.
.

17.7.20

Como separar a ração de gatos com dietas diferentes

Os leitores antigos sabem que doença renal é a maldição de Gatoca. E nós testamos muitas configurações alimentares até encontrar a ideal para um grupo de dez bigodes. Tudo começou com a Pipoca, em junho de 2012, que instalei no meu quarto para deixar a ração medicamentosa disponível em tempo integral — e a normal para o resto do grupo também.

Naquela época, a gente morava em uma casa grande, com jardim de inverno em frente à cama, e Pipoquinha ainda se livrou do bullying da Clara — vale dizer também que eu acreditava que só essa adaptação na dieta bastava para aliviar os rins, ledo engano. Em 2013, porém, nos mudamos para um apertamento e essa separação se tornou inviável.

Passei a prender a pequena, então, apenas nos horários das refeições (de manhã e à noite) e esperava uns 30 minutos para recolher os potes — ela até ia para o escritório sozinha quando ouvia o barulho do pacote. De madrugada, como a jornada de trabalho se encerrava, a magrela dormia lá e todo mundo podia comer à vontade sua respectiva ração. Até 2015, quando outros cinco gatos apresentaram creatinina alta.

Investi as economias da família em uma consulta com o Dr. Valdo Reche, porque já tinha assistido a uma palestra dele sobre o assunto — esse post está entre os mais acessados do blog. E a cara foi ótima quando entrei no consultório segurando um bloco de anotações e uma caneta, sem bicho algum. Ele explicou que só filhotes, gestantes e peludos com menos de 4 anos não deveriam compartilhar a ração renal. E quase fali até a morte do Simba, em 2016.

Alguma coisa estava errada. Foi quando descobri a alimentação natural (e a importância de restringir fósforo, não proteína), as seringadas diárias de água e todo um ritual para aumentar a umidade na dieta dos bigodes — cliquem nos links deste post para ler os detalhes.

Hoje, eles têm a ração renal disponível o dia inteiro, assim ninguém passa fome. De manhã e à noite, ofereço a alimentação natural da Pet Delícia para quebrar a secura, responsável justamente pela doença. E no fim da tarde libero a ração normal, só um fundo de pote, para não faltar proteína a quem enjoou da AN — felinos são carnívoros, né?

Uma veterinária nutróloga me ajudou a pensar esse esquema e os nove bigodes seguem na resistência, as mais novas com 13 anos e Mercv com quase 15 ❤ — faltou a Guda na foto por motivos de enquadramento. rs


O conteúdo do Gatoca é financiado por gente que acredita que o mundo pode ser melhor. Quer fazer parte da transformação? www.catarse.me/apoiegatoca

10 comentários:

Michele disse...

Complicado. Meu cenário aqui são 7 gatos, sendo 14, 12, 8, 5, 3 e os gêmeos de 1,5. Como o de 3 anos é o resgatado adulto (felv, poliartite e outras coisas) estava muito focada nele. Agora comecei ao preventivo da de 14. Todos comem ND e gostam muito. Mas pra mais velha estou dando uma Royal canin 12+. Qd ela quer comer, mia desesperadamente e vou lá e dou só para ela. Como nenhum tem indício físico ou clínico de renal, estou mantendo assim. Tentei entrar com NA, e olha, um fracasso total na primeira tentativa, dos 7 só o adulto resgatado comeu (mas ele nem conta porque ele come de tudo). Quero tentar novamente logo. Mas dividir ração é realmente difícil...

Beatriz Levischi disse...

A alimentação natural caseira não deu certo aqui também, Michele:

https://blog.gatoca.com.br/2017/03/o-desafio-da-alimentacao-natural.html

Acho a Pet Delícia um bom meio termo — os bigodes comem todo dia e a maioria adora.

Alessandra disse...

Mas mulher de Deus, a Pet delicia é uma fortuna tb, compensa? Tô aqui quebrando a cabeça para saber como separar minha renal dos outros 4 kkkkkkk. Tudo bem que a Hills é uma fortuna... ai, tô perdida! Kkkkk

Manuka disse...

