.
.

20.10.08

Em duendes até posso acreditar...

Cansei de ouvir que medicar cachorro é fácil, porque eles engolem qualquer coisa sem mastigar. Abri, então, uma exceção no supermercado veg da semana, comprei o menor pacote de salsicha da geladeira e em cada pedacinho escondi um comprimido de vermífugo para o Marley (o peso da criatura exigia duas drágeas e meia).

Empolgado, nosso cão-indoável saiu correndo com a primeira guloseima na boca, cuspiu na garagem, tornou a comer e reapareceu na janela da sala, pedindo mais. O processo se repetiu com a segunda. E com a terceira. Desconfiada do ritual, achei melhor checar a "samambaia" de perto. E lá estavam os três pontos brancos de remédio, cuidadosamente separados sobre o piso cinza. Da salsicha, nem poeira!

16 comentários:

Anônimo disse...

Você precisa enrolar o comprimido em alguma coisa grudenta, que ele não consiga separar. Polenguinho em geral funciona muito bem!

Anônimo disse...

Minhas duas cadelas comem qq coisa! Não separam nada, não cheiram, nem mastigam... só engolem! :D

disse...

Bm, tenho uma certa experiência com cães... Slsicha nunca funcionou mesmo! Tem que ser algo com o cheiro mais forte e mais melequento. Patê de presunto, por exemplo. Vc faz uma bolinha com isso e dá pro animal! Caso ele seja realmente esperto, vc vai ter que enfiar a bola de patê na boca do animal...
Boa sorte!!! :)

Amanda Herrera Massucatto disse...

com a Maya eu enfio na guela, o que costuma ser facil... guela de cão é bem maior que guela de gato!!! heheee

Tati Mentzingen disse...

Marley sem vergonha!!!!

Tenta em coisas pastosas que fiquem dificeis de separar!!!

lambeijos

Denise disse...

até tu, Marley?
já não bastava o trabalho de medicar os gatos????

Anônimo disse...

mas este Marley é mesmo muito espertinho, né? ehehehe :)

Itacira disse...

Hehehehehehehe, este "menino" é muito danadinho mesmo, rs

Guiga disse...

Bia, é a Lei de Murphy! Tudo que você NÃO QUISER que ele engula, ele vai engolir. Tudo o que você QUISER que ele engula, ele não vai engolir!!! Hahahahahaha!!!
Com cachorro o lance é enfiar goela abaixo! Se tu preferir não arriscar a vida da tua mão, compra aqueles aplicadores de remédio!

Anônimo disse...

Meleque com pate de figado ou de presunto, e depois coloque numa bolinha de carne (eu compro almondegas de carne, no meu caso eu cozinho no micro ondas, nao dou carne crua nao).

Salsicha nao funciona bem.

Anônimo disse...

Salsicha é lenda!

Experimente ração em lata. Esconda o comprimido nela. É pastosa, o cheiro é muito forte e tem grande apelo aos cães.

Particularmente, quando chega esta fase dos vermífugos, faço pequenas almôndegas de carne crua, escondo o compimido nelas e vapt-vupt, todos os oito tomaram o remédio sem nem perceber.

Aliás, mantenho sempre pelo menos 10 almôndegas no congelador. Se precisar dar comprimido, tiro a quantidade para um dia ou dois e deixo na geladeira.

Não diga que ele é indoável! Ele vai achar um dono e um lar amorosos.

Pedro Koiffman disse...

Dicas:
1) De primeiro uns pedaços sem nada para ele "pegar confiança" e depois de os comprimidos.
2) Não de pedaços grandes, de pedaços que esconda o comprimido, mas que ele consiga comer de uma vez, se for preciso quebre em mais pedaços.
3) Você pode moer o comprimido e por junto com a ração.( Esse é o mais simples, mas não dá certeza que o danado tome toda a dose do medicamento)
4) Por na garganta dá certo, mas vc terá de segurar a boca da crinça, até ele engolir junto com a saliva.
BOA SORTE

Bárbara Stracke disse...

nada disto!

meu cachorro fazia igualzinho!
eles separam na boca!

por mais esganados que sejam e mesmo já tendo engolido coisas inteirinhas... o meu nunca engolia remédio assim, de graça! hahaha

bjz

Anônimo disse...

Ola! Assim... nao precisa ter pena, muito menos medo... mas força de vontade e força nos braços... Pega o cachorro, abre a boca, taca o comprimido, fecha a boca dele e o nariz... q ele vai engolir... tem q segurar ele com força pra ele nao fugir... depois da um agradinho... a salsicha, mas depois q engolir o remedio... tem cachorro esperto, mas as vezes, a paciencia tem limite! :)
experiencia propria... 4 cachorras e 4 gatos em casa... a vida ensina... boa sorte

Anônimo disse...

hehehe ... comprovadamente salsicha não funciona, teste feito em 11 cachorros meus !!! Agora linguiça funciona que é uma beleza ! Asse as linguicas, assim elas ficam firme e com cheiro forte ... quando estiver morna, faça um corte pequeno e enfie o comprimido ... é so dar, eles engolem que é uma beleza.

Mimi

Anônimo disse...

Nossa, em casa dou no miolo de pão para o Zé Carlos.
Uma bocada e foi-se o comprimido...

Beijos e saudades!
Rosa