.
.

5.6.20

3 estratégias para aquecer um animal na pandemia!

Todo ano, nesta época, esfria, os bichos congelam nas ruas e eu escrevo o mesmo post para sensibilizar vocês. Neste 2020 que não deixará saudade, porém, morrerão ainda mais cachorros e gatos, porque as poucas pessoas que se importam com eles estão presas em casa, esperando a pandemia passar — e dizem que será um inverno rígido (o outono já chegou castigando). Bora cada um fazer um tico?

1) Distribuam abrigos pela cidade
Quando forem ao supermercado (de máscara!), aproveitem para pegar as caixas de papelão que os repositores descartam, recheiem com paninhos e instalem em locais protegidos da chuva, onde os bichos costumam perambular — para garantir a sobrevida dos cafofos, não esqueçam de colar este aviso jurídico contra vândalos.

2) Organizem uma vaquinha online
Com uns trocados e alguma habilidade manual dá para transformar bacias em casinhas, basta seguir este tutorial. Não faltam organizações não governamentais precisando ― aqui listo algumas (deixem outras sugestões nos comentários!). E tem coisa mais quentinha do que ocupar o tempo de forma solidária? É possível repassar o dinheiro arrecadado também.

3) Abram a garagem (e o coração)
Se puderem adotar, melhor! Mas, em caso de superlotação, liberar um espaço nos dias mais congelantes para aquele animal comunitário, entre o carro e as quinquilharias, já ajuda.

:: Bônus!

Aqueçam também os peludos de vocês!
Vale improvisar cabanas com cobertores velhos para os gatos e abrigos protegidos do vento e da chuva para os cachorros que ficam no quintal. Comprar roupinhas para idosos, magrelos ou pelos-curtos. Evitar banhos para todo mundo (ou seguir estas dicas). Brincar junto. Caprichar na ração — o apetite aumenta para manter a temperatura do corpo (só cuidado com a obesidade!).

Estendam a ação aos seres humanos
Além das clássicas campanhas do agasalho, com postos físicos de coleta, muitas instituições estão aceitando doações pela internet, por causa do isolamento social. O programa do Estado de São Paulo pede, inclusive, que os cobertores sejam novos para evitar a propagação da covid-19. Vocês podem pesquisar outras iniciativas e regiões no Google. E quem tiver indicações bacanas fique à vontade para compartilhar. :)


O conteúdo do Gatoca é financiado por gente que acredita que o mundo pode ser melhor. Quer fazer parte da transformação? www.catarse.me/apoiegatoca

2 comentários:

wcris disse...

Gostei muito do aviso jurídico! Vou fazer igual! :)***

Carla disse...

Parabéns amo gatinho sou apaixonada parabéns pelo post