.
.

3.11.17

Seu gato não come ração úmida (patê, sachê, latinha)?

Começar de pequeno facilita a aceitação da textura diferente, sim. Mas quem adota o bigode já adulto não deve desanimar com o fracasso das primeiras tentativas. Acrescentar umidade na dieta é essencial para evitar insuficiência renal, a doença que mais mata felinos no mundo ― neste post, tem uma coleção de links importantes sobre o assunto, incluindo dicas de prevenção.

Misture a ração úmida na seca
A estratégia ajuda na adaptação, disfarçando a molenguice que causa estranhamento.

Amasse com um garfo
Embora os felinos destrocem animais inteiros na natureza, domesticadões em nossos sofás eles costumam fazer língua mole.

Adicione água
Existem patês mais secos, que alguns bichanos tendem a rejeitar.

Esquente no micro-ondas
Só um tico, claro. Principalmente se a comida foi guardada na geladeira. O cheiro fica mais forte e o sabor, provavelmente (rs), também.

Teste lugares diferentes
Keka só come em cima da mesa, acreditem. Famílias com integrantes briguentos devem tomar o cuidado de distribuir os potes de um jeito que todos se sintam seguros para lambiscar.

Teste horários diferentes
Já contei aqui no blog que os peludos pararam de vomitar quando passei a dar as latinhas de manhã, né? (Explicação nest link.)

Respeite a capacidade do estômago
Naquele corpinho cabe, confortavelmente, 20 ml de líquido ou 20 g de comida. Se rolou uma beliscada na ração seca ou uma visita ao bebedouro antes, a úmida vai sobrar. Vale deixar no chão (fora do sol), que em 40 minutos o estômago libera.

Experimente várias marcas e sabores
Como escrevi lá em cima, há diferença na secura (inclusive entre sabores da mesma marca) e cada bigode tem sua preferência.

Insista
Gato é bicho de costume. Do nada, a criatura muda de ideia e a gente fica com cara de tacho.

50 comentários:

Anônimo disse...

Ofereço atum ao natural uma vez por semana. Amasso bem e junto um pouco de água. Tem dado certo

Aninha disse...

Sempre coloco um pouco de água no patê e bato com o mixer.
Aí sirvo em vários pratinhos não muito fundos. É uma festa!

Maria disse...

Aqui já tentamos alimentação caseira super balanceada, não aceitaram.
Então oferecemos patê algumas vezes por semana

Juliana Ripoli disse...

Eu estou nessa luta para tentar fazer os meus gatos comerem ração úmida. Adotei os dois ainda filhotes ( 1 e 3 meses), eles amavam ração úmida, comiam todos o dias. Depois de adultos deixaram de gostar. Eu continuo oferecendo, mas a comida fica intacta. Já tentei todas as marcas. A que mais agradou foi a pet delicia, mas ainda assim, eles não comem muito. Vou tentar essas dicas.

MAY CARVALHO disse...

Tenta dar a n&d de salmão. É natural e meu gato aceitou.

Anônimo disse...

Minha gata tem 1 ano e 4 meses. Desde os 5 meses tento dar ração umida mas ela só lambe o caldinho e deixa de lado.
Não sei o que acontece.

Unknown disse...

Minha gata não come de jeito nenhum ração úmida.. só as secas.. já tentei, insisti mas a bichana não aceita.

Beatriz Levischi disse...

As dicas deram certo, Juliana?

Para a gata que só lambe o caldinho, tente dar patê em vez de sachê ─ os bigodes também fazem isso.

Para a gata que só come ração seca, você testou todas as marcas do mercado?

Gilnei disse...

O meu gato tem uns 8 anos, tô sempre trocando a ração seca por uma melhor, pois ele já perdeu valguns dentes.
Então resolvi apostar na ração umida, estou dando wiskas,comeu bem no início, mas agora só lambe o caldinho.
O que devo fazer ?

Beatriz Levischi disse...

Patê é melhor do que sachê, Gilnei. Ainda mais se você usar como base da alimentação, não como petisco. Para os bigodes, eu dou Pet Delícia, porque tem cara e cheiro de comida de verdade, sem corantes nem conservantes:

https://blog.gatoca.com.br/2017/05/pet-delicia-riqueza-felina-em-gatoca.html

The Russian Ghost disse...

Adorei as dicas, obrigada! Ótima escrita também, bem descontraída e de fácil entendimento :)

Unknown disse...

Há minha sempre comeu o sachês , mas patês elas não gostaram mas do nada uma dela não quer mas comer o sachês e fica arranhando o chão como se estivesse enterrando

Beatriz Levischi disse...

Eles enjoam mesmo. Você já experimentou as latinhas da Pet Delícia? Os bigodes adoram, porque tem cara e cheiro de comida de verdade (sem corantes nem conservantes): https://blog.gatoca.com.br/2017/05/pet-delicia-riqueza-felina-em-gatoca.html.

