.
.

4.8.23

3 jeitos de oferecer ração úmida para seu gato

Depois de muito relutar, eu apelei ao Churu para ver se as gatas caquéticas davam uma chance ao parquinho vertical, que deveria ter chegado 16 anos antes. E a meleca que todo mundo chama de "cocaína felina" foi solenemente rejeitada por metade das integrantes de Gatoca, que gostaram mesmo é da Pet Delícia nova de escondidinho suíno, 100% natureba. rs


Como Pipoca e Pufosa já não estavam em seu melhor momento, demandando uma atenção especial à alimentação, tive a ideia deste post. Aumentar a umidade na dieta evita problemas renais, já que os peludos não têm o costume de beber água, pois as presas que caçavam na natureza forneciam toda a hidratação necessária — 70% de líquido contra cerca de 10% da ração seca, né?

Mas nem todo bichano curte ração úmida — dei dicas de adaptação aqui, aliás. E, se eles não vierem correndo ao ouvir o clique da latinha, como a Keka e a Jujuba, vocês podem amornar no micro-ondas.


Para a Pufosa, eu batia no processador com pouca água e ela lambia direto da xicrinha — no pote não fazia o mesmo sucesso (vai entender).


Já a da Pipoca, que precisava ficar bem lisinha para passar na seringa, levava mais água — também escrevi sobre como conseguir essa textura. E recentemente, por necessidade, descobri uma forma de bater quantidades maiores e posso compartilhar em um próximo post, se quiserem. :)

10 comentários:

Anônimo disse...

Que tamanho de seringa você usa para dar a comida quando precisa?

Andreza Zanre disse...

Vc é um anjo! Meu renal o-de-i-a ração úmida com todas as forças dele... chega até a fazer aquela ânsia q eles fazem qdo não gostam de algo. Tentarei suas dicas! Inclusive agora ele começou a escolher a ração seca também, perdeu 400gr de peso pq não queria comer a ração... enjoou do sabor acho. Pq troquei de sabor e ele voltou a comer.

Beatriz Levischi disse...

Eu uso o dosador oral de 3 ml, mas tem gato que só toma de 1 ml em 1 ml. E no estômago deles cabe, confortavelmente, 20 ml por vez — demorando 40 minutos para esvaziar.

Neste post explico sobre o dosador:
https://blog.gatoca.com.br/2021/11/seringa-que-goteja-para-cuidar-de-gato.html

Aqui tem dicas para dar líquidos na boca:
https://blog.gatoca.com.br/2016/12/13-macetes-para-dar-liquidos-na-seringa.html

E não deixe de ler o alerta sobre alimentação forçada:
https://blog.gatoca.com.br/2022/06/cuidado-com-alimentacao-forcada-para.html

Quantos anos tem seu renal, Andreza?

Anônimo disse...

Aqui o que funcionou pra minha chatinha parar de perder peso foi ração de filhote

Rafa disse...

Ooii
Mas esse Churu tem pra gato renal? Ou deu sabor normal mesmo? Minha gatinha gostou do patê da Hills mas teve diarreia e vomitou depois, nem pude dar mais.
Ela só come na seringa, fico com medo, mas ela come de boa. Queria achar uma raçao que ela queira, mas nenhuma ela gosta.
Só quer comer o que nao pode, proteínas CRUAS! Nao posso dar vacilo que ela quer aubir na pia e lamber a carne descongelando.

Anônimo disse...

Forneço ração úmida 2 vezes ao dia aqui em casa

Beatriz Levischi disse...

Muito bom! :)

Churu não é renal, não, Rafa. Em 2016, eu descobri que funcionava melhor aumentar a umidade na alimentação dos gatos do que dar apenas a ração renal seca. E, com a ajuda de uma vet nutróloga, bolamos a rotina que explico neste post:

https://blog.gatoca.com.br/2020/07/como-separar-racao-de-gatos-com-dietas.html

Pipoquinha foi diagnosticada com a doença aos 5 anos e morreu em julho agora, com 16. Também escrevi sobre o cuidado com os bigodes aqui:

https://blog.gatoca.com.br/2023/05/o-dificil-equilibrio-ao-cuidar-de-gatos.html

wcris disse...

Pintada fica quieta pra tomar o soro subcutâneo. Mas pra comer via seringa é revoltada. E sem seringa não come nada. Affffff quer viver de soro Ringer?

Luciana disse...

Aqui em casa também está sendo uma luta, em 1 mês meu gato emagreceu 2 kg não come nada sozinho, só na seringa, tbm ponho a ração seca na boca dele, ele não curte muito mas não está vomitando, só assim ele começou a engordar um pouco. Também foi diagnosticado com doença renal... O céus como e triste ver ele desanimado.

Beatriz Levischi disse...

Um aperto para vocês, meninas!