.
.

26.4.13

Raio-x: insuficiência renal

Não precisa ser vidente para acertar a causa da morte de seis em cada dez bigodes. Basta chutar insuficiência renal. Muito gateiro, porém, desconhece que essa doença silenciosa pode afetar o funcionamento dos rins de seus melhores amigos. Surpresa com a falta de informação geral, a Carol Toledo sugeriu um post aqui no blog sobre o assunto. E as veterinárias Marcela Malvini Pimenta e Marianna Pantano responderam nossas perguntas prontamente. Tirem suas dúvidas, espalhem para os amigos, compartilhem experiências nos comentários. :)

O que caracteriza insuficiência renal?
Uma alteração na capacidade de filtragem dos rins, que passam a reter ureia e creatinina (compostos tóxicos) e eliminar água, vitaminas e proteínas. Quando essa alteração ocorre de forma súbita, recebe o nome de doença renal aguda (DRA). Se o processo for gradual, chama-se doença renal crônica (DRC).

Quais são as principais causas?
A causa mais comum da insuficiência renal crônica é o envelhecimento do bicho. Já a insuficiência renal aguda costuma estar ligada a fatores isquêmicos, infecciosos ou tóxicos, como a ingestão de determinadas plantas e medicamentos.

Por que tantos gatos sofrem do tipo crônico?
Porque a capacidade de absorção de seus rins é maior, fazendo com que eles bebam menos água, essencial para expelir toxinas e prevenir inflamações, infecções e cálculos renais. A urina fica, então, mais concentrada e passa a sobrecarregar o órgão. Há, ainda, a propensão de algumas raças para o desenvolvimento da doença, como no caso dos persas.

Quais são os sintomas?
O animal perde o apetite, emagrece rapidamente, passa a tomar água em excesso e faz xixi (clarinho) a todo momento. Desidratação, vômitos, prisão de ventre e mucosas pálidas também podem integrar o pacote. Muitas vezes, porém, a insuficiência renal crônica evolui sem alarde.

E os riscos?
O agravamento da doença tende a provocar infecções do trato urinário, úlceras na boca e no estômago, pressão alta que leva à cegueira e até morte.

Como se diagnostica?
O diagnóstico é feito com exame físico, em que o veterinário avalia a presença de dor, o tamanho, a forma e a textura dos rins, exames laboratoriais (de sangue e urina) e de imagem (radiografia e ultrassom). Mas raramente identifica-se o problema na fase inicial, por causa da ausência de sintomas.

E como trata?
É preciso manter o bicho hidratado, adotar uma dieta com baixo nível de proteínas e, se necessário, realizar sessões de fluidoterapia, para diluir as substâncias indesejáveis do sangue. Quando parte significativa do órgão foi comprometida, porém, resta apenas a opção de controlar a doença ― transplantes têm taxas enormes de rejeição e condenariam os doadores à morte, já que a chance de sobrevivência com um único rim é praticamente nula.

Há cura?
A insuficiência renal crônica é irreversível. Mas o tratamento adequado pode evitar ou desacelerar sua evolução e as complicações sistêmicas, proporcionando uma boa qualidade de vida por meses ou até anos.

Dá para prevenir?
Além de levar o animal ao veterinário anualmente, é imprescindível estimulá-lo a beber mais líquido. Ofereça água sempre limpa e fresca, em recipientes largos e rasos (reparem no plural!), porque os bichanos não gostam de encostar os bigodes nas laterais. E alterne a ração seca com sachês e latinhas, opções úmidas. Insuficiência renal aguda se previne mantendo medicamentos, plantas tóxicas e produtos químicos longe do alcance dos peludos, além de impedir o acesso à rua.


Pipoca no dia da descoberta da doença, quadro revertido duas semanas depois

11 comentários:

Anônimo disse...

coitadinha da sua gatinha.Ela já esta melhor?Acho q a minha gata Clara de 6anos deve estar com algo parecido,so não pude confirmar ainda,pois a grana anda muito curta,mas ela tomou arnica sem álcool,e enrofloxacina por dez dias,mas ainda não melhorou.As partes genitais dela parecem estar sempre molhadas,e com cheiro de urina,sem falar q as vezes depois q ela faz xixi,e ela senta,deixa uma marca meio vermelho escura no lugar em q ela sentou.Vc sabe me dizer se isto também pode ser sintoma de problema renal?Logo vou marcar consulta pra ela denovo.Ela tem tomado muita agua,e tem feito xixi bem clarinho,mas não parou de comer,e as vezes ate brinca com os outros gatinhos acho q de pega pega.Obrigada,DA GATEIRA DE CURITIBA<JAMILE

Vânia disse...

