.
.

29.1.20

Seu bicho mastiga tudo que vê pela frente?

Simba era fã de papelão. Do sabor do papelão! Rasgava com os dentes e mastigava pedacinho por pedacinho, como se degustasse uma iguaria. A compulsão passou antes que eu ouvisse falar em síndrome de pica. Caracterizada pela ingestão frequente de coisas não comestíveis, a doença pode provocar irritação, intoxicação, asfixia, traumatismo dentário e até perfuração no trato gastrointestinal.

Encabeçando as principais causas, está a má alimentação. O bicho procura os nutrientes que faltam ao organismo, geralmente fibras e minerais, devorando sacolas, tecidos e papéis que encontra pela casa. Mas enfermidades como anemia, diabetes e FIV (aids felina), situações estressantes, discussões familiares, falta de atividades estimulantes e genética (oi, siameses!) também podem influenciar.

O tratamento não inclui castigos, já que os animais não têm nossa capacidade de compreensão de mundo. E não adianta investir em cheiros desagradáveis, porque novos objetos serão descobertos. O segredo é mesmo comprar ração de boa qualidade, brincar com seu amigo pelo menos uma vez por dia, entreter os bichanos com prateleiras e arranhadores, e os cachorros com passeios pelo bairro. E, para garantir, sumir com produtos tóxicos.


* Texto escrito para o Yahoo!

O conteúdo do Gatoca é financiado por gente que acredita que o mundo pode ser melhor. Quer fazer parte da transformação? www.catarse.me/apoiegatoca

Nenhum comentário: