.
.

6.12.10

Bichos calminhos nas festas de fim de ano

Para curtir a comilança e a família reunida sem se preocupar com o peludo que ficou sozinho em casa, basta colocar em prática alguns truques simples

Você sabia que a audição de cães e gatos é bem mais sensível do que a sua? Se o barulho dos fogos de artifício já incomoda nossos pobres ouvidos, imagina o desespero dos animais de estimação! Com medo de morrer, eles podem ter náuseas, salivação, tremores, taquicardia e até falta de ar. Como não dá para impedir as comemorações empolgadas de Natal e Reveillon, tranquilize seu melhor amigo com as dicas abaixo.

:: 7 conselhos de especialistas

Acostume o peludo com sons altos
Duas semanas antes do Natal, jogue três biribinhas perto dele e ofereça uma guloseima. Repita o exercício diariamente e vá encurtando a distância entre a bombinha e o animal.

Use floral
Ele serve para diminuir o medo e a ansiedade. O tratamento deve ser iniciado pelo menos cinco dias antes das festas de fim de ano e estendido até três dias depois.

Crie um refúgio
Ajeite o bicho num cantinho da casa em que ele se sinta seguro (de preferência, onde o barulho dos fogos for mais baixo). Deixe a luz acesa e a TV ou o rádio ligados.

Não se esqueça dos brinquedinhos
Além da ração, do pote de água e do "banheiro", mantenha ratinhos, bolinhas ou mordedores ao alcance do seu pet.

Impeça o acesso à rua
Confira se as portas e janelas estão bem fechadas. Na hora do desespero, o primeiro impulso de cães e gatos é tentar fugir.

Providencie uma coleira de identificação
Se o animal conseguir escapar mesmo assim, quem resgatá-lo saberá seu telefone.

Solte cordas e correntes
Ninguém quer encontrar seu bicho de estimação enforcado após uma crise de pânico, né?

:: Receita de floral de Bach

Peça para manipular sem conservante (álcool, glicerina ou vinagre de maçã), guarde na geladeira e use em até 15 dias

Fórmula:
- Rescue
- Cherry Plum
- Rock Rose
- Mimulus
- Vervain
- Sweet Chestnut

Dosagem:
- Gatos e cães de pequeno e médio porte: 4 gotas, 4 vezes ao dia, na boca.
- Cachorros de grande porte e gigantes: 6 gotas, 4 vezes ao dia, na boca.

FONTE: Martha Follain, terapeuta


* Texto escrito para a revista AnaMaria, da Editora Abril.

11 comentários:

Anônimo disse...

Help! rsrsr o que é biribinha??? E Dramin? não funciona nessa noite de fogos?

Anônimo disse...

Dicas ótimas Bia!

O Rodolfo adora os fogos acredita? heheh

Vai até pra janela ver:)
Que bom!

Beijos

Denise disse...

Dramin é só para náusea, não tranquiliza.
Obrigada Bia, as dicas foram ótimas!
um beijo
denise

Anônimo disse...

Obrigada Lina pela resposta sobre o Dramin, mas a minha preocupação é que a minha gata vai ficar sozinha de verdade, minha mãe vai olhar ela de vez em quando, trocar a agua, dar comida e trocar a areia, pois eu vou passar 16 dias fora de casa! Daí eu pensei que a minha mãe poderia administrar Dramin pra gata ficar tranquila durante os fogos...

Beatriz Levischi disse...

Biribinha é aquela bombinha de jogar no chão que deixa a criançada louca. Quanto ao Dramin, a Denise tem razão: ele não funciona como calmante. E não se deve dar remédio de gente para animais sem a indicação de um especialista. Converse com o veterinário da sua gata sobre o Acepran.

Anônimo disse...

olá, fim de ano é mesmo complicado... tenho 7 focinhos e dois deles precisam do medicamento citado por vc Beatriz ,mas acho legal frisar q ele só deve ser ministrado com a orientação veterinária, passar por um exame clinico pra saber s não tem problemas cardíacos e outros, aqui em Indaiatuba só é vendido com receita e meu vet pediu pra q eu fiquei junto por algum tempo para acompanhar o bichano até ele dormir e qndo retornar da sedação, assim acho muito mais seguro a mãe dessa pessoa q cuidará da gata colocá-la em local bem fechado e seguro e com um radinho com uma musica suave pra ela não s stressar. Abraços Andréa

Beatriz Levischi disse...

Apesar de eu nunca ter usado o Acepran, sabia que tinha algumas restrições. Por isso sugeri a conversa com o veterinário. Obrigada pelo esclarecimento, Andréa! :)

Amor & Miados disse...

aqui dei uma toca/tunel de presente para o Arthur de natal, ele é muito nervoso e se estressa demais no foguetorio, além dsso moro perto de faculdades e ja teve os fogos das festas de formatura, teve uma noite que o coitado parou n meio da sala e n sabia se corria para um lado ou outro, deu uma dó :/
espero que agora, com a toquinha, seja mais tranquilo :)
obrigada pelas dicas e boa passagem de ano para as crianças!

Beatriz Levischi disse...

A estratégia da toquinha funcionou, Amor e Miados? :)

Unknown disse...

Boa noite! tenho um gato que pesa 06 kilos e preciso me mudar de cidade,só que ele fica muito agitado qunado entra no carro.Mia o tempo inteiro se urina e se evacoa todo.o que posso fazer para melhorar as condições para ele nessa viagem?comprei dramim de 10 mg posso administrar?qual a quantidade posso administrar?

Beatriz Levischi disse...

Não se deve medicar animais por conta própria, por causa do risco de intoxicação, Rosane. Peça ajuda a um veterinário de confiança.