.
.

25.5.19

Toxoplasmose, gatos e a imprensa

Tem quase uma década que eu escrevi esta matéria para a AnaMaria, explicando que os gatos não são os vilões da toxoplasmose. No ano passado, produzi um vídeo sobre mitos felinos e fiz questão de incluir a doença — até lambisquei um dedo de cocô imaginário para ficar bem ilustradinho. Mas a imprensa (e alguns médicos) relutam.

Na semana passada, saiu o anúncio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) de que a cidade de São Paulo havia registrado 45 casos desde março e um bar em Pinheiros estava sendo investigado porque clientes relataram ter contraído a toxo após comerem lá — atrasei o post por causa de um edital em que o Gatoca está participando, desculpem!

Claudia, Catraca Livre e Hypeness surpreenderam (positivamente) na cobertura. Estadão já começou a desanimar usando um “apenas” antes de “contato com gatos”. G1 meteu um bichano bem grande no infográfico. E a Folha falou das fezes felinas, mas esqueceu de detalhar como ocorre a transmissão. Pois colem este passo a passo na testa:

Para pegar toxoplasmose de um gato, é preciso...
1) Deixar de limpar a caixa de areia por três dias — tempo que os ovos do Toxoplasma Gondii demoram para eclodir.
2) Colocar a mão do cocô.
3) Lamber — quantas pessoas fazem isso?
4) O animal ainda tem de abrigar o parasita, somando menos de 1% dos casos no mundo — ele se reproduz dentro do bichano e os ovos saem junto com as fezes.

Corre-se muito mais risco de desenvolver a doença, portanto, ingerindo água e alimentos contaminados, principalmente verduras e carnes cruas — para saber sobre diagnóstico, riscos na gravidez, tratamento e prevenção, leiam a matéria da AnaMaria.


Fidel socializando com a Alice na barriga da Amanda

O conteúdo do Gatoca é financiado por gente que acredita que o mundo pode ser melhor. Quer fazer parte da transformação? www.catarse.me/apoiegatoca

5 comentários:

Anônimo disse...

Nunca é demais repetir, não é? Como é difícil derrubar um mito...
(exceto o Mito, que passa a vida derrubando a si mesmo,kkk)
Regina H

Anônimo disse...

Quando engravidei, a primeira frase que eu ouvia das pessoas que sabiam que eu tinha gatos era: "e agora, o que você vai fazer com os gatos? Você não sabe que eles transmitem doenças? ". Essas criaturas ficavam indignadas quando eu respondia que os bichanos ficariam no mesmíssimo lugar, aqui em casa. Com essas últimas notícias, veiculadas por sites considerados confiáveis, percebi que ignorância independe do nível de escolaridade...

AliceGap disse...

Minha cunhada parou de frequentar minha casa. Depois de nascer ela vinha raramente, mas não tocava em nada.. hj com 4 anos o menino persegue os gatos pela casa toda.. papai do céu é bom, tem muitas maneiras de ensinar

Maria disse...

Se teu médico recomendar se afastar de gatos, nåo tenha dúvidas, MUDE DE MÉDICO

Anônimo disse...

Putz, quanta ignorância