.
.

2.2.15

Cocô fora da caixa

Atualizado em 3 de fevereiro de 2015

Eu entendo mais de xixi, confesso. Mas a Giovana Kraft escreveu pedindo ajuda e leitor do Gatoca nunca fica sem resposta ― ninguém até agora perguntou os números da loteria acumulada ou que futuro terá o país sem água e energia elétrica. Vale dizer que o bigode dela é filho único, fez vários exames e o veterinário não encontrou nenhum problema de saúde que causasse esse comportamento.

Encaminhei a mensagem, então, ao grupo de voluntários do AUG, que completou 12 anos de existência com 7 mil bichanos doados, e juntei as respostas nesta listinha de possíveis soluções (obrigada, Laraue Motta, Luciana Florence, Silvana Marques, Juliana Bussab, Carol Zanni, Mariana Dias, Lucy Cardia, Denise Granja, Fernanda Uchoa e Susan Yamamoto! :*):

Comece pelo granulado higiênico
Experimente outros tipos e marcas. Há opções à base de argila, de madeira, de sílica e até de sabugo do milho. A ONG também já cuidou de gatos que preferiam a caixinha forrada com jornal picado, para não precisar pisar nos grânulos.

Passe para o banheiro
Primeiro, troque de cômodo. O peludo pode não gostar da máquina barulhenta de lavar, por exemplo. Se não der certo, compre um modelo maior ou aberto/fechado. E não deixe de tentar o banheiro extra. Tem criatura, acredite, que se recusa a fazer o número um e o número dois no mesmo lugar.

Apele a um especialista em comportamento
Compulsão é uma das síndromes mais difíceis de se curar. O pessoal indicou unanimemente a Drª. Daniela Ramos, do Psicovet.

Susan alertou ainda que existem distúrbios complicados de detectar, como as enterites, em que o animal faz cocô várias vezes por dia, mais mole e fedido do que o normal, e frequentemente fora da caixa. O ideal, nesse caso, é insistir nos exames ou consultar outro veterinário.

Nos comentários, tem mais dicas. ;)

87 comentários:

Anônimo disse...

Ixiii, não quero desanimar ninguém mas tenho esse problema e nunca consegui resolver. Ohha que dentre váriossss apenas um, unzinho que resolve ser o "porquinho". No começo achei que fosse hábito de ex favelado. Mas o tempo passa e não mudou. Xixi ele até acerta o alvo mas cocô, não tem acordo.Vai entender...
Enfim, boa sorte!
Ana C.

Anônimo disse...

Tenho um que vira a caixinha, derrama a areia e faz na areia que derramou.

Isis Correia disse...

Já li depoimentos de veterinários que dizem que o granulado de sílica, sob uso prolongado, pode causar câncer. Verdade?

Mandarino disse...

Sobre o gato fazer suas necessidades fora da caixa, já li que pode ser algum problema nas patas, entres as almofadinhas das patas, tipo do granulado. Também já vi sobre a caixa ser muito alta e o gato ter dificuldade de entrar nela. Minha experiência pessoal diz que quando o gato não usa a caixa, é porque algo esta errado. No meu caso em especifico, estava mesmo doente, foi um dos primeiros sintomas.

Juliane Rocha disse...

Um dos meus gatos não aceita a caixa de areia de jeito nenhum!!! Tentei todas as marcas e texturas de areia existentes. Ele se recusa a pisar na areia. Ele sabe que a caixa é para as necessidades dele, mas não entra de jeito nenhum!!!! Tanto sabe, que faz cocô no chão, bem do lado da caixa!!! Xixi ele faz no ralo da pia. Pontaria certeira. Depois, abro a torneira pra "dar descarga" rsrsrs. Mas ficava o problema do cocô. Percebi que o problema dele era a areia. Aí fiz uma gambiarra que deu certo! Comprei uma caixa de plástico, dessas com tampa, tipo tupperware e fiz um buraco na tampa. La dentro fica a areia e o Chico não tem contato com ela. Ele sobe na tampa, mira no buraco e fica tudo certo!!! O único "senão " é que tenho que limpar a cada cocô porque claro que ele não tampa. E também não usa o banheiro se estiver sujo.

