.
.

10.5.19

Quem pode e não pode ser mãe?

Na mesma tarde em que fotografei a gaternidade ronronante da Guda, cliquei a imagem deste post. A ideia era fazer uma brincadeira, aproveitando o Dia das Mães, com os desafios de se gerar e criar outra vida — e todo o cansaço e preocupação envolvidos no percurso. Mas a Hel Mother subiu uma live sobre a campanha da Anacapri e, este ano, eu resolvi encarar a eterna polêmica “mãe de bicho”.

Sim, eu me considero mãe dos meus gatos.

Pausa para vocês reorganizarem as emoções.

Sinto por eles um amor maior do que por vários integrantes da família, protegeria a existência deles com meu peito rasgado, estruturei a rotina da casa e a carreira pensando nas dez criaturas miantes (agora nove) que me acompanham, economizo com tudo menos com a ração, abri mão de um universo de coisas nessa jornada.

E fiz isso por cada um dos 115 bichanos, oito cachorros e três aves que resgatei. E criei um projeto para que os filhos humanos de outras mulheres existam em um planeta mais decente — em breve, atuarei com eles. Gatoca prefere acolher. E escolhe com muito cuidado suas batalhas.

Se vocês querem brigar, foquem no capitalismo, que esvazia causas para vender produtos. Ou no patriarcado, que nos joga umas contra as outras, enquanto mantém seus privilégios intocados. Ou, ainda, nos políticos, que vêm limpando os pés em pautas importantes (garantia de futuro para as próximas gerações) de educação e meio ambiente.


O conteúdo do Gatoca é financiado por gente que acredita que o mundo pode ser melhor. Quer fazer parte da transformação? www.catarse.me/apoiegatoca

8 comentários:

A disse...

Amei

Anônimo disse...

É claro que sou mãe dos meus cinco gatos, duas cachorras e um mini humano...Feliz dia das Mães de todos os jeitos e tipos!

Unknown disse...

Eu já tive vários filhos caninos,infelizmente eles já partiram.Mas admiro quem gosta de mimaressas criaturinhas,pois sabem devolver o carinho que sentimos por eles.

Maria disse...

Mas é claro que somos mães dos nossos bichanos!
Nunca me passou pela cabeça essa dúvida, inclusive aceito homenagens viu

Unknown disse...

Maternar não diferencia o quem, é o lindo desse movimento. A gente adota gente, amigo, bicho, tanto faz desde que amor esteja envolvido. A questão mais polêmica penso eu é tratar o bicho como se fosse filho humano. Colocar roupa de gente, fazer festa de gente, essas coisas.
Ivalu

Anônimo disse...

Eu os trato e os amo como filhos.
É claro que me considero mãe

AliceGap disse...

Feliz dia das mães pra vc, Bia. Feliz dia das mães pra Maria aí em cima (com todas as homenagens merecidas =).
Feliz dia das mães pra todas que, de alguma forma, fazem qualquer coisa pra despiorar o mundo..
Feliz dia das mães para quem fica quando os outros vão embora, pra quem se doa, quem se importa com bicho e gente, no mesmo peso. Quem abriga e protege. Gato de 20 anos, avó com Alzheimer, cachorro com câncer... Por aí vai...
Que papai do céu te dê tudo que vc precisa, Bia, para que possa manter esse trabalho incrível e continuar inspirando todos nós.

Lúcia Montrod disse...

Quase sem palavras: amei!!!