.
.

13.8.09

Lugar de xixi é na caixa de areia!

Dia desses, uma leitora desesperançada me escreveu pedindo dicas de como acabar com o xixi dos bigodes rebeldes pela casa. Ela entendeu que o vinagre cumpria essa função. Acontece que ele só serve para tirar o cheiro de urina, evitando que o local seja novamente confundido com banheiro. O que corta o mal pela raiz é descobrir o motivo do protesto.

Às vezes, o bichinho quer apenas chamar a sua atenção. Pare e pense se houve alguma mudança significativa na rotina da família, se ele passou a ficar mais tempo sozinho, se teve de dividir carícias e guloseimas com um novo membro, quadrúpede ou bípede. Também pode ser que o peludo esteja com algum problema de saúde. Nesse caso, um bom veterinário resolverá a questão.

Existe, ainda, a hipótese de a criatura não gostar da areia escolhida para a caixinha. Os meus, por exemplo, rejeitaram a de sílica. Experimente todos os tipos e marcas de granulado higiênico do pet shop. Ah! Machos não-castrados fazem isso para marcar território. Se você desconhece os benefícios da cirurgia, leia este post.

11 comentários:

Posseidon disse...

Não falo que a Pimenta é rebelde?

Sempre querendo revolucionar: "Se eu quero descansar no granulado higiênico, porque eu não posso? Hein? É um direito meu!"

Que linda!

Aliás, e as escapadas dela? Continua sorrateiramente fugindo a noite?

Beijos no coração de Pudim (hmmmmm... que docinho!)

P.S.: Hoje já sei que meu dia será melhor!

Guiga disse...

Os meus sempre foram comportados enquanto eram 2, ou 3, e até 5. Depois que mais gente começou a chegar a coisa desandou: mijos de revota dos que queriam ser filhos únicos, de certo!
A veterinária disse que onde vivem muitos gatos acaba tendo xixis fora do lugar!

Anônimo disse...

Eu já tive problemas com isso 2 vezes: Na primeira o Morfeu começou fazer xixi nos piores lugares: em cima da cama, nas bolsas das visitas, etc. Descobrimos que estava com cálculo renal e fazia isso para mostrar. Depois de um tempo passou a fazer xixi para marcar território (é diferente, ele não "senta" pra fazer, e esguicha pra trás). Só que ele era castrado. Após uma ecografia descobrimos que um dos testículos estava alojado no abdômem, e ele foi recastrado. Depois disso vivemos na santa paz...

Erica Yamamoto Ferreira disse...

A areia é super necessária... e quem mora em apartamento, só mesmo com Tidy Cat.
Tenho dois gatos catrados e uma gata não castrada. Nunca marcaram território,mas se não gostarem da marca da areia, fazem ao redor da caixa.

Um beijo.

Anônimo disse...

Quando há muitos gatos na casa as vezes é preciso mais de uma caixa, ou a areia deve ser trocada com mais frequencia.

Ana Rosa disse...

Tive sorte minha gata sempre fez seu pipi, na caixa de areia. Deve ser bem difícil ensinar um gatinho o caminho certo. bjs

Denise disse...

qua cara deliciosa de quem sabe que está fazendo arte e espera pra tirar a foto!!!!!
amo essas gudinhas.
abraço
denise

p.s.- tô sentindo um clima de paquera aqui no gatoca ou é só impressão minha???

Gloria disse...

Como o meu número de bigodes é grande, uso jornal em 3 cxs de 70x50 e mais uma de tamanho normal, que fica estrategicamente na minha varanda /ateliê (as vezes a farra é grande e não dá tempo de descer até o pipiroom) e funciona.A única coisa que não consigo entender é que eventualmente meu marido viaja e na volta dele a Serena faz xixi no tapete do banheiro ou no da cozinha. E olha que ela é doida por ele, a ponto de procurar por ele para brincar.
Continuo dizendo que a amo o olhar da Chocolate e cara de riso do Simba.
Bjs e um ótimo domingo

Lídia Maria disse...

hahahaha que gostosa!
Bia, passei umas duas horas hoje lendo teu blog e simplesmente amei! Tô seguindo ;)
Um beijinho nosso!

Carol Viana disse...

Meus filhotes são muito comportados!!!Quando adotei já vieram com boas maneiras, mas teve um vez que passei o dia todo fora que um deles fez sujeira fora da caixa, mas também estava suja!Agora quanda vou ficar muito tempo ausente deixo duas caixa... acabou o problema!
Bjs Bia e parabéns pelos 2 anos da gatoca! Dê uma olhada no meu blog!

Adri Amorim disse...

meus bebês volta e meia me "presenteiam" com essa mania chata...
Todos são castrados, mas quem mais "ataca" meu sofá é uma fêmea castrada de 2 anos e o mais estranho é que ela começou com isso depois que me mudei, há cerca de 3 meses.
O apt é maior e eles ganharam uma varanda enorme, não entendi a "revolta" da Maya em fazer xixi no sofá.
Agora tive que mandar estofar e coloquei um tecido que não deixa a urina penetrar e me facilita na limpeza, mas que é uma mania chata, isso é....
Tomara que seja apenas uma fase de adaptação ao novo lar.