Kuka Fischer disse...

Tem que ver, também, se a caixa não está perto demais da área da comida, da água e do lazer. Tem gato que não gosta de pisar na areia, então pode ser que a liteira não dê apoio para os pés (minha Nana Flor só faz número dois com as 4 patas apoiadas nas bordas rsrs). Liteira meio cheia tb pode ser problema: a mesma Nana Flor que tem nojico de areia suja costuma fazer fora se eu demorar muito pra limpar a liteira, por isso eu tenho 3 liteiras pra 4 gatas. Tem o mau costume tb: uma vez que cagou em outro lugar mais "limpinho" e viu que ele é "autoclean", estabeleceu o mau costume: o negócio é lavar o lugar com vinagre algumas vezes pro cheiro sair e o meliante desassociar.

Mel disse...

Das três criatura em casa tenho uma se recusa a usar a caixa quando coloco sílica. Não teve acordo, tive que voltar para a areia xexelenta que ela adora. :)

Anônimo disse...

Recomendo fortemente homeopatia. Aqui em casa tem ajudado pro xixi, deve funcionar pro cocô também.

Anônimo disse...

E nós, que ainda os trazemos para casa...
Como diria Obélix: Esses gateiros são todos loucos!
Brincadeirinha, rss
Regina Haagen

Lúu Novaski disse...

Tb já tentei de td, e um deles não usa a caixa de areia! E desde pequeno :/ vou tentar a dica do papel!!

Laryssa Martins disse...

Já tenho esse problema há alguns meses também e já tentei resolver de diversas formas e até agora nada resolveu.
A Arthemis quando chegou aqui em casa fazia cocô na caixa, dividia com o outro gato tranquilamente. Mas depois de um mês a história de fazer fora da caixa começou. E ela faz sempre ao lado da caixa.
Já tentei aumentar o número de caixas, testei areias de todos os tipos, tentei comprar caixa maior e mais alta. Lavei o chão com vinagre, depois com pasta de sabão em pó e água e, por fim, com água sanitária (o que dizem que piora por causa do cheiro da amônia).
Estou testando um floral homeopático pra ver se ajuda e vou fazer um exame de fezes pra ver se não é algum parasita que o vermífugo não matou (sim, o vermífugo não consegue matar alguns tipos de parasitas, então se você tem problemas de cocô fora da caixa, é sempre importante fazer o exame de fezes).
Em caso de nada dar certo, de não ser nenhum problema de saúde e de não ter dado nada no exame de fezes, uma amiga gateira que tem mais de 40 gatos em casa me recomendou o uso de Fluoxetina. Ela disse que é usado em casos de gatos com desvio de comportamento. O tratamento demora alguns meses (assim como a homeopatia) e os resultados começam a aparecer depois de um à dois meses de uso. Ela está usando em um dos gatos e disse que está funcionando bem.

Espero ter ajudado de alguma forma e estou adorando o blog! Obrigada pelas dicas.

Laryssa

Beatriz Levischi disse...

O tratamento comportamental também, Ana C.?

Talvez, uma caixa maior acabe com as "capotagens".

Que engenhoca, bem-bolada, Juliane!

Nunca ouvi uma fonte confiável dizer isso, Isis. Compartilha?

Não se deve dar remédios humanos por conta própria a animais de estimação, Laryssa. Ó: http://blog.gatoca.com.br/2014/09/cuidado-com-remedios-humanos.html.

wagnerzen disse...

E o meu amiguinho que resolveu fazer em cima do carro da vizinha... Ele faz na calha de plástico junto ao para-brisa ou mesmo no limpador de para-brisa. O jeito foi restringir suas saídas de casa. Vou trabalhar na colocação de mais uma caixa ou fazer uma "gambiarra" como sugerido pela Juliane Rocha.

Beatriz Levischi disse...

