26.1.15

Cárie sem chiclete

"Existem coisas que a gente vê uma vez na vida, outra na morte. E é claro que tinha de ser com você". Dr. N. soltou essa frase cheirando o bafinho do Mercv, no último sábado, e eu tentei encará-la como uma oportunidade de aprender ainda mais sobre o fantástico universo dos problemas bigodísticos. Se fosse só uma hiperplasia de gengiva, bastaria remover o tecido com uma gaze, fazer uma compressão forte sobre o local e passar um produto de higienização oral.

Acontece que embaixo dessa gengiva espaçosa tem uma depressão dentária, cujo motivo a ciência ainda não sabe precisar (nem prevenir). Conhecida como Lesão de Reabsorção Odontoclástica Felina (LROF), ou Cárie dos Felinos, a doença causa salivação, dificuldade de mastigar e perda de apetite. Mais da metade dos bichanos sofrerão com ela na velhice, mas o incômodo acaba passando batido porque sua detecção demanda radiografia intraoral, feita por especialistas.

A solução é a extração, já que os casos de restauração, com ou sem tratamento de canal prévio, não deram muito certo. Como Mercv não sente dor e ganhou 200 gramas de pancinha na virada do ano, eu decidi esperar mais um pouco. E deixo a dica para vocês: observem a dentição dos peludos de vez em quando.

7 comentários:

  1. Anônimo26.1.15

    Vixe, Bia! Meu vaquinha passou por isso. Notei algo estranho porque ele estava dormindo com aquela pose de oração. sabe aquele escondendo o nariz entre as patas? Mas, como tinha acabado de se recuperar de um princípio de pneumonia achei que fosse novamente algo do tipo e ele estivesse com dificuldade de respirar. Então o vi salivando... E aí, ficou banguela e aproveitamos para fazer aquela faxina no restante. Resumindo: o meu tratamento dentário ficou para depois... Para algum dia, talvez... rsrsrsrs
    Fique de olho, pobrezinho porque dizem que dói pra danar... :0(
    bjks neste focinho rosadinho
    Ana C.

    ResponderExcluir
  2. Bia, o Stomorgyl não ajuda nesses casos?

    ResponderExcluir
  3. Oi Bia, mas essa é uma doença somente de bigodes velhuscos ou pode atacar boquinhas mais jovens? Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu estou de olho, sim, Ana. :)

    Stomorgyl ajuda a desinflamar. Já foram sete dias, Juliane.

    A chance de ter esse problema aumenta conforme o bigode envelhece, Gabi.

    ResponderExcluir
  5. Oi Bia, e como está o dentinho do Mercv hoje em dia? teve mesmo que extrair o dentinho? Eu sempre olho os dos meus bigodes quando eles deixam, e tenho um loiro-ruivo (Dexter) que tem um bafo danado (resgatei ele já adulto da rua), fico preocupada, este eu olho sempre (tenho 6 miaus ao todo, apto de 50m, e sempre acho que cabe mais um...)

    ResponderExcluir
  6. Caiu sozinho, Daniela. E só percebi a "janelinha" em uma das seringadas ― a vet disse que eles costumam engolir. Você levou o Dexter ao um especialista? Bafo também pode ser de doença renal.

    ResponderExcluir
  7. ah não... doença renal não... vou levar pra fazer um painel renal

    ResponderExcluir