Quem acompanha o Gatoca sabe que ele começou com um filhote, que eu achava que não gostava, e hoje abriga um senhor de 15 anos, que me deu um projeto de vida — mais nove irmãos. Envelhecer nunca é fácil, principalmente no atacado. Mas tenho o privilégio de trabalhar em casa e conseguir abraçar tarefas inglórias, que ajudam a retardar o avanço da doença renal coletiva e do carcinoma da Clara.
Vegana-ativista, me incomodava demais o descarte das seringas usadas com os remédios, que ficavam duras muito rápido por causa da borracha do êmbolo — isso quando as farmácias não empurravam o conjunto com a agulha, sugerindo jogar fora, sem peso na consciência.
E me pus a experimentar alternativas, apelando inclusive para a versão de pássaros — trambolhuda e desestruturada para usar com uma mão só.
Até que descobri que o nome certo dessa seringa é "dosador oral". Continuou impossível de encontrar em lojas físicas, mas a internet resolveu o problema. Da década. rs
E o dosador oral vem com outras vantagens, além de poupar o meio ambiente: é fácil de higienizar, o bico fininho incomoda menos o animal, evitando que ele engula ar junto com o medicamento, a tampinha não deixa entrar sujeira e o êmbolo de plástico desliza mais macio — sua tendinite agradecerá!
Funciona perfeitamente também para dar comida (processada, claro) e água. Lembrando que cabe confortavelmente no estômago de um gato 20 g ou 20 ml por vez. E a digestão deles demora cerca de 40 minutos.
Outras infos essenciais:
:: Doença renal, pelo maior especialista em gatos do Brasil
:: 7 dicas que podem salvar seu amigo
:: Diagnóstico renal não significa sentença de morte
:: Sobrevida de 11 anos (e contando)!
:: 9 sinais de doença que a gente não percebe
:: Teste: seu peludo sente dor? Descubra pela cara!
:: Como identificar mal-estar sem sintomas
:: Quando correr ao veterinário?
:: Dicas salvadoras (e vídeo) para dar remédio
:: O difícil equilíbrio ao cuidar de gatos
:: Pesando bichanos com precisão
:: Como estimular a beber água
:: A importância de ter potes variados
:: Gatos sentem o sabor da água
:: O melhor bebedouro para o verão!
:: 13 macetes para dar líquidos na seringa
:: Seringa que goteja para cuidar de gato doente
:: O milagre da água na seringa, seis anos depois
:: Pele flácida: velhice ou desidratação?
:: Soro subcutâneo: dicas e por que vale o esforço
:: Soro fisiológico, ringer ou ringer com lactato?
:: Em quanto tempo o soro faz efeito?
:: O desafio da alimentação natural
:: Quando a alimentação natural não dá certo
:: Ração úmida mais barata para gato renal
:: Seu pet não come ração úmida (patê, sachê, latinha)?
:: Como ensinar o bichano a amar ração úmida natural
:: Truque para quem não come ração úmida 'velha'
:: Ração em molho: nós testamos!
:: Alimentação de emergência para animal desidratado
:: Suco para gato debilitado que não aceita comida
:: Calculadora de ração felina, seca e úmida
:: Cuidado com alimentação forçada!
:: Como deixar o patê lisinho (para seringa!)
:: Suporte para comedouro pode cessar vômitos
:: Gato vomitando: 4 dicas que ninguém dá
:: Diarreia em bichanos: o que fazer?
:: Quando e como usar fralda
:: Gastrite causada por problemas renais
:: Luto: gatos sentem a morte do amigo? O que fazer?
OLÁ, EXISTEM DOSADORES COM 10 ML, PENSO QUE SEJA MAIS PRÁTICO PARA CONSEGUIR DAR 20 ML ÁGUA A CADA VEZ. VALEU PELA DICA!
ResponderExcluirVou procurar agora!
ResponderExcluirObrigada Bia!
Meu peludinho se foi onte aos 14 anos com doença renal. Estou triste demais, mas ainda tenho mais dois mocinhos aqui (10 e 12 anos)...eles não tem sintoma nenhum, mas estou pensando em tentar acostumar eles com gotejador. Eles tem potinhos pela casa, e uma fonte de barro, mas a vet deles disse que eles nunca tomam água suficiente. Vou tentar isso. Não quero que eles sofram o que o Bibi sofreu . Obrigada!
ResponderExcluirQuanto maior o dosador mais difícil de usar com uma mão só. E tem gato que não consegue tomar 10 ml de uma vez. O ideal é começar de pouquinho (1 ou 2 ml) para não afogar o animal.
ResponderExcluir😘
Sinto muito pelo Bibi, Mônica. Como te respondi pelo Instagram, essas informações ainda são pouco divulgadas mesmo. Mas 14 anos é bastante tempo para um gato — claro que a gente sempre acha que eles poderiam viver mais, né?
oi Bia onde vc comprou? comprei no Mercado Livre como dosador oral mas não veio essa
ResponderExcluirEu pesquiso no Google pela marca, escolho o site mais barato e checo a procedência no Reclame Aqui. O dosador da foto era BD. Mas depois descobri o Advantive, que goteja:
ResponderExcluirhttps://blog.gatoca.com.br/2021/11/seringa-que-goteja-para-cuidar-de-gato.html
Eu conheço essas seringas sem borracha pq vem junto com medicamentos líquidos orais. Mas já tinha procurado pra comprar e não tinha encontrado. Bom saber que elas têm outro nome! E melhor ainda saber que tem um modelo que não jorra mais comida (ou pior, água) do que eles conseguem lidar de uma vez.
ResponderExcluirTambém me desespero com a quantidade de lixo.... Atualmente estou gastando um ou dois scalps por dia, pois tenho medo de usar agulha (que o lixo é menor mas ela é mais longa) pro soro subcutâneo.
A seringa comum da primeira foto tem a ponta grossa pq é do tipo "luer lock". É boa pra fixar uma agulha, especialmente se for injetar em algum frasco que pode ter pressão e precisar fazer força no êmbolo. Já me aconteceu da pressão do êmbolo jogar a agulha longe com ponta "luer slip" (que é fina e lisa, parecida com o dosador oral).
ResponderExcluirSobre a capacidade da seringa e do dosador que não goteja, quanto menor for, mais fácil evitar de empurrar demais de uma vez só.