Gato não deve sair de casa mesmo, Wagner. Dê uma lida nestes posts: http://blog.gatoca.com.br/2012/03/telas-2-motivos-e-11-empresas.html e http://blog.gatoca.com.br/2015/02/xixi-fora-da-caixa-e-enriquecimento.html.

Unknown disse...

O Patrick tem 03 caixas de areia diferentes e nao usa para coco de maneira nenhuma so usa para xixi , ja fiz de tudo e nao adianta.

Beatriz Levischi disse...

O que o especialista em comportamento disse, Priscila?

Unknown disse...

O meu gato fazia coco na areia. Mas depois q uma gata no cio apareceu em casa ele começou a fazer fora. Falei com a veterinária dele e disse q não poderia ser pra marcar território Primeiro por ser filhote e segundo pq gatos não utilizam as fezes p demarcação
Porém em tenho 4 calopisitas. E meu gato faz as necessidades ou no local onde ficam as gaiolas ou nas proximidades. Troquei a areia dele para a que ele sempre usava. Quando troquei ele fez coco lá , mas no outro dia voltou a fazer no msm local. Queria saber o q poderia ser.

Beatriz Levischi disse...

Você precisa conversar com um especialista em comportamento animal.

Fernanda disse...

Oi!
O meu tbm xixi e dentro da caixa mas o coco é no chão na frente da caixa, as vezes eu falo, Salem mais um pouco vc acerta o alvo. Ele esta cm 4 anos e ja me mudei diversas vezes e o hábito nao mudou.

KYALA disse...

Caixa alta não acredito que seja problema, gatos pulam muros...

Adeline Dias Bachiega disse...

O meu faz xixi dentro da caixa, cobre, sai da caixa e faz cocô no chão!!! Não sei o motivo, por que ele faz somente o cocô no chão...vai entender, quando consigo ver que ele está indo fazer cocô, falo Tuco, ele entra e faz na caixa....safado

Beatriz Levischi disse...

Tem gato que não gosta de fazer xixi e cocô na mesma caixa, Fernanda e Adeline. Experimentem colocar mais uma.

Anônimo disse...

minha gata fazia normal na caixa junto com as outra 2 , até poco tempo eu uso serragem , as vezes faz do lado , troquei de lugar mais ñ resolve

Beatriz Levischi disse...

Você levou a gatinha ao veterinário para descartar a hipótese de problema de saúde?

Unknown disse...

Resolvi o problema da seguinte forma: coloquei vários pratinhos com comida exatamente nos lugares aonde minha gata fazia coco que era em quatro cantos da área de de serviço e BATATA!!!! nunca mais!!! as vezes ela ate tenta tirar os pratos mas eu sempre os posiciono novamente!!! E O FAMOSO GATO NAO CAGA AONDE COME!!!!!

sonia.imac@gmail.com disse...

Bom dia
@larissa martins

Sabe dizer-me qual a dosagem de Fluoxetina que a sua amiga dá aos gatos?

Beatriz Levischi disse...

Fluoxetina é antidepressivo, Sonia. Como eu escrevi lá em cima, não se deve dar remédios humanos por conta própria a animais de estimação: http://blog.gatoca.com.br/2014/09/cuidado-com-remedios-humanos.html. Converse com um veterinário.

Anônimo disse...

Eu não aguento mais! Xixi vai pra caixa, cocô no chão. Na frente das caixas porque são 4. ... Será que castrar ajuda? O meu é macho. Obrigada!

Beatriz Levischi disse...

Se o cocô for uma estratégia para marcar território, ajuda, sim. E a castração tem várias outras vantagens, ó: http://blog.gatoca.com.br/2011/09/voce-castra-de-graca-e-ele-vive-mais.html. Você já levou o gatinho ao vet? Está tudo bem com a saúde dele?

Unknown disse...

Kkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Meu gatão tem 5 anos e tentei de tudo. Não tem problema de saúde e experimentei vários tipos de areia. Nunca, mas nunca usou o penico pra fazer número 2! Agora está na fazenda. E ENTRA em casa pra fazer coco! Ah! Foi castrado aos 9 meses!

Beatriz Levischi disse...

