.
.

1.8.10

6 respostas sobre acupuntura em animais

Câncer, convulsão e dor nas costas são alguns dos problemas que podem ser tratados com as famosas agulhas da medicina tradicional chinesa

Joninha chegou a perder três quilos por causa da insuficiência renal. Foi quando sua dona, a veterinária Flavia Jager, decidiu aliar a acupuntura ao soro da medicina ocidental. Em dois meses, a gatinha de 7 anos recuperou o peso, o apetite e a vontade de brincar.

Seu bicho de estimação desenvolveu um tumor maligno? Os ataques epiléticos se tornaram mais freqüentes? Parece que os ossos das patas vão quebrar no terceiro passo? Veja o que essa prática oriental milenar pode fazer por ele.

1) Quais são os benefícios da acupuntura?
A acupuntura ajuda a equilibrar as energias, aumentar a sensação de bem-estar e, principalmente, tirar dores crônicas. A qualidade de vida de cães e gatos melhora porque tudo passa a funcionar direito: o coração, o intestino, a respiração.

2) Que doenças ela trata?
Câncer, convulsão, infecção, obesidade, insuficiência em vários órgãos, problemas de coluna ou de metabolismo.

3) Como funciona?
Com técnicas variadas, o veterinário estimula o sistema nervoso a trabalhar melhor. A escolha do método depende de cada caso e do temperamento do bicho. Na farmacopuntura, por exemplo, há a aplicação de vitaminas B12. Já na eletroacupuntura, as agulhas recebem uns fiozinhos que emitem pulsos elétricos e estimulam a produção de um hormônio ligado ao bem-estar.

4) Quanto tempo demora?
Isso varia de acordo com a doença e a idade do animal. Geralmente, as aplicações são semanais, com duração de 20 minutos cada. Em um mês já dá para reavaliar o quadro.

5) Dói?
A regra é doer apenas quando a gente coloca a agulha, não quando ela está inserida na pele. Mas existem alguns pontos mais sensíveis, sim, principalmente quando eles estão diretamente ligados ao problema.

6) O tratamento sempre resolve?
Raramente um bicho não responde à acupuntura. Ou o erro é da técnica ou o animal está muito doente, com a energia quase zero. Nesses caos, uma boa alimentação faz toda a diferença.


* Texto escrito para a revista AnaMaria, da Editora Abril.

6 comentários:

Rose disse...

Trato meus cães com acupuntura há anos. O problema das 4 hérnias de disco do meu cocker melhorou extraordinariamente, a ponto de fazer 3 anos que ele não tem uma crise (batendo na madeira 3 vezes). Uma de minhas cadelas tinha incontinência urinária. A acupuntura reduziu o problema a talvez um ou dois episódios por ano, quando antes aconteciam todo dia, várias vezes ao dia. Mesmo os problemas comportamentais da minha querida, mas bi-polar, Zelda melhoram de forma fantástica com as agulhas. Recomendo enfaticamente.

Guiga disse...

Acupuntura é ótimo mesmo!
Em Porto Alegre-RS recomendo a Dra. Daniela Lewgoy! Ela que atende meus bichos sempre que necessário!

Bia, sugiro uma matéria sobre a fisioterapia veterinária! Outra especialidade que "tá pegando"! :)

Celina (gatoburi) disse...

O Duda faz acupuntura a cada 15 dias para a artrose, e o Pinduca semanalmente para a insuficiência renal. O Duda teve uma reação deslumbrante, o Pinduca é mais discreto, mas vem se mantendo bem. O preço é salgadinho, R$ 600,00 por mês aproximadamente, mas o resultado compensa com juros esse valor.

Anônimo disse...

O problema é preço, muito caro, ainda.
Quem sabe qdo se tornar + comum, fica melhor e a gente pode tratar os peludos e bigodes. Uso homeopatia e florais e tenho obtido ótimos resultados.
Parabéns pelo artigo.
Ana - Araça

Hilda disse...

Edward disse que ele topa acupuntura sim, e que ja esta fazendo meditação e yoga...rsss

Bjao

Hilda e gataiada

Beatriz Levischi disse...

Já encaminhei sua sugestão de pauta para a editora da revista, Guiga.

Hilda, você é minha encantadora de bigodes preferida. :)