.
.

24.2.12

Saúde turbinada pelos peludos

Para se despedir dos remédios e dos tratamentos caríssimos, basta a abrir seu coração a um animal de estimação. Entenda por quê

Todo mundo sabe que um bichinho alegra a casa. Mas os benefícios dessa convivência vão além do bem-estar psicológico. Quem tem um cão ou gato para chamar de seu fica menos doente e, quando isso ocorre, tende a sarar mais rápido do que aqueles que torcem o nariz para o "trabalho" e os gastos que os pets dão. Quer deixar sua vida mais colorida? Então leia a matéria abaixo.

:: 7 vantagens do convívio com animais

1) Relaxa
Interagir com um bicho por meia hora libera ocitocina, uma espécie de hormônio calmante, além de elevar a quantidade de prolactina, hormônio ligado ao bem-estar psíquico.
2) Afasta o estresse e a depressão
Quando você brinca com seu amigo, o organismo diminui a produção de cortisol, também conhecido como o hormônio do estresse, e aumenta os níveis de serotonina, neurotransmissor ativo contra a depressão.
3) Reforça as defesas do corpo
Crianças que crescem com cães ou gatos têm 50% menos chances de desenvolver reações alérgicas a fungos e poeira, pois a exposição ao pólen e outros alérgenos trazidos nas patas ajuda a turbinar o sistema imunológico.
4) Reduz a incidência de distúrbios comuns
Donos de animais de estimação são menos suscetíveis a problemas simples de saúde, como gripes, dores de cabeça e de estômago.
5) Previne doenças virais e bacterianas
Acariciar um peludo eleva os níveis de imunoglobulina A, um anticorpo presente nas mucosas que evita a proliferação de vírus e bactérias.
6) Faz bem ao coração
Estudos mostraram que a posse de bigodes e focinhos contribuiu significativamente para a sobrevivência de pacientes que sofreram infarto.
7) Ajuda a manter a forma
Quem duvida que a duração das caminhadas é maior quando se está acompanhado de um cão animado?

:: Bichos de estimação também...

- Combatem a solidão.
- Ajudam a manter o equilíbrio emocional da família.
- Facilitam a interação com pessoas idosas e doentes.
- Ensinam as crianças a serem responsáveis.
- Melhoram o desempenho escolar, motivando os pequenos a estudar.

:: Prrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

- O ronronar dos gatos aumenta a sensação de bem-estar.
- Ajuda a dormir, pois altera o estado de alerta das ondas cerebrais.
- Reduz o risco de ataque cardíaco em 30%.
- Ameniza a dor – sua frequência, entre 25 e 50 hertz, é a mesma utilizada na medicina esportiva para acelerar cicatrizações e recuperar lesões.

:: Decidiu adotar?

Reflita
Você tem tempo, dinheiro e espaço para aumentar a família? Lembre-se que filhotes são bagunceiros e vovôs precisam ir mais vezes ao veterinário. Quem tomará conta do peludo quando você quiser viajar, aliás?
Medique
Bebês costumam colecionar pulgas e vermes, mesmo nascendo dentro de casa. O primeiro grupo de parasitas é tratado com antipulgas de uso externo e o segundo, com vermífugo em gotas.
Vacine
Gatinhos devem tomar a primeira dose da quádrupla aos 45 dias e mais duas com intervalos mensais. Para os cachorrinhos, a vacina correspondente é a déctupla (ou V10). Ambas precisam de repeteco anual.
Castre
A cirurgia ajuda nos problemas comportamentais, evita o estresse causado pelo cio e as demarcações de território, diminui o risco de infecções uterinas e o aparecimento de tumores, aumenta a expectativa de vida.
Tele
Bichanos que vão para a rua correm o risco de morrer envenenados por um vizinho descontente, de parar sob a roda de um carro desenfreado, de brigar com outros animais, de pegar doenças graves.


* Texto escrito para a revista AnaMaria, da Editora Abril.

14 comentários:

Anônimo disse...

Como sempre, seus textos são excepcionalmente bons. Além de instruir, são de agradável leitura e ajudam a diminuir o preconceito contra os animais. Beijo

Anônimo disse...

Bigodes são independentes e têm personalidade, ficam na deles, mas amam com muita intensidade seus donos. Têm energia inesgotável pra brincar a qualquer hora dia/noite. Quem tem é apaixonado, pode perguntar, né Bia?

Ana - Araçariguama

Cris disse...

É uma delícia ter as minhas peludas adotadas aqui, é saúde física, mental e espiritual!!!

Unknown disse...

