Você provavelmente já ouviu dizer que ter um bicho de estimação faz bem para a saúde, certo? Estudos comprovam que interagir com cães e gatos aumenta a sensação de bem-estar, afasta o estresse e a depressão, reforça as defesas do corpo e, de quebra, ainda ajuda a manter a forma. O objetivo desta matéria, porém, é outro: nós queremos convencer você a abrir o coração para uma vida sem pedigree. E nem vamos tocar na questão da economia!
Vira-latas são mais inteligentes
Os cachorros sem raça definida apresentaram melhor noção de espaço e resolveram problemas com mais facilidade nos testes feitos pela Universidade de Aberdeen e de Napier, na Escócia.
Cães e gatos SRDs costumam viver mais
Nas ruas, eles ficam mais resistentes a doenças, enquanto as fêmeas com pedigree estão sujeitas a cruzar com parentes próximos, gerando crias com problemas de saúde variados.
Adultos dão menos trabalho
A maturidade tende a deixá-los mais tranquilos, obedientes e independentes que os filhotes, favorecendo a adaptação no ambiente novo. Eles raramente destroem as coisas. E vêm com o perfil e o tamanho definidos.
ONGs sérias já doam os peludos castrados
A cirurgia não serve apenas para controle populacional. Ela também ajuda nos distúrbios comportamentais, evita o estresse causado pelo cio e as demarcações de território, diminui o risco de infecções uterinas e o aparecimento de tumores, aumenta a expectativa de vida.
Quem sofreu na rua esbanja gratidão
Qualquer criatura que passou fome, frio e medo sabe reconhecer o valor de uma casa quentinha, um pote de ração que nunca esvazia, um cafuné demorado nas orelhas. E a família que a abrigar será retribuída com olhares eternamente apaixonados.
Os abrigos estão superlotados
Por mais que os protetores se esforcem, as adoções não vencem o abandono. Falta ajuda financeira, os bichos acabam brigando em grandes grupos, quando um adoece todo mundo pega e fica impossível dar atenção para todo mundo.
:: Te convencemos? Então...
Cheque sua "infra"
Você tem tempo, dinheiro e espaço para aumentar a família? Lembre-se que um animal de estimação pode durar até 20 anos. Quem tomará conta dele quando você quiser viajar, por exemplo?
Escolha uma duplinha
Com um amigo para brincar, seu pet fica mais seguro e feliz, dificilmente entra depressão e se diverte sem depender dos humanos. Termina a agitação, a falta de vontade de comer, os miados e latidos excessivos, a destruição dos móveis ― este post coleciona depoimentos bacanas.
Impeça o acesso à rua
Gatos são seres curiosos por natureza e correm o risco de morrer envenenados por um vizinho descontente, de parar sob a roda de um carro desenfreado, de pegar doenças graves brigando com outros animais ― instale redes de proteção nas janelas.
:: Onde encontrar seu amigo
Centros de Controle de Zoonoses
Procure o mais próximo de você e não se esqueça de levar cópias do RG, do CPF e do comprovante de residência, além de uma caixa de transporte para gatos ou coleira e guia para cães – os CCZs também cobram uma taxa simbólica.
Organizações não governamentais
Distrito Federal
ProAnima
www.proanima.org.br
Paraná
Amigo Animal
www.amigoanimal.org.br
Rio de Janeiro
Oito Vidas
www.oitovidas.org.br
Sociedade União Internacional Protetora dos Animais
www.suipa.org.br
Rio Grande do Sul
Associação Amigos dos Animais
www.soama.org.br
São Paulo
Abeac
www.abeac.org.br
Abrigo Piccolina
www.abrigopiccolina.org.br
Adote um Gatinho
www.adoteumgatinho.org.br
Quero um Bicho
www.queroumbicho.com.br
União Internacional Protetora dos Animais
www.uipa.org.br
Pedrita espera sua família de comercial de margarina
* Texto escrito para a revista AnaMaria, da Editora Abril.
A Margarida eu adotei de uma família que estava dando os filhotes, era fêmea e ninguém queria...Foi amor a primeira vista até o dia em que ela deu seu último suspiro depois de 17 anos. A Nina, tem 14 anos, ainda esta com nós, nasceu no quintal de casa e foi rejeitada pela mãe e pelos irmãos. E a Bella, já foi "resgatada" adulta e acabamos por adotá-la mesmo com todos os problemas que vieram juntos com ela. Adotar é um ato de amor e aceitação.
ResponderExcluirE faz mais bem para a gente do que para os bichos. :)
ResponderExcluir