Ele faz cocô sempre no mesmo lugar?

Unknown disse...

Bom dia a todos!

Minha gatinha nunca usava a caixinha, nos mudamos para uma casa maior, tenho mais 2 gatas mais velhas (4 anos) que ela, que a aceitaram super bem. A gatinha em questão hoje tem 1 ano. Eu já tentei de tudo, tenho varias caixas de areia espalhadas pela casa, sempre mantenho limpas, troco a areia constantemente, já troquei de areia por todas possíveis e agora utilizo a serragem. Antes da serragem a gatinha fazia xixi e coco fora do lugar, sempre nos mesmos lugares, então coloquei as caixas nos locais onde ela utiliza, então ela começou a fazer o xixi na caixa, mas o coco ela faz ainda fora, e nos mesmos luges, próximos as caixas de areia. Não sei mais o que fazer. as caixas estão em locaias calmos, tem mais de uma caixa para cada gato, mas ainda não consigo fazer com que ela utilize as caixas para fazer o coco. Existe alguma alternativa para treina la?

Anônimo disse...

olá, minha gatinha de 10 meses (castrada há 2 meses) sempre usou a caixa de areia para fazer xixi e cocô, e de repente ela começou a fazer só o cocô no chão.
a caixa de areia dela está sempre limpa, eu não troquei o tipo de areia, esta em local calmo e ainda comprei mais uma caixa, e ainda assim ela faz cocô no chão entre as 2 caixas, e o xixi dentro de uma das caixas.

creio que seja comportamental, mais não sei mais o que posso fazer, a veterinaria disse para eu colocar o felliway difusor mais não sei se isso é a solução, porque o felliway, eu coloco no ambiente para ela se sentir confortavel e tenho receio que ela possa confundir ecomeçar a fazer cocô pela casa.
O que eu poderia fazer?

Tata disse...

Tenho 4 gatos em casa. Uma femea de 4 meses sempre usou a caixinha desde de bebê, recentemente começou fazer xixi no chão, depois voltou pra caixinha, agora faz xixi na caixinha e cocô no chão. Nao sei o que fazer trocamos areia, usamos outras marcas, comprei até uma caixinha nova que chamam de banheiro de gatos, ela usou certo 2 dias e voltou a fazer cocô no chão..

Unknown disse...

Hahaha Ri muito com as manias do Chico!
Achei interessante a idéia da caixa com tampa, vou tentar fazer isso pra ver se a Luna começa a usar o banheiro certinho tambem.
Pq ela usa o banheiro que fica em baixo do sofá e apesar do cheiro que eu imaginava ser da caixa delw, eu só descobri o banheiro secreto dela semanas depois de ela inaugurar quando precisei arrastar o sofá de lugar. Foi uma tragédia.

Beatriz Levischi disse...

Treinar gato é missão inglória, Kelly Cristina. Você já excluiu a possibilidade de problema de saúde levando a pequena ao vet?

E você, Tata?

Houve alguma mudança na rotina da casa, anônimo? Você está passando mais tempo fora, tem recebido visitas, trocou os móveis de lugar?

Putz, Bruno! rs Depois conta para a gente se deu certo.

Unknown disse...

Beatriz Levischi,tudo bem?
Eu já levei ao Vet, está super saudavel!
Ela ainda continua a fazer o coco fora da caixa!:-(

atendimento house disse...

Estou nessa vida sofrida, a Fulana aqui tem 2 caixas de areia e só faz na frente delas, entra para fazer xixi apenas. Entrei aqui com esperenças de achar uma solução mais lendo os depoimentos perdi todas...����☹️

Unknown disse...