É sempre bom ler seus artigos! E obrigada pelas boas vindas!! :-)
Realmente, ter um animal em casa sempre nos da muita alegria e paz, é bom cuidar e ver a retribuição que eles demonstram para conosco.
Quando vim morar fora não pude trazer meus 2 labradores,(meu gato "meau") e um casal de agapornis que na época eu tinha (foram todos adotados por amigos e pessoas queridas com exceção do "meau" sofri muitíssimo com a saudade e ausência de meus filhotes, 5 anos se passaram e a vontade de adotar um gato tem aumentado a cada dia, como eu ainda viajo muito e não tenho com quem deixar, resolvi adiar até o verão.
Adoro a companhia dos bichanos e torço para encontrar um bem esperto e lindo, enquanto não tenho o meu, vou lendo aqui sobre os seus que são cada um mais lindo que o outro.
Só queria saber como que vc faz para mantê-los dentro de casa, para não correr riscos? O fato de serem castrados diminui a vontade de se aventurar pelas ruas? Esse é meu maior medo pois o meu "meau" era terrível, ele queria sair e "pedia" para abrir a porta (rs) pela manhã voltava todo sujo...uma noite saiu e não voltou mais.. :(

Agora pretendo ser mais "dura" com meu novo filhote.. mais não sei se consigo! :-)

Bom fim de semana!!! :-)))))

Anônimo disse...

olá, estive aqui há um tempinho pra falar que estava trazendo pra casa uma gatinha que teve sua pata da frente amputada. infelizmente, meus pais não a querem e me pressionam para que eu dê para suipa. nós vamos resistindo enquanto dá. já tirei os pontos e a ferida cicatrizou. gostaria muito que ela conseguisse um dono carinhoso como ela merece. apesar da amputação, não vejo limitação de sua parte, corre, dá o bote, pula alto e brinca. não sabe fazer carinho ainda, pra ela, isso é igual a arranhar e a morder. de levinho. gosto muito dela, mas espero por uma adoção.

fernanda

Leti Abreu e Mimoso disse...

Linda postagem!
Conheça nosso blog de adoção (linkei vcs): gatosdoparque.blogspot.com

Abraço

Post em Branco disse...

Bia, é a primeira foto do Mercvr? Que linda!

Fowler T Btaga Filho disse...

Além de tudo o que disse tem uma outra vantagem. Para quem , como eu, só tem cães e não pode adotar gatos ainda assimos gatos nos auxiliaram.
Permitiram que eu conhecesse gente como o Adote um Gatinho, Confraria dos Miados e Latidos e até a chata da Fabiana Pino que, aleluia, fez uma coisa legal para mim: nos apresentou.na manifestação "ou muda ou fecha" e com o tempo nos apaixonamos por você Linda Beatriz ! sim, porque a Tereza também é fã sua, viu ?

Marina Kater-Calabró disse...

eu fui a típica criança asmática e com uma severa alergia a pêlos de gatos. mas ninguém conseguia me fazer ficar longe dos gatos que minha madrinha tinha na casa dela.
aprendi a lavar as mãos e os olhos toda vez que brincava com eles, para amenizar os efeitos da alergia. e assim fui levando as visitas ocasionais aos felinos.
quando saí de casa, decidi que teria uma gata. adotei a filhote de uma das gatas da minha madrinha e – pasmem! – não tive alergia alguma! ela dormia literalmente em cima do meu rosto, e talvez tivesse sido mais provável que eu morresse sufocada durante o sono do que ter qualquer traço de alergia.
desde então minha convivência com gatos têm trazido só alegrias – não alergias.
e isso sem remédios de qualquer espécie, hein?

Isis disse...

Não sabia sobre a frequência dos rons rons! A natureza, ah, essa mamãe tão sabia! Cê tá linda nessa foto!

Bet@ Jabor disse...

Adotar MUDOU minha vida!!! Meu filho (cachorro) já virou estrelinha e viveu comigo por 13 anos. Ele encheu minhas casa de amor e felicidade!!! Não existe antes dele, somente após sua existência. Agora tenho três filhos felinos: Quíron, Jade e Lion. Meu amores!!! Não sei mais viver sem!!!

Adotar é TUDO de bom!!!
Eu recomendo!!!
Beta Jabor

http://meumundomiau.blogspot.com

Beatriz Levischi disse...

A castração deixa os bigodes mais traquilos, sim, Loide. Mas eles são bichos curiosos e, se Gatoca não tivesse telas, continuariam escapando para a rua. Olha o sufoco que eu passei no começo: http://blog.gatoca.com.br/2008/07/telas-por-que-t-las.html. Pode endurecer o coração, porém, que eles acostumam rápido. Eu garanto! ;)

Poxa, Fernanda, que pena. Você divulgou a pequena nos sites e blogs especializados?

Parabéns pela iniciativa de fotografar os peludos abandonados no centro de Fortaleza, Letícia! Eles estão todos castrados?

Post em Branco, essa não foi a primeira foto do Mercv, mas ele não tinha nem duas semanas em casa.

Vocês também são muito queridos, Fowler! :)

Felicidade embeleza, né, Isis?

Leti Abreu e Mimoso disse...

aOlá. Os adultos que estão na rua estão castrados sim. Os filhotes que recolhi em minha casa ainda não estão castrados pois são muito novos e vou castrando na medida em que forem crescendo e que eu for conseguindo $$$. Estou com 28 gatos em minha casa. Tem duas gatas adultas que ainda não foram castradas porque estão amamentando. beijos

Beatriz Levischi disse...

28 gatos? Ganhou disparado de mim! rs