Eu tenho 3 gatos. Dois deles precisam comer ração renal, e o meu mais velho, que não tinha nenhum problema de saúde, comia normalmente. Acontece que de uma hora pra outra ele parou de comer absolutamente tudo, e acabou desenvolvendo lipidose hepática, quase morreu. Como ele não comia mais NADA, a vet me incentivou a ir trocando rações pra ele, até encontrar alguma que ele começasse a comer sozinho. Paramos na N&D Urinary, que ele gostou, mas é caríssima. Acontece que a ração renal dos outros dois mais jovens (Fórmula Natural Sênior) também já é caríssima e ficaria inviável eu manter as duas rações. Então comecei um processo de readaptação, pra tentar fazer o meu mais velho voltar a comer a ração renal que os demais comem. Acontece que ele não aceita mais. Mesmo misturando gradualmente as duas, ele sabe e só come os grãos da N&D, deixando os da Fórmula Natural.

Eu não poderia mentê-los comendo as rações diferentes primeiro pelo gasto, e segundo porque trabalho fora, passo mais de 12h por dia fora de casa e não tenho como alimentar o mais velho separadamente, ele passaria o dia inteiro com fome desesperado (só sabe comer em pequenos belisquinhos ao longo do dia). Por um bom período eu ofereci a Pet Delícia a eles como opção de alimentação úmida, especificamente a de baixo fósforo, mas eles não gostavam muito e com o tempo passaram a rejeitar totalmente. Alimentação natural caseira também não deu certo, então fico presa à ração seca e aos sachês comuns.

Não sei mais o que fazer com meu mais velho, porque assim que acabar o que ainda resta da N&D que ele começou a comer quando adoeceu, ele vai parar de se alimentar novamente por não querer voltar a comer a ração renal dos irmãos dele. Ele sempre foi bem chato pra comer, então depois de certo tempo eu trocava a ração de todos eles (sempre com auxílio da vet), mas agora, com alimentação especial, não dá mais pra ficar fazendo isso. Estou sem norte.

Unknown disse...

Olá! Tenho uma amiga que tem um gato com problema renal, quando o problema se agravou ele parou de aceitar todas as rações, a única que aceitou foi a Vetlife renal. Você pode tentar essa como alternativa. Um abraço!

Beatriz Levischi disse...

Acho que a Hills ganha, hein, Alessandra? E a ração seca acaba dando prejuízo lá na frente, por causa da falta de umidade. Faça um teste com a Pet Delícia. E já se prepara com estas dicas: https://blog.gatoca.com.br/2017/11/seu-gato-nao-come-racao-umida-pate.html. rs

Não desanime, Manuka! Quando Simba se tornou doente renal, também odiou a ração que a irmã comia. Tentei várias até chegar na Vet Life, da Farmina. Dizem que a renal da Hills também é palatável, mas custa bem mais caro.

Barbara P. disse...

Oi, tudo bem?
Então segundo o especialista que você consultou gatos adultos (acima de 4 anos) e não gestantes podem se alimentar de ração renal?
Tenho 3 gatos com 10, 9 e 5 anos. A de 10 está renal (estágio 2) e estou tendo muuuita dificuldade em separar rações.
Pode me ajudar?

Barbara P. disse...

Oi Beatriz, recebi sua resposta no instagram mas não consigo responder por lá, aparentemente vc precisa aceitar a conversa.
Estou maratonando seu blog, está me ajudando muito! Gostaria dos links sobre ração umida tbm, se puder me passar!

Beatriz Levischi disse...

Acabou dando certo, né, Bárbara? ― paus da tecnologia, rs. Segue minha resposta por aqui também porque pode ajudar outras pessoas:

A alimentação renal não é ideal para gatos que não têm a doença, mas, se você não consegue separar, como acontecia com os bigodes, paciência. E não deixe de ler os posts linkados no final deste:

https://blog.gatoca.com.br/2015/01/doenca-renal-pelo-maior-especialista-em.html

Continuar dando apenas a ração seca, mesmo medicamentosa, não adianta.

Barbara P. disse...

Oi Beatriz!
Passando aqui depois de um tempo para te atualizar:
Os 3 gatos estão comendo ração seca renal, mas a grande mudança foi o aumento da ingestão hídrica mesmo. Patê (é a textura preferida dos 3) mistura com água, a famosa "sopinha de patê", 2x ao dia. Vários potes e fontes de água espalhados pela casa. E hoje em dia 3 gatos felizes e uma tutora mais tranquila por estar fazendo tudo que pode para retardar o avanço da doença e proporcionar para elas uma aposentadoria saudável e feliz!