Tenho dois gatos persas o mais velho Mingau tem 10 anos e desde que veio faz xixi e cocô no chão, já contratei a equipe do
Alexandre Rossi pra adestra-lo e não adiantou nada! Eles descobriram que ele tem nojo de areia e hoje uso nas caixas dele "tapetes higiênicos caninos" ele usa as caixas e continua fazendo no chão! Rs a outra persa Angel tem 9 anos até pouco tempo atrás achávamos que ela fazia tudo nas caixas dela de areia sílica até pegarmos ela em
Flagrante fazendo xixi no chão! Ou seja, os dois fazem às necessidades nas caixas e no chão!
Há 08 meses compramos uma Golden e temos Gêmeos (meninos) de 6 anos! Ou seja nossa casa é uma perfeita loucura e correria!
Com a chegada da Golden o Mingau se tornou mais agressivo e mais "porquinho", agora ele suja todos os lugares que tem oportunidade!
Comprei um arranhador bem alto para que ele pudesse ter mais tranquilidade (ele não usa), comprei felewey (não adiantou nada) e ele continua fazendo xixi pela casa toda!
Amanhã vou procurar novamente ou outro Vet

Beatriz Levischi disse...

E a um especialista em comportamento, Kelly Cristina?

Você tentou outros tipos e marcas de granulado higiênico, Atendimento House? Dê uma lida neste post: http://blog.gatoca.com.br/2017/07/119-leitores-avaliam-o-melhor-granulado.html.

Eu arriscaria a homeopatia, Simone. Se você for de São Paulo, a vet dos bigodes atende na Canto da Terra: www.facebook.com/CantoDaTerraONG.

Unknown disse...

Tenho duas gatas, não sei qual das duas faz cocô no chão, sempre ao lado da caixa! A areia pode ter só um xixizinho, mas faz fora. Tornou-se hábito! O que faço?

Beatriz Levischi disse...

Siga as dicas do post, Gabriela. (Para descobrir a autora dos cocôs, é só deixar as gatas em cômodos diferentes por 24h.)

walmira disse...

O meu Sushi agora deu pra fazer coco em cima dos sofás e das camas da casa. Não sei o que se passa, tenho mantido tudo limpo, e a areia sempre foi a mesma. Tá rolando estresse, quem não teria. Ai Jisuis!!!

Beatriz Levischi disse...

Já levou o Sushi ao veterinário, Walmira? Ele pode estar com algum problema de saúde.

walmira disse...

Oi Beatriz, resolvi comprar uma outra bandeja e deu certo. A outra era mais baixa e ele fazia muita sujeira, daí coloquei-a dentro de uma caixa de papelão e deu super certo por um bom tempo. Agora, ele tem usado as duas, gato temperamental viu, hahahaha.

Beatriz Levischi disse...

Que ótimo, Walmira!

Unknown disse...

Hábito de ex favelado foi ótimo!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Unknown disse...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKK Ele é bem rebelde em...

Unknown disse...

Meu gato só faz coco em baixo da cama da minha filha, posso colocar a caixa de areia lá?

Beatriz Levischi disse...

Sua filha chegou depois do gato? Você já tentou juntar os cocôs sob a cama e colocar na caixa de areia para ver se ele acostuma? E as outras dicas do post?

Roberta disse...

Estou com o mesmo problema. Adotei uma gata com aproximadamente 3 anos. No inicio ela fazia xixi e coco na liteira, depois pararam os cocos e achei estranho ela não fazer por 1 dia. Fui ver e descobri que ela fazia atras do fogão! Empurrei o máximo pra ela não entrar la. Só que agora embestou de fazer coco pela casa. Não sei mais o que eu faço....

Beatriz Levischi disse...

Rolou alguma mudança na rotina da casa, Roberta? Você tentou todas as dicas do post?

Anônimo disse...

Adotei uma gatinha recentemente e a danada faz cocô o dia todo dentro e fora da caixa de areia. Minha casa só cheira cocô agora.. Não sei o que fazer! São 2 gatos, mas o Ruy faz tudo na caixa. Já Madalena.. Chego em casa cansada e tenho q limpar a casa todo dia. Li os posts e tô perdendo a fé q um dia ela vai parar. #chorandoaqui

Unknown disse...

Oii. Minha siamesa depois que deu cria passou a fazer fora da caixa , só qdo fiko brava que pego no flagra que ela faz na caixa .oque devo fazer já tentei os repelentes mas ela faz nos mesmos lugares, principalmente o coco.

Unknown disse...

