.
.

3.11.17

Seu gato não come ração úmida (patê, sachê, latinha)?

Começar de pequeno facilita a aceitação da textura diferente, sim. Mas quem adota o bigode já adulto não deve desanimar com o fracasso das primeiras tentativas. Acrescentar umidade na dieta é essencial para evitar insuficiência renal, a doença que mais mata felinos no mundo ― neste post, tem uma coleção de links importantes sobre o assunto, incluindo dicas de prevenção.

Misture a ração úmida na seca
A estratégia ajuda na adaptação, disfarçando a molenguice que causa estranhamento.

Amasse com um garfo
Embora os felinos destrocem animais inteiros na natureza, domesticadões em nossos sofás eles costumam fazer língua mole.

Adicione água
Existem patês mais secos, que alguns bichanos tendem a rejeitar.

Esquente no micro-ondas
Só um tico, claro. Principalmente se a comida foi guardada na geladeira. O cheiro fica mais forte e o sabor, provavelmente (rs), também.

Teste lugares diferentes
Keka só come em cima da mesa, acreditem. Famílias com integrantes briguentos devem tomar o cuidado de distribuir os potes de um jeito que todos se sintam seguros para lambiscar.

Teste horários diferentes
Já contei aqui no blog que os peludos pararam de vomitar quando passei a dar as latinhas de manhã, né? (Explicação nest link.)

Respeite a capacidade do estômago
Naquele corpinho cabe, confortavelmente, 20 ml de líquido ou 20 g de comida. Se rolou uma beliscada na ração seca ou uma visita ao bebedouro antes, a úmida vai sobrar. Vale deixar no chão (fora do sol), que em 40 minutos o estômago libera.

Experimente várias marcas e sabores
Como escrevi lá em cima, há diferença na secura (inclusive entre sabores da mesma marca) e cada bigode tem sua preferência.

Insista
Gato é bicho de costume. Do nada, a criatura muda de ideia e a gente fica com cara de tacho.

4 comentários:

Anônimo disse...

Ofereço atum ao natural uma vez por semana. Amasso bem e junto um pouco de água. Tem dado certo

Aninha disse...

Sempre coloco um pouco de água no patê e bato com o mixer.
Aí sirvo em vários pratinhos não muito fundos. É uma festa!

Maria disse...

Aqui já tentamos alimentação caseira super balanceada, não aceitaram.
Então oferecemos patê algumas vezes por semana

Juliana Ripoli disse...

Eu estou nessa luta para tentar fazer os meus gatos comerem ração úmida. Adotei os dois ainda filhotes ( 1 e 3 meses), eles amavam ração úmida, comiam todos o dias. Depois de adultos deixaram de gostar. Eu continuo oferecendo, mas a comida fica intacta. Já tentei todas as marcas. A que mais agradou foi a pet delicia, mas ainda assim, eles não comem muito. Vou tentar essas dicas.