Freelancer não tira férias porque, quando sobra tempo, não tem grana e, quando sobra grana, não tem tempo. Mas me permiti um capítulo mais leve para a série inspirada em O Encantador de Gatos, livro do Jackson Galaxy, neste janeiro de piscina inflável. Seguem 13 curiosidades sobre as maquininhas de matar que a gente tanto ama.
1) Se o potinho de ração não enchesse como mágica, seu amigo caçaria de dez a 30 vezes por dia para conseguir oito ratos, as presas favoritas de 75% dos bichanos ― pássaros aparecem em segundo lugar, provavelmente pela dificuldade na captura.
2) Espécies felinas selvagens que caçam à noite têm bigodes mais proeminentes do que as diurnas.
3) Quando os peludos estão sozinhos em casa, passam 21,6% do tempo olhando pela janela, segundo estudo de 2009, que colocou câmeras em suas coleiras.
4) O recorde mundial do Guinness de ronrom mais alto ficou com a britânica Smokey, capaz de alcançar 67,7 dB, a altura de uma conversa em restaurante.
5) Virar de barriga para cima (com as garras guardadas, claro) equivale a um abraço felino ― e uma bela demonstração de confiança, por ser uma posição vulnerável. O que não significa permissão para meter a mãozona lá.
6) Existem pouquíssimos gatos selvagens de cabeleira longa porque não se trata de uma característica natural e, sim, selecionada por criadores, já que eles têm maior sensibilidade ao toque e à bagunça nos pelos durante a limpeza ou o carinho.
7) Bichanos apresentados a um brinquedo novo, em estudo de 2002, aumentavam as mordidas e as caças, em comparação à interação com o mesmo brinquedinho de sempre.
8) Receptores de toque de adaptação rápida respondem ao movimento de pele e pelo no momento em que ele ocorre. Já os de adaptação lenta, comuns na parte de baixo do corpo, onde a maioria dos felinos é mais sensível, continuam disparando a informação durante o estímulo, o que os torna os principais responsáveis pelo nem sempre simpático "chega".
9) Os genomas de tigres e gatos domésticos têm mais de 96% de similaridade, indicando que suas proteínas são organizadas de forma parecida.
10) Quando os peludos iniciavam contato com os tutores, em estudo que avaliou mais de seis mil interações de 158 casas, ele não só durava mais como era mais positivo do que aqueles iniciados pelos tutores.
11) Se um gato morria de causas naturais no Egito, sua família humana raspava as sobrancelhas em sinal de luto. Essa devoção foi documentada pela mumificação dos bichanos, preparados para o pós-vida muitas vezes em companhia de ratos também mumificados.
12) Dizem que Maomé amava tanto seus peludos que cortou a manga do manto de orações em que o favorito Muezza dormia, ao ser chamado para os trabalhos.
13) Acredita-se que milhões de gatos receberam sentença de morte em julgamentos de bruxaria e acabaram queimados na fogueira ― se os tutores tentassem defendê-los, enfrentavam a Inquisição também.
(Tem um troco sobrando, gosta do nosso trabalho e quer se tornar apoiador também? Dá uma fuçada nas recompensas da campanha — aqui fiz um resumo das principais ações, on e offline, destes 16 anos de projeto. ❤)
CAPÍTULO 1: Existe um canto do planeta sem gatos?
CAPÍTULO 2: A primeira gateira da história
CAPÍTULO 3: Como a humanidade se curvou aos bichanos
CAPÍTULO 4: Seu gato vem da América ou do Velho Mundo?
CAPÍTULO 5: 8 mudanças genéticas nos bichanos modernos
CAPÍTULO 6: 44 raças de gatos lindos, mas doentes
CAPÍTULO 7: O mistério do ronronar
CAPÍTULO 8: O que seu amigo quer dizer?
CAPÍTULO 9: 7 posições de rabo explicadas
CAPÍTULO 10: Decifre as expressões faciais do seu gato!
CAPÍTULO 11: Como é um abraço felino?
CAPÍTULO 12: Feromônios e os cheiros na comunicação
CAPÍTULO 13: Tem outro bichano vivendo dentro do seu!
CAPÍTULO 14: O segredo da gatitude!
CAPÍTULO 15: Conheça sua maquininha de matar: tato
CAPÍTULO 16: Conheça sua maquininha de matar: bigodes
CAPÍTULO 17: Conheça sua maquininha de matar: visão
CAPÍTULO 18: Conheça sua maquininha de matar: audição
CAPÍTULO 19: Como e o que os gatos caçam?
CAPÍTULO 20: E como eles comem?
CAPÍTULO 21: Felinos se limpam como a cena de um crime
CAPÍTULO 22: E dormem menos do que parece
CAPÍTULO 23: Qual é o arquétipo do seu bichano?
CAPÍTULO 24: Identifique os lugares de confiança dele
CAPÍTULO 25: Gato medroso: faça do esconderijo casulo!
CAPÍTULO 27: Existe bichano dominante (ou alfa)?
CAPÍTULO 28: A importância dos três Rs para um gato
CAPÍTULO 29: Três Rs: o jeito infalível de brincar
CAPÍTULO 30: Três Rs: como alimentar a gatitude
CAPÍTULO 31: Três Rs: limpeza e sono felinos
CAPÍTULO 33: Gatificação: arranhar sem estragos (estreia no dia 18 de outubro!)
2 comentários:
Esta linda cabeleira de fitas faz juz ao olhar da modelo: "quer parar com isso?"
Conhecia algumas das curiosidades. Outras não, como a de Maomé, que achei bem interessante
Postar um comentário