A filhote já aprendeu a usar a caixa , mas qdo vê ela fora ..faz tbem.ajudemm rs

Beatriz Levischi disse...

Homeopatia dá ótimos resultados com problemas comportamentais ― caso as dicas do post não tenham surtido efeito.

Unknown disse...

Oi Beatriz! Adorei seu blog!
Adotei dois gatinhos faz uns dois meses, o Han Soo e o Luke Skywalker rs. Eles são muito fofos e grudados, são irmãos da mesma ninhada e a veterinária disse que devem ter em torno de seis meses. Foram castrados agora em abril e já aplicamos vermífugo, com sucesso.
O Han faz xixi e cocô normalmente, não tem frescura, usa a areia que tiver e tá tudo certo. Mas o Luke só consegue fazer xixi, cocô faz sempre ao lado da caixinha. Já percebi que ele prefere areia fina, mas mesmo com areia fina ele vira e mexe faz fora da caixa. Limpo duas vezes ao dia, e deixo num quarto daqui da casa que só eles usam. Temos três caixas. Já não sei mais o que fazer, confinei o Luke por uns três dias e ele fez na caixinha, mas aí tirei ele do confinamento e voltou a fazer como antes. Socorro, Bia! Me ajuda!

Beatriz Levischi disse...

Bem-vinda ao Gatoca, Bianca! Você já experimentou colocar as caixas em outros cômodos da casa? Lavanderia e banheiro são boas opções. Só precisa observar se eles não se assustam com o barulho da máquina de lavar.

Rejane Marinho disse...

Vou compartilhar minha história. Eu adquiri um Persa,o Shiro, coisa mais linda do mundo. Ele chegou aqui com quase dois meses. Ele nunca quis usar a caixa de areia. Comprei treze tipos de areia. Comprei caixa de todo jeito. Como estou sem trabalhar fora no momento, levei esse gato por quatro meses em seus horários na caixa por quatro vezes ao dia. Depois dele, chegou uma westie filhote. Eu cuidando, educando os dois juntos. Vocês tem ideia do que passei? Fiquei exausta e triste. Contratei uma aula com uma especialista em gatos, ela me passou apenas dicas de areia e caixa, mas não adiantou nada.Tudo era feito no chão, ele além de tudo ficava todo molhado, sujo e fedendo. Ninguém merece! Quando ele acabou de fazer seis meses, há mais ou menos duas semanas, fui correndo castrar. No segundo dia depois de castrado ele fez fora, eu dei uma bronca nele daquelas nunca dada, então depois disso ele nunca mais fez fora. Ainda coloco ele no quarto nas horas, mas ele come e vai sozinho, idem de madrugada. Aconteceu algo diferente também, eu dispensei a diarista. Foram essas duas mudanças. Eu já estava pra morrer e veio essa alegria na minha vida, pois eu nunca quis desistir dele, mas confesso que depois dessa maratona precisarei de alguns meses para retornar ao normal.

Unknown disse...

O meu desde filhotinho só usava a caixinha, agora so quer fazer encima de alguma coisa, sofa, cama, tapete, não sei mais o que fazer

Beatriz Levischi disse...

Que ótimo, Rejane!

Você levou o gatinho para um checape veterinário, Aislan?

Unknown disse...

A minha gatinha a Melina tem 4 meses, adotei ela quando tinha 1 mes. O primeiro cocô em casa foi em um determinado cantinho... Ali eu coloquei a caixinha de areia dela. Perfeito ela comecou a utilizar corretamente, porem esses dias troquei a areia dela pela a de madeira. Desde que troquei tem uns 3 dias, ela não usa mais a caixa. Lendo os comentários hoje eu vou voltar com o tipo de areia que usava antes, caso nao resolva seguirei algumas dicas que li aqui

Beatriz Levischi disse...

Os bigodes também não se acostumaram com os pellets de madeira. Mas eu não cheguei a testar os menorzinhos. Este post pode te ajudar: http://blog.gatoca.com.br/2017/07/119-leitores-avaliam-o-melhor-granulado.html.

Soraia disse...

