Nestes dias de temperatura abaixo dos 10ºC, eu tenho trabalhado de janelas fechadas, pijama sob a roupa e gatos (no plural mesmo) esmagados no colo. As mãos acordam e vão dormir geladas. Os dedos travados decidem a hora de trocar o computador pelas cobertas, turbinadas por 15 minutinhos de aquecedor ― suficientes para afastar a friaca do quarto, sem estourar a conta de luz. Os pés seguem inesquentáveis.
Antes de pegar no sono, penso na infinidade de pessoas e animais que vivem nas ruas, sem janelas, pijama, cobertas, aquecedor. Cinco séculos depois, a gente ainda não aprendeu a dividir. Não por falta de dinheiro, mas de empatia. E de saber que a felicidade, todos os estudos comprovam, dura mais quando se gasta com o outro (podem pesquisar no Google). Listo, então, três ideias simples para ressuscitar o coração:
Passo 1
Separem aquela blusa que não sai do armário há alguns invernos e doem a quem precisa. Vale deixar na caixa da campanha do agasalho do shopping/ONG/igreja, mas funciona melhor entregar pessoalmente. Encarando outros olhos, a gente percebe que o mundo é muito maior do que nossas reclamações.
Passo 2
Aqueçam um bigode ou focinho sem família. Dá para fazer casinhas com bacia e distribuir pela cidade, abrir a garagem nos dias mais congelantes ou apoiar o trabalho de uma organização não governamental que atua nessa área ― aqui tem algumas.
Passo 3
Engajem os amigos na causa. Entre memes e comentários indignados de política, compartilhem este post. Publiquem fotos das boas ações. Troquem críticas por incentivo. O mundo precisa mudar e só depende da gente. :)
5 comentários:
Gosto do frio, porém o inverno vira inferno de tanto pensar nos animais...
Choro ao olhar meus 12 gatos e 02 cachorros bem aquecidos, enquanto milhares passam frio
Difícil se sentir feliz pensando nos animais que passam frio...
Se cada um fizer a sua parte, poderemos um dia ter um mundo melhor.
Porque o segredo não é pensar, é agir. :)
Postar um comentário