, comofazer pra identificar se um dos bichanos está com problemas urinários? Tenho uma gata muito dominante que fiscaliza os outros sempre que vão ao banheiro, comem, bebem água ou brincam em locais "proibidos" por ela... Será que isso pode ser prejudical a esse machinho em especial? obrigada se puderem dar dicas sobre manejo com gatinhos meninos, ehehehe....

Beatriz Levischi disse...

O maior problema da alimentação natural para gatos é a ausência de taurina, que deve ser manipulada em farmácia, com receita veterinária. Tem profissional que castra a partir de 2 meses de idade. Doenças urinárias geralmente estão ligadas a baixo consumo de água e dieta rica em sódio e conservantes. O ideal é oferecer ração de boa qualidade e adequada à idade do animal. Para identificar o bigode doente, você precisará separá-los. O filhote se incomoda com a "fiscalização" da gata dominante?

ooo disse...

Eu dava whiskas frango com leite pro meu gatinho, mas dava dor na barriga dele e o cocô ficava super mole, agora to dando Golden Premium Frango e ele ta ótimo e o cocô dele ta perfeito.

Beatriz Levischi disse...

Apesar de os desenhos animados tentarem nos convencer do contrário, não se deve dar leite para gatos, porque a maioria dos bichanos tem intolerância à lactose.

Spy disse...

A Golden filhotes sempre deu conta da minha linda SRD. Ela foi castrada e tá começando a ficar gordinha, hoje vou começar a introduzir a Golden para gatos castrados. Às vezes compro atum na conserva em água pra deixar ela feliz, muito melhor que os sachês.

Vou deixar o link do meu blog, que não fala só de gatos, mas fiz esse post falando de curiosidades e coisas importantes quando somos mães/pais de primeira viagem. Se gostar, me ajude a divulgar, por favor, Beatriz. É sempre muito legal achar pessoas que se importam com o bem-estar deles tanto quanto a gente.


https://memorialeatoria.wordpress.com/2014/03/14/como-cuidar-de-seu-pequeno-gato-o-guia-para-iniciantes/

Um abraço, Mari

Ana Carolina disse...

Oi, tenho uma gatinha srd, iniciei dando a golden super premium, finalizou uma caixa, mas, na segunda ela recusava...sem falar que engolia os grãos por serem pequenos....eu acho eles pequenos...Passei para Royal premium ela aceitou bastante...os grãos são maiores e o cheiro também...É uma fofa...o pelo e as fezes melhoram bastante... e alguém sabe da ração sabor e Vida?

Um beijão.....

Beatriz Levischi disse...

Bem-vinda ao Gatoca, Mari! :)

A Golden é uma ração premium, Ana Carolina. E a Royal Canin, superpremium. Quanto melhor a alimentação da peluda, menos você gastará com veterinário.

Anônimo disse...

Oi Beatriz, estava pesquisando sobre dar dois tipos de ração para meus bigodes e apareceu seu blog. Estou em dúvida se estou fazendo certo, alimentava com Golden Gatos Castrados, então minha situação melhorou um pouco então estou dando junto a Premier Pet, como tenho 12 dar só a super premium ainda não é possível. Meu imail é liebe_ stirbt_ nie@hotmail.com .
Desde já agradeço a ajuda.
Abs

Beatriz Levischi disse...

Misturar ração não faz diferença. Se não dá para comprar só a super premium, siga com a premium. O bolso agradece. ;)

Unknown disse...

Evite dar sachê Wiskas, prefira da marca Sabor & Vida, que tem menos sódio. É justamente o sódio que faz malnaos rins. Boa sorte.

Anônimo disse...

olá, meu gato Batatinha tem 8 anos e meio.....dou a Science Diet para gatos castrados....estou dando tb saches da Sabor e Vida, mas muito pouco,,,,A Science Diet é considerada premium ou super premium? grata....

Beatriz Levischi disse...

A Science Diet é super premium, Marcia. :)

José Carlos Faria disse...

Olá, tenho três gatinhas de 4 anos, estava tratando com a ração friskes + wiskas seca e 1 sachê de sabor e vida ou wiskas diariamente. Também faço uma vez por semana a receita de sopinha de chuchu com cenoura e frango desfiado.. Mas minha situação financeira melhorou um pouco e me preocupo em que elas tenham vida mais longa... Comprei hoje na net a ração goldem frango gatos adultos. Posso continuar dando as rações umidas da Wiskas e Sabor e Vida? E a sopinha semanal? Não coloco sal. Obrigado!

Beatriz Levischi disse...

Pode, sim, José Carlos. A sopinha não deve ter alho e cebola também, viu?

thaisa disse...

Coloque salsinha na sopa, pois ela ajuda a limpar os rins :)

Thais Neves - Pinturas com stencil disse...

Minha gata é idosa e está com alterações no figado mas sendo medicada pois tô fazendo acompanhamento com veterinario. Nessa fase ela só está aceitando ração umedecida que dou a golden com um pouquinho de sache...Já dei várias marcas e ela aceita todas bem...Fui experimentar dar pra ela o sache sabor e vida...Um pouquinho como sempre faço. De cara não gostei do aspecto...Mas dei...A gata não comeum tudo...começou a beber muita agualll e em seguida vomitou...Fui provar bem pouquinho achando que era muito salgado e pra minão surpresa era super apimentada. ..Minha língua ardeu muito...Nunca mais.

Anônimo disse...

Tenho 11 gatos dentre eles 4 filhotes e a mãe que ainda amamenta. Não consigo separar.. um quer comer do pote do outro. Posso dar ração de filhote para todos???

Beatriz Levischi disse...

Não é o ideal, porque a ração de filhotes tem mais proteína. Mas, durante a amamentação, já que fica complicado separar a mãe da ninhada, pode, sim.

Unknown disse...

Me da a receita da sopinha

Ana Paula Vitalino disse...

Olá, adotei uma gatinha há 2 semanas, estava dando frango e leite da purina, mas percebi que o coco dela está ficando mole. E ela tem ido várias vezes ao dia na cx de areia. Ontem percebi um pouquinho de sangue no bumbum dela e na pontinha do coco. Pode ser a ração? Hj comprei só de frango. Estou preocupada, pois o bumbum dela está bem vermelhinho.

Beatriz Levischi disse...

Não dá para dizer sem examinar a gatinha, Ana Paula. Como várias doenças têm esse sintoma, é melhor levá-la ao veterinário.