Qual remédio você usa?

Beatriz Levischi disse...

O tratamento homeopático considera o animal, Soraia, não a doença. Isso quer dizer que dois bichos com insuficiência renal não, necessariamente, vão tomar o mesmo medicamento. Seu peludo precisa passar em consulta com um especialista. Neste post eu explico melhor: http://blog.gatoca.com.br/2016/04/curso-de-homeopatia-para-animais.html.

Unknown disse...

Tô chorando de tanto rir com sua experiência , me desculpa kkkkkkkkk kkkkkkkkk kkkkkkkkk kkkkkkkkk kkkkkkkkk kkkkkkkkk kkkkkkkkk

Unknown disse...

Minha gata tem 6 meses e depois que eu fiz a castração dela a um mês atrás ela começou a não usar a caixa de areia para fazer cocô...faz ao lado... Ela durante a noite passa em um quarto fora da casa e la fica a comida, água, caminha e a caixa de areia, esse costume eu tenho desde que adotei ela, durante o dia tiro a caixa de areia do quarto e limpo e coloco no sol no quintal. Nunca troquei a marca da areia. Vou seguir as dicas acima e vê se ela volta a ser como antes..

Beatriz Levischi disse...

Deu certo? Você chegou a levar a gatinha ao veterinário?

Unknown disse...

O meu gatinho tem 6 meses sempre fez as necessidades na caixinha de areia.... mas hoje ele fez cocô 2 vezes na pia do banheiro😭 não sei como resolver!me ajudem alguma dica?

Beatriz Levischi disse...

Se esse não foi um episódio isolado e não houve nenhuma mudança na rotina da casa, você precisa testar as sugestões do post.

Unknown disse...

A minha caga em todo lugar a qualquer momento se deixar ela até deita em cima nada na saúde e castrada não sei mais o que eu faço
São três gatas as duas mais velhas fazem na caixa ela a mais nova só faz xixi isso se ela quiser ou vc brigar com ela aí ela vai lá e faz na caixa mas cocô ela não faz na caixa de jeito nenhum!!!!
Normalmente faz no box do banheiro ela pula por cima entra e faz lá mas ela faz em qualquer lugar tem surpresas em qualquer lugar da casa e pela casa toda eu tenho que ficar caçando e limpando e se deixar ela faz do lado da caixa de areiad lado do pote de água e continua bebendo água no mesmo pote
Do lado do pote de comida e não vê problema nenhum em comer do lado das fezes....porca porca porca nunca tive uma gata assim
A mais velha em compensação até às as patas ela limpa antes de subir na cama
Comprei um tapete pra ficar no pé da cama só pra ela poder limpar as patas antes de subir e aí de mim se não lavar uma vez por semana esse tapete ela grita a madrugada inteira

Vinny disse...

Exatamente, essa teoria foi a que mais funcionou até hoje...

Beatriz Levischi disse...


Se tem uma coisa que não dá para acusar os gatos é de porquice. Você tentou a caixa de areia extra? Experimentou todos os tipos de granulado do mercado? Passou a gata em consulta com um especialista? Alguns distúrbios são complicados de detectar.

Unknown disse...

Meu gatinho de 5 meses começou com esse comportamento uns dias depois de ser castrado,já comprei uma caixa extra,comprei uma caixa de modelo diferente ,usava apenas silica,comprei uma a de argila e ainda nao resolveu,xixi na caixa e cocô ao lado no chão,vou levá-lo ao veterinário.

Unknown disse...

Eu comprei esse feliway é o problema continua...

Unknown disse...

O meu "bigode"de uns tempos pra cá.. anda fazendo xixi e coco até na cama dos meus filhos sem contar que ele as vezes vai para comodos da casa sozinho e fica miando bem alto.já troquei a caixa de lugar..vou tentar o jornal mas confesso que estou desesperada não sei o que pode estar acontecendo com meu amorzinho😣

Lara Parente disse...

Boa tarde!