Unknown disse...

Olha no pet shop a vendedora me disse que para a gata idosa dela ela da ração p filhote ,disse que é melhor p mastigar,não sei se está certo mais ...

Fernando disse...

Meus gatos adoravam pate. Testei de várias marcas... de repente começaram a rejeitar a comida. Acredito que deve ser a dica da comida fria, que fica na geladeira. Vou tentar por um pouco de caldo e no micro-ondas.

Fernando disse...

que chique.

Beatriz Levischi disse...

Ração de filhote tem mais calorias porque eles estão em desenvolvimento. Não é adequada para adultos, não.

Gato enjoa mais fácil mesmo, Fernando. Deu certo esquentar a comida com o caldinho?

Unknown disse...

Não tenho só o nome em comum com a Juliana, a história com minha gatinha Cleópatra é exatamente a mesma. Quando a adotei, ainda filhote comia sachês e pastinhas muito bem, todos os dias. Porém, ao ficar adulta, não come mais. Já tentei colocar água, já esquentei no microondas, mudar o local onde colocar a comida, tentei de todas as marcas possíveis e nada. Cheira e sai de perto! Já peguei várias vezes ela roubando a pastinha da minha cachorra Lunna. Ou seja, de cachorro ela quer, de gato nem chega perto. Por que será?

Unknown disse...

Os meus TB fazem a mesma coisa... ultimamente eles só lambem pouquinho do caldo..

Sah disse...

Tô na mesma. Não sei o que fazer. Vou tentar um de cada marca pra ver qual ela pega.

Beatriz Levischi disse...

Gatos enjoam fácil mesmo, Juliana. Mas toda hora surge uma opção nova no mercado. Eu continuaria tentando.

Manu disse...

Alguém pode me ajudar? Minha gata só lambe o caldo, mas quando tenta mastigar os pedaços do sache eles caem da boca dela. Não entendo. Com a ração seca ela come normalmente.

Beatriz Levischi disse...

Pela minha experiência, ela está tentando aproveitar só líquido do sachê, Manu. Os bigodes não comiam o "bagacinho" também. Tente outros tipos de alimentação úmida.

Unknown disse...

A minha Mel com um mes comecou a comer pate agora com 2 meses so quer comer frango cozido na agua ou mamar na mãe. Não sei mais oque fazer p fazer ela comer patê . Quando tento dar ela quer tapar. como faz na areia. É normal?

Marta disse...

Obrigada pelas dicas, tenho 4 gatos( 3 meninas e 1 menino) o gato 2a7m não come ração úmida, foi acostumado qd pequeno, mas vou trocar por patê, quem sabe dá certo. Uma das gatas ( 10 anos) só toma o caldo e ração seca, muito sedentária, come e dorme, estou sempre atrás dela se está fazendo xixi e se alimentando. E as outras duas gatas( 2 anos) comem tudo que tem, ração seca, úmida, carne cozida.
Dou ração seca para castrados de frango, os 4 não aceitam outro sabor.

Beatriz Levischi disse...

Dois meses é bem novinha, faz sentido a Mel preferir mamar. Você testou todas as dicas do post?

Volta para contar se deu certo, Marta! :)

XL Daiana disse...

Quantas vezes devemos tentar? Porque eu tentei hj misturar úmida e seca, e nada. Vou deixar ali, ver se mais tarde ele come.
O meu gatinho come 4x ao dia, então se até o próximo horário ele não comer, vou dar a seca.

Beatriz Levischi disse...

Você tentou oferecer a ração úmida sem misturar, Daiana? A seca pode ficar disponível no chão, porque gatos costumam comer pouco, várias vezes ao dia.

Unknown disse...

Uma alternativa que às vezes funciona é amassar a ração e colocar mais água. Para uma das gatas eu ponho 1 colher de chá e 4 de água e dou por 3 vezes aos dia.
O objetivo é hidrata-los. ;-)
Boa sorte!

Unknown disse...

Geralmente as rações para filhotes têm mais proteína, então não é muito indicado para gatos mais velhos por sobrecarregar os rins. Abraços!

Unknown disse...

Meu Thomé de 2 anos e 1 mês, está muito seletivo com a ração, do nada parou de comer, não de tudo, ele belisca as vezes, mas é como se nao fosse o que ele queria. Não tem outro sintoma, urina e fezes normais, brinca e dorme. Mas pra comer tá sendo uma luta, tô em dúvida do que pode ser e tenho tendência a ficar bem preocupada

Adriana Gheren disse...

A minha gatinha só come ração seca e úmida em potes separados. E da úmida só bebe o caldinho.

Thayná K. disse...

A minha é de épocas, ela amava whiskas sachê, bastou eu comprar muito para deixar em casa e ela parou de comer. Comprei outras marcas para variar e ela voltou a comer, esperei um tempo e comprei mais das outras marcas pra intercalar. Agora ela parou de comer outra vez 😑 já tentei dar em vários horários, inclusive pela manhã, que é o horário que ela está realmente com fome.
Vou tentar amassar e ver se ela come.