Há alguns anos quase perdi o meu Toquinho por causa dessa doença, mas graças a Deus e à excelente veterinária, ele se salvou. Hj invisto em ração de qualidade, ele é castrado e precisa comer ração específica. Uma dica: ao menor sinal da doença, corram logo para o vet., pois ela evolui muito rápido...bjus!

Marilia disse...

Perdi a minha Alemoa numa crise renal aguda. E foi uma das piores dores que senti. Primeiro dia de sintomas levei para o veterinário e de lá não saiu mais. Três dias depois, ela me deixou. De coração partido e morrendo de culpa por não ter percebido antes!
Beijos

Anônimo disse...

Tenho um gatinho de 4 anos, ele começou a ficar doente com 2 anos e por ser jovem não pensamos ser insuficiência renal, mas depois de 3 meses e 3 veterinários diferentes, descobrimos a insuficiência crônica e conseguimos reverter o quadro já muito avançado. Graças a Deus hoje ele está bem, come somente ração especial para doente renal e não parece ter nenhuma doença. Os veterinários não sabem informar porque ele desenvolveu a doença ainda tão jovem.
Mas tratando é possível devolver a qualidade de vida e o animal volta a ter uma vida normal.

Dani Garcia

Li disse...

Bia, legal vc falar sobre isso, as vezes a gente nem sabe que essas coisas existem. Gatos normalmente bebem pouca água pois sobreviveram aos desertos, portanto aprenderam a retirar a água dos alimentos. Com a modernidade e a praticidade para os donos as rações secas e como elas tem pouca água pode acontecer estes problemas. Além das rações específicas sugiro que pesquisem a respeito de Alimentação Natural, existem pelo menos 2 sites de veterinárias muito estudiosas e comprometidas com este tipo de alimentação. Vejam bem; não se trata de oferecer qualquer alimento ou restos de comida humana, é tudo preparado e pensado exclusivamente para eles. Dois dos meus 4 gatos se alimentam desta forma e tem sido ótimo para eles.

Anônimo disse...

Tenho um gato, o Junior, que teve renal agudo por trauma. Ele deve ter sido atropelado e um ultrason apontou que um rim foi afetado. Eu procurei me informar e fiquei observando, quando ele apresentou os sintomas eu corri e deu para reverter. Agora o caso da gata da Jamile, no primeiro comentário, parece mais infecção urinária. Vera Alice

Beatriz Levischi disse...

Pipoca está bem, sim, Jamile. Separada do grupo e comendo ração especial. Por que você não explica sua situação ao veterinário e pede para pagar a consulta em parcelas? A maioria das doenças evolui rápido e acaba custando mais caro ― quando dá para reverter!

Eu fiz duas matérias sobre alimentação natural, Li. Você manda manipular a taurina? Por que só dois dos quatro bigodes têm essa dieta?

Anônimo disse...

lamanha vou la marcar uma consulta pra ela,so não sei pra quando,pois a veterinária dela,e muito requisitada,acho ate q e a melhor daqui de Curitiba.Pois conseguir consulta com ela não e fácil,mas não abro mao,afinal,ela já cuida dos meus gatinhos há muitos anos.Ela sabe da minha situação,e não me cobra as consultas,mas já se precisar de exames,ai eu tenho q pagar,pois não são feitos por ela,mas eu já tinha levado ela la,foi a veterinária q passou a arnica sem álcool,e o enrofloxacino pra ela tomar por 10 dias,so q não resolveu.Mas ela não parou de comer nem de beber agua,mas estou preocupada achando q pode ser a tal da piometra,mas vou esperar pra ver o q a vet diz depois da consulta.Obrigada por ter respondido,um abraco Jamile.

Li disse...

Bia, que legal que conhece a alimentação Natural, eu não vi estas suas matérias. Como eu ofereço a dieta crua a taurina vem principalmente do coração bovino, que costumo oferecer com frequência. Essa separação, de apenas 2 dos 4, é uma questão de logística: 2 moram na minha casa e dois moram na casa da minha mãe, então preciso ter compatibilidade de agendas e espaço no freezer para poder realizar a troca, mas em breve isto deve acontecer.

Anônimo disse...

Bia, perdi dois gatos meus este ano. Meu Lino conviveu com a doença durante 11 anos e veio a falecer com 13. Foi um guerreiro. Meu Oswaldo não teve tanta sorte e a doença avançou bem rápido e veio a falecer com 7 aninhos. É uma doença maldita. Conheço pessoalmente a Dra. Marcela Malvini é uma pessoa maravilhosa, excelente veterinária. As dicas foram ótimas, adorei. Boa sorte com sua gatinha.

Beatriz Levischi disse...

:)

Como está sua gatinha, Jamile?

As matérias ainda não foram publicadas, Li.