Meu gatinho, macho, castrado, 1 ano, filho único, sem nenhum problema de saúde vem fazendo coco dentro do box (ate no chão molhado as vezes) quando eu fico muito tempo fora de casa. Ele usa a caixinha normalmente, inclusive quando estou fora, mas quando chego em casa ele faz no box.

Será que vocês saberiam me dizer se é pirraça? Porque eu trato como se fosse, brigo e coloco de castigo, mas nao tem adiantado nada.

Obrigada pelo post e pelo conteúdo!

@petit.monet

Beatriz Levischi disse...

Funcionou levar o gatinho de 5 meses ao veterinário?

Feliway não adianta. Siga as orientações do post.

Tutora do bigode que está carimbando a cama, teve alguma mudança na rotina da casa que possa estar estressando o bichano? Se a resposta for negativa, acho que vale um checape.

Punição não adianta, Lara. Os especialistas em comportamento felino educam com reforço positivo. Seu gatinho pode fazer cocô no box quando você chega porque a caixa passou o dia inteiro acumulando sujeira, por exemplo. Eu testaria colocar uma a mais, no banheiro mesmo, que ele já está acostumado a usar.

Anônimo disse...

Comprei uma persa de 1 ano e nao sei mais o que eu faco ,as vezes usa a caixa mas a noite faz em cima das camas e sofa,o que pode ser? So a noite

Anônimo disse...

Snow do nada começou à fazer côco fora da caixa isso é normal.

Anônimo disse...

Arrependimento de pegar um filhote de gato mesmo com areia ele caga embaixo da cama aff

Escola Municipal Secretário Humberto Almeida - EMSHA !! disse...

Minha gata tá cagando na bancada da cozinha. 😞Todo dia acordo e a bosta tá lá, me olhando . Não sei mais o que fazer 😞

Anônimo disse...

Cheguei a conclusão que o problema do gato fazer cocô fora da caixinha é mental mesmo kkkkkk.Tenho uma gata com 13 anos, e desde os 04 ( qdo adotei) que ela faz cocó fora da caixinha. Tudo o que vcs imaginarem relacionado ao assunto, eu já fiz. As vezes fica uma ou duas semanas fazendo cocô na caixinha, então de repente ela começa a temporada de cocô fora da caixinha. Ela tem 03 caixinhas!

Anônimo disse...

O meu ent que é filhote e adora minha cama mas ele faz coco nela tenho que lavar todos os dias esta me dando odio e não sei oque fazer, e se eu tiro ele da cama 🛏🛌 ele fica miando até não aguentar mais isso principalmente de madrugada me dem alguma dica pfvr 🥲🥲🥲🥲

Anônimo disse...

Minha gata vira-lata está apenas duas semanas com a gente,chegou e procurou local pra defecar e encontrou o lixo do quartinho da minha filha,peguei areia sabe dessas de construção mesmo e não tenho nenhum problema até agora com ela,espero que nunca tenha;-)

Beatriz Levischi disse...

Atrasei nas respostas porque os últimos dois anos foram um massacre por aqui — nove gatos idosos e cinco batalhas perdidas, depois de longos períodos de cuidados. Imagino que não façam mais sentido para quem perguntou, mas, como podem ajudar outras pessoas, aí vão:

Adotem seu amigo em vez de comprar. A criação de animais de raça é cruel e está cheio de bicho nos abrigos esperando uma família. :)

As principais causas de cocô fora da caixa são problemas de saúde, dificuldades de adaptação, mudanças na rotina da casa, troca de ração — repentina ou por intolerância alimentar. E cada uma demanda uma estratégia. Na dúvida, levem o animal ao veterinário para um checape.

Não é um comportamento normal, nem para filhotes nem para adultos. E também não adianta ficar bravo com o coitado, que só está sinalizando que algo não vai bem.

Areia de construção não é indicada para o banheiro porque pode ter protozoários, fungos e bactérias, e acabar contaminando o gato — os granulados higiênicos específicos para essa função são esterilizados.

E tem mais dicas do Jackson Galaxy neste post:

https://blog.gatoca.com.br/2022/02/gato-faz-coco-fora-da-caixa-e-voce-ja.html