Beatriz Levischi disse...

Paladar seletivo pode ser frescura, mas também sintoma de várias doenças. Na dúvida, leve o Thomé ao veterinário.

Tente patê em vez de sachê, Adriana. Assim ela não conseguirá separar só o caldo.

Unknown disse...

Eu tenho tres gatos o macho adora sache come um sozinho se deuxar, a outra só gosta de patê e tenho uma outra que é muito sistematica nao aceita pate, sache de nhums marca experimentei dar gema de ovo amassada ela comeu e tb adora leite vai entender essas criaturas.

Beatriz Levischi disse...

Apesar de os desenhos animados ensinarem o contrário, não se deve dar leite de vaca para os bichanos — só filhotes precisam de leite e cada um da sua respectiva mãe, rs. Ovo em excesso também pode causar obesidade e aumento de colesterol. Você testou todas as dicas do post?

Unknown disse...

Oi, estou em uma luta... Tenho 2 e fiquei 1 ano sem comprar sachê pois simplesmente pararam de comer e eu vinha gastando muito para jogar tudo fora. Pois bem, resolvi comprar sache novamente e eles comeram muito bem por 4 dias, exatos 4 dias e hoje quando dei só cheiraram e foram embora, um deles até tentou enterrar, coisa q ele faz quando não gosta de algo... Eu não mudei os sabores, dei 2 dias de frango e depois 2 dias de carne, e hoje voltei ao frango... Amanhã vou tentar de carne... Eles não comem o patê, já tentei e tive de jogar tudo fora também...

alexandre disse...

A minha tb

Naty disse...

O meu tem problema nos rins...Ofereci Pet Delicia Control, cheira e sai de perto 😒

Ana Maria disse...

Oi bom dia feliz ano novo, minha gatinha foi operada de fecaloma daí ela tem que comer ração úmida, mais ela não gosta de ração úmida,tá dando trabalho pra comer,o que eu devo fazer pra ela comer?

paula disse...

Tenho 4 gatos 3 comem sache , 1 deles estou tentando fazer ele comer poi sei que é bom pois hidrata e ele já teve problemas urinario 2x , mas tá uma luta, pois não gosta mas vou tentar as dicas daqui, o meu mais velho vai fazer 13 anos, sempre comeu sache e frango gordo na água e ração gbm ele é super saudável

Unknown disse...

Os meus tbem só lambinham o caladinho.. passei a bater no mix ..até virar uma mansinha aí eles comem quase tudo..experimdnte

NILDA disse...

Estou nessa luta desde 12/03 , Zara minha gata de 9 anos ta sem querer comer por vontade própria , estou dando com meus dedos ou seringa,não ta fazendo o número 2 ,bebe pouca água ,dei água de coco, recovery,ja levei a 3 veterinarios,fez ultrasson do abdómen,exames de sangue e urina,acusou lipidose hepática e infecção urinaria,mas ta esperta,faz xixi,tomando silmox de 50mg,trocou ração e fazendo fluidoterapia a cada 2 dias. Estou de plantão para ver os movimentos dela e tenho mais 3 pimpolhos daqui que são meus companheiros o tempo todo.Pedindo a Deus que passe logo essa fase e ela volte ao normal.

Anônimo disse...

Meu gordinho de 15 anos está com insuficiência renal,único sache que devora é natural da guabi ,tentei todos renal e não aceita

Anônimo disse...

Kkkk a minha também

Anônimo disse...

Não faça isso.. atum em lata não é indicado para os gatos por conta do sódio e do mercúrio.

Anônimo disse...

Meu gato está bem idoso, 17, e só c 2 dentes. Não come a ração umida pois sempre comeu a seca. Não sei mais o que fazer porque ele não come mais.

Beatriz Levischi disse...

Com gato precisa ter paciência, gente. Neste post, eu compartilho como reverti a rejeição à latinha de peixe:

https://blog.gatoca.com.br/2022/10/como-ensinar-seu-gato-amar-racao-umida.html

Zara melhorou, Nilda?

Tutora do gatinho de 17 anos, vocês já foram ao veterinário? Ele pode não estar comendo por algum problema de saúde. Nessa idade, é comum desenvolver insuficiência renal e a doença afeta o apetite.

Anônimo disse...

Minha Chiara, está com 2 anos e 6 meses, comia mto sachê sempre misturava com frango qdo sachê era de frango...desfiado .Comia super , agora há um tempo só ração seca e só da marca Royal CANIN. tô preocupada ...nas ainda sim de vez em qdo tento ração úmida, Patê??? só $$$ no lixo...não come 😭

Tataia1205 disse...

Marta, eu nunca dei recovery, mas tem um gatinho com anemia e me disseram pra tentar. Torcendo pra comer