.
.

13.8.15

7 jeitos de esquentar seu amigo

Cães e gatos nascem com um casaco de pele politicamente correto, mas também sentem frio e estão mais propensos a adoecer no inverno

1) Providencie uma casinha
Principalmente se o animal morar no quintal. E não precisa gastar uma fortuna no pet shop. Usando a criatividade, bacias e caixas de papelão forradas com jornal viram cafofos aconchegantes. Só não vale instalá-los na corrente de vento ou debaixo do chuvaréu.

2) Improvise uma cama
Bichos que vivem dentro de casa farão a maior festa com aquele cobertor que você não usa mais. Para recém-nascidos órfãos, coloque uma garrafa com água quente sob a manta e troque sempre que ela esfriar.

3) Compre roupinhas
Cães idosos, magrelinhos ou com o pelo curto precisam de reforço para se aquecer. Escolha um modelo folgado e, se o animal parecer incomodado, tente um tecido mais leve. Gatos lidam melhor com temperaturas baixas e, como não curtem "penduricalhos", podem ser poupados da tortura.

4) Maneire no banho
Pelo molhado no frio baixa a imunidade, principalmente de bebês e vovôs. Quando a situação ficar insustentável, use água morna, seque seu amigo com cuidado e, para evitar choques térmicos, deixe-o no local do banho por 20 minutos.

5) Capriche na ração
Até nosso apetite aumenta o inverno, já que o metabolismo acelera para manter a temperatura do corpo, certo? Tome cuidado, porém, para não exagerar na quantidade de comida, porque obesidade também causa problemas de saúde.

6) Brinque mais com ele
Bichos sedentários sentem mais frio. Se você não quiser suar junto com o peludo, organize uma caçada a bolinhas ou ratinhos.

7) Abrace bem apertado
Existe coisa melhor nesta vida do que trocar calor assim?

FONTE: Nivaldo Albolea, veterinário


* Texto escrito para a revista AnaMaria, da Editora Abril.

Nenhum comentário: