.
.

20.4.23

Comprei a primeira caminha para gato, 17 anos depois

Eu aprendi a ser gateira com o carro andando — 18 anos atrás, sequer simpatizava com animais! Isso quer dizer que não faltou improviso em Gatoca. E o mais duradouro deles foi a caminha. Primeiro, a gangue se dividia entre as camas de solteiro da nossa casa antiga, três irmãos sem pais. Para o apertamento de São Bernardo, Tati Pagamisse doou os encostos de seu sofá, que viraram almofadões, perfeitos para acolher dez gatos.

Aí, em Sorocaba, conquistamos nosso próprio sofá, doado pela minha prima Miriam. Chocolate teve, ainda, o travesseiro de joaninha de uma ex-chefe, presente para mim, na verdade, por causa do recheio de camomila — repaginado à la Tim Burton. E a cestinha que Leo havia comprado para enterrar a Clara, sem sucesso.

Sempre que alguém comentava sobre a tal da cama nuvem no grupo de apoiadores, a alergia gritava — junto com a praticidade capricorniana e a conta bancária de jornalista freelancer. Acontece que três mortes em um ano e meio nos dão outra perspectiva sobre a vida. E decidi testar com a Chocolate, que sente mais frio por causa da idade (16 anos e meio) e porque não dorme no grupinho.

Escolhi de propósito um modelo em que só cabe a gata-anã, com o preço justo da gringa, lavável na máquina. E me surpreendi: a pelúcia esbanja maciez e o tecido limpa fácil com paninho molhado, mesmo não sendo impermeável — só posso afirmar isso porque, quatro dias depois, ela teve uma diarreia nunca dantes vista.

De diva a doce, toda vez que passo pela lavanderia, a criatura está em uma pose diferente.




E nem a maria-fedida resistiu — não me perguntem se isso é ovo ou cocô.


Para ampliar, cliquem na imagem

9 comentários:

Anônimo disse...

Noooossa! Como parece gostoso estar dentro da caminha, que aconchego!
Aqui nunca comprei dessas, mas das comuns já tive várias que nunca fizeram sucesso. Todos preferem os sofás e camas humanas. Além de alguns "colchões" peculiares... Tipo um balde de roupa suja aberto, ou pior, o monte de roupa lavada recém saída do varal!

Adrina disse...

que linda! Que bom que ela adorou

Anônimo disse...

Preço??

Renata disse...

Presente mais do que merecido pela Chocolate! Ela ficou linda na caminha nova! Que aproveite muito agora no tempo mais friozinho!

Anônimo disse...

Amei! Ela parece feliz e confortável. Regina Haagen

Anônimo disse...

Fofura total! Parece um ninho

Anônimo disse...

As caminhas e travessiros que compram sempre viram mictório. Dou meus travesseiros velhos e eles adoram

Anônimo disse...

Coisa mais linda e gostosa 🥰

Beatriz Levischi disse...

Eu nem passo perto dos gatos com a roupa recém-saída do varal, Cris. rs

Este post não é publi, por isso não especifiquei a marca e o valor.

Chocolate ainda ama a caminha, gente!