Nesta semana, uma gênia mandou a leitora passar Herbalvet no ânus do gato, sempre que fizesse cocô, para tratar giárdia! — a orientação original, que ela obviamente não conseguiu seguir, compreendia dar banho e secar o coitado com secador a cada ida ao banheiro.
Herbalvet, para quem não sabe, é um desinfetante de ambiente e instrumentos cirúrgicos, usado em clínicas e hospitais veterinários. No rótulo, está escrito para evitar o contato com a pele e os olhos, sob risco de irritação. E a instrução não para aí: caso isso ocorra, a região deve ser lavada com água abundante por 15 minutos.
De onde o povo tira essas ideias? Ou melhor: o diploma?
Por isso insisto: não sintam vergonha de questionar ou pedir para o profissional explicar as coisas de um jeito mais simples. É função deles, não da jornalista blogueira — embora eu faça com carinho. E, se ficarem na dúvida sobre o diagnóstico ou o tratamento, ouçam uma segunda opinião.
Para alguns erros, não há segunda chance.
Denuncie!
Se você tem provas de que o veterinário agiu de forma antiética, procure o Conselho Regional de Medicina Veterinária — é preciso se identificar. Alguns estados permitem fazer a denúncia online. Moradores de São Paulo, porém, precisam ir pessoalmente ao CRMV-SP ou enviar a papelada por correspondência:
Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo
A/C: Presidência (Dr. Mário Eduardo Pulga)
Rua Vergueiro, 1753/1759, 4° e 5° andares, Vila Mariana
São Paulo – SP
CEP: 04101-000
Para tirar dúvidas com relação à elaboração da denúncia, ligue: (11) 5908-4778.
O conteúdo do Gatoca é financiado por gente que acredita que o mundo pode ser melhor. Quer fazer parte da transformação? www.catarse.me/apoiegatoca
Eu tive um problemão com um veterinário homeopata, o conheci através de uma ong aqui de SP.
ResponderExcluirDepois ele passou a atender em casa.
Meu gato mais novo acabou morrendo de anemia gravíssima e ele falou que era gastrite. Quando vi o tanto de gravidade que a anemia apresentava, era tarde.
Tentei duas transfusões, troquei de médico mas infelizmente era tarde demais pro meu filho. Eu confiava muito e me culpo demais. Estou traumatizada!!!
Patrícia