Quem tem oportunidade de compartilhar a vida com um bichano sabe: está para nascer criatura mais briosa! Isso quer dizer que eles demoram para dar sinais de que algo não vai bem e esses sinais costumam ser sutis. Para ajudar estudantes, tutores e veterinários, pesquisadores da Universidade de Montreal criaram a Escala Felina Grimace.
Ela leva em consideração cinco "unidades de ação" para avaliar se o animal sente dor e de que intensidade: posição das orelhas, dos bigodes e da cabeça, e tensão dos olhos e do focinho. A pontuação varia entre 0 (ausente), 1 (moderada ou incerta) e 2 (marcante). E, se o total chegar a 4 ou ultrapassar, vale uma visita ao vet.
Compartilho aqui os exemplos de expressões faciais do estudo, mas preciso dar os créditos também ao canal Mascotas y Familias Felices, porque ler artigo científico de veterinária não é uma coisa que jornalistas fazem em seu tempo livre, rs. E fica o alerta: várias dessas expressões podem aparecer em um gato ao longo do dia. Vocês só devem se preocupar se elas forem constantes.
Posição das orelhas
- Para frente: 0
- Ligeiramente separadas: 1
- Viradas para fora: 2
Tensão dos olhos
- Abertos: 0
- Parcialmente fechados: 1
- Semicerrados: 2
Tensão do focinho
- Relaxado (formato redondo): 0
- Tensão leve: 1
- Tenso (forma elíptica, ou seja, de círculo achatado): 2
Posição dos bigodes
- Solto (relaxado) e curvado: 0
- Ligeiramente curvado ou reto (mais perto da cara): 1
- Reto e apontando para frente (mais distante da cara): 2
Posição da cabeça
- Acima da linha dos ombros: 0
- Alinhada com os ombros: 1
- Abaixo da linha dos ombros ou inclinada para baixo (queixo no peito): 2
E aí, pela Escala Felina Grimace, vocês acham que Pipoca estava com dor quando tirei a foto do começo do texto? Dá para ver os olhos parcialmente fechados (1 ponto) e a cabeça alinhada com os ombros (mais 1 ponto) — além da magrelice de dez anos de batalha contra a doença renal. Mas não, era só moleza de calor mesmo. :)
Muito bom!!! Assim que a dupla daqui acordar, vou prestar atenção!
ResponderExcluirImportantíssimo! Amei! Obrigada por compartilhar.
ResponderExcluirMuito interessante. Vou observar meus filhotes também.
ResponderExcluirNossa, muito bom! Gratidão por isso. Por aqui o Bartô enfrenta um câncer na boca e saber da escala me ajudou demais!
ResponderExcluirLegal isso aí! E discordo quanto à sua avaliação de que a Pipoca estava com calor: é só o olhar de esnobe superioridade dela mesmo! =^.^=
ResponderExcluirTe perguntei do Bartô em outro post, Mel — desculpe demorar para responder! Foram meses complicados com a doença e morte do Mercv...
ResponderExcluirHahahahahahahahaha! Pipoca é do povo, Aline. Come pastel com caldo de cana na feira.
Obrigada pela dica! Muitíssimo esclarecedora!
ResponderExcluir🤗
ResponderExcluirGratidão por ajudar muitas pessoas com seus pets. Que Deus abençoe grandemente sua vida e que ele te conforte todos os dias pela perda do pipoca
ResponderExcluirObrigada! 😘
ResponderExcluirEstou precisada com meu Texto, 15anos, não quer comer nem beber água, antes dava uns miados, agora só dorme . Tenho dado água, leite e água de coco na seringa, mas c dificuldade p engolir ele até tem vontade... Oh dó. Vou levar ao veterinário na segunda feira.🥲🥲😋
ResponderExcluirEspero que esteja tudo bem com o Texto! Ao contrário do que os desenhos animados nos ensinaram na infância, gatos não devem beber leite de vaca, porque com a idade o organismo deles passa a produzir menos lactase, a enzima responsável por digerir a lactose, causando alergias (que afetam o sistema imunológico) e intolerância (que atinge o sistema digestivo).
ResponderExcluir