.
.

5.3.20

Cachorro ou gato perdido: saiba o que fazer!

Este post provavelmente será um choque para quem conheceu a Beatriz protetora. Mas a verdade é que eu já morei em casa sem tela (com telefone fixo!), onde vivia fazendo gambiarras para os gatos não irem para a rua, até que a Rosa e o Casé ajudaram a acabar de vez com o pesadelo das fugas — justamente por isso tenho tanta paciência com a ignorância alheia.

E, por três vezes, que não contei aqui, os bigodes me tiraram o sono em São Bernardo: Clara ficou presa no forro do telhado de um sobrado da rua de trás, Mercv caiu no jardim de inverno de uma clínica médica e, quando a faxineira chegou para trabalhar, tentou espantá-lo jogando um balde de cândida (episódio que me rendeu os óculos quebrados), e Chocolate travou na roseira da vizinha, sem deixar que ninguém se aproximasse.

Em nenhum dos casos os sem-noção conseguiriam voltar sozinhos para Gatoca, tanto que nossas buscas levaram dias. E, como nos últimos sete meses fui "atropelada" por dois cachorros fujões, o Strike e a Nina, e teve ainda o Napoleão, que estourou a caixa de transporte no nosso mutirão de castração e sumiu em Santo André, resolvi compartilhar a experiência acumulada.

Você perdeu um peludo?

Divulgue imediatamente nas redes sociais
Quanto antes, maior a chance de reencontrar animal porque ele ainda estará por perto. Escolha uma foto atual, descreva características peculiares dele, informe a data e o local do desaparecimento e não esqueça de incluir seu contato.

No grupo de Facebook Cachorro Perdido em SP, Capital eu achei a família da Nina e, graças a ele, a dona da casa em que ela entrou a reconheceu. Me sugeriram também o Procura-se Cachorro, que tem página no Face e no Instagram. Indiquem vitrines bacanas, para gatos e de outros estados, nos comentários.

Faça buscas à noite
A cidade fica mais silenciosa e seu amigo poderá ouvir você esgoelando por ele — não tenha vergonha de pagar de louco. Foi assim também que eu consegui escutar a resposta da Clara e me pus a tocar todas as campainhas do perímetro, pedindo descaradamente para entrar nas residências onde os miados pareciam ficar mais altos.

Se o bicho for arisco, não delegue
Tem animal que só se reporta ao tutor, como o Napoleão, que desentocou do matagal apenas quando ouviu os assobios da Jane — 19 horas depois do nosso sofrimento vão.

Converse com pessoas estratégicas
Saca aquela galera que passa boa parte do tempo observando a rua? Segurança, flanelinha, vendedor de cachorro-quente, pipoca, espetinho, instalador de Sem Parar. Quem descobriu Mercv preso na clínica foi o guarda, que sabia que a gente estava atrás dele, quando pediram ajuda com umas caixas.

Distribua cartazes pelo bairro
Tecnologia analógica, em um país como o nosso, não acabará tão cedo. O que colocar no papel você aprendeu lá em cima. Na hora de colar, vale poste, comércio, garagem. Vejam esta relíquia da fuga da Chocolatinha — nem experiência com cartaz a gente tinha!


Bônus: use coleira de identificação!
Se existe a mais remota chance de o pet cruzar os limites do seu lar-doce-lar sem supervisão, compre uma coleira do tamanho dele no pet shop e peça para gravarem seu telefone na plaquinha em qualquer loja de aliança.

O conteúdo do Gatoca é financiado por gente que acredita que o mundo pode ser melhor. Quer fazer parte da transformação? www.catarse.me/apoiegatoca

26 comentários:

AliceGap disse...

Coleira com telefone salva vidas!!

Elisa disse...

É muito desesperador o bichinho fugir. Nunca vou esquecer essa experiência. Redes sociais são uma ajuda e tanto e os cartazes também.

Anônimo disse...

Essa gata parece o meu gato floquinho

Marina Kater disse...

os meus tiveram coleira com nome e telefone até a gente perceber que ninguém quer sair do sofá. 😅

Anônimo disse...

🫶🏾

Aline Silpe disse...

E hoje há um monte de outros tipos de plaquinhas de identificação que a gente pede pela internet e chegam em casa!

Anônimo disse...

Algumas pessoas juram que colocar itens com o cheiro do seu pet do lado de fora, como uma coberta favorita ou uma peça de roupa, ajuda a atraí-lo de volta. Nunca testei, e espero nunca precisar.

Samanta disse...

Post necessário! Se é para ter algum animal, é preciso cuidar corretamente!

Anônimo disse...

Meu maior medo!!! Espero que nunca aconteça

Anônimo disse...

Esse blog segue há anos me ajudando a dar qualidade de vida para meus gatos, dou muito grata por td

Anônimo disse...

Sou a Cris. Vivo com esse vazio: Snake saiu pelas telas do alambrado ou ganhou o telhado?
De alguma forma ela foi.
Todas as medidas de busca... em vão.
Perder um pet por desaparecimento é ferida que nunca fecha. É chorar sempre que falar no assunto. Como agora.

Anônimo disse...

Deve ser horrível não saber o qie aconteceu com um amigo, ótimas dicas

Li disse...

São dicas ótimas, que colocam quem está desesperado com o sumiço do amigão no rumo, trazendo um norte necessário, pois sabemos que os primeiros momentos são muito importantes na busca do peludo

Li disse...

Ah! E uma outra dica, que serve para antes de perder o companheiro, é microchipar, em algumas ocasiões é possível fazer até gratuitamente

Carla disse...

Já tive um perdido 🥲 é triste

Anônimo disse...

Perder um bichinho é um pesadelo. Esse post é muito importante!!!! Bia, parabéns pelo seu trabalho!!!

Anônimo disse...

Obrigada por tanto ❤️🙏🏻

Antoinette Mancilha disse...

Post importantíssimo: animais não falam para dizer onde moram, então microchipar e colocar coleira com plaquinha com telefone é essencial. E todos os métodos de divulgação devem ser explorados. Perder um animal é desesperador 😭😭😭

Anônimo disse...

Post importantíssimo!

Anônimo disse...

Obrigada, Bia! Vou compartilhar com amigos!

Anônimo disse...

Post super importante!

Neide Rodrigues disse...

Desesperador um bichinho fugir! Essas dicas aqui são preciosas.

Anônimo disse...
















E não dá para confia que o gato vá responder o chamado. Aqui, um gato foi no quintal da vizinha do lado e em momento nenhum miou, passou a noite se equilibrando no suporte do toldo porque ela achou que ele voltaria sozinho e só veio me chamar na manhã seguinte

Gláucia Almeida disse...

Dicas preciosas! Na hora do desespero, fica difícil raciocinar!
Muito bom ter Gatoca de volta! Obrigada por tanta ajuda!

Anônimo disse...

Texto mto importante!!!

Anônimo disse...

Nossa é assustador pensar em eles saírem, mas são diacas importantes, pq ainda acontece!!