.
.

10.2.15

15 lições que os animais ensinam às crianças

Os veterinários Luciana Dechamps e Nivaldo Albolea explicam por que vale a pena realizar o sonho do seu filho de ter um bichinho de estimação

:: Cães

1) Amar incondicionalmente
Você pode ignorá-lo porque está atrasada ou dar uma senhora bronca ao encontrar o sapato favorito mastigado e ele continuará abanando o rabinho, sem ressentimento.

2) Ser fiel
Quando nós ficamos tristes, os cachorros costumam perceber antes de todo mundo. E, em vez de perder tempo falando abobrinhas, sentam-se coladinhos para mostrar que não estamos sozinhos.

3) Dividir
Querendo ou não, os pequenos logo se veem obrigados a compartilhar os brinquedos, um espaço no berço e, principalmente, a atenção dos pais com aquela criatura festeira.

4) Dizer a verdade
Cães não disfarçam os sentimentos. Se estão alegres, o corpo inteiro chacoalha. Quando se aborrecem, encolhem-se como se tentassem caber no bolso.

:: Gatos

5) Cuidar da higiene
Assim que acabam de comer, os bichanos lavam a boca e o focinho. Ao usarem o banheiro, enterram o xixi e o coco. O resto do dia, passam lustrando os pelos. E, como sua saliva tem propriedades que removem a sujeira, não precisam tomar banho como a gente. Gato acostumado desde filhote deixa até cortar as garras.

6) Respeitar os limites
Para um bigode, hora de brincar é hora de brincar e hora de descansar é hora de descansar. Eles também escolhem quando querem ganhar cafunés: se aproximam, se esfregam e pulam no colo sem cerimônia.

7) Gostar de si mesmo
Quando um gato se abandona, é porque está doente (xixi e coco fora da caixa sinalizam problemas clínicos ou comportamentais). Eles também têm seu tempo de perdão ― diferente dos cachorros, mais subservientes.

8) Aceitar as diferenças
Todo bichano é carinhoso, por mais que o senso comum pregue o contrário. Só que esse carinho precisa ser buscado a sua forma.

9) Ser independente
Bigodes se viram muito bem sem a presença dos donos, autonomia que não significa, de forma alguma, falta de amor.

:: Qualquer bicho

10) Trocar afeto
Existe coisa melhor nesta vida do que acariciar um animal de estimação e ser retribuída com um festival de ronrons e rabos balançantes?

11) Ter disciplina
Quando a gente coloca a ração no potinho, cães e gatos comem sem fazer manhã. E não pedem para assistir televisão na hora de dormir. Até o momento certo de passear eles sabem!

12) Comer direitinho
Não se pode dar qualquer porcaria para um bicho, sob o risco de provocar uma intoxicação feia.

13) Ser responsável
Tomar conta de um pet exige que tarefas rotineiras, como colocar comida e água fresca e limpar a sujeira, sejam religiosamente cumpridas.

14) Cuidar da saúde
Criança que acompanha seu melhor amigo ao veterinário aprende que também precisa ir ao médico.

15) Lidar com o envelhecimento e a morte
Em um ano, o animal fica mocinho. Passados dez, ele começa a envelhecer. E logo perde a visão, a audição, a facilidade de locomoção, a disposição física. Essa trajetória mostra que nossa vida também tem começo, meio e fim.

:: E os adultos também ganham!

Exemplo de ousadia
Salvo raríssimas exceções, nós, seres humanos, sentimos medo de mudanças. E continuamos em relacionamentos e trabalhos falidos por puro comodismo. Os gatos não! Eles sempre buscam experiências novas.

Incentivo para recomeçar
Além de alegrar a alma dos marmanjos, a empolgação de um cão ajuda a curar insônia, estresse, depressão, problemas cardíacos e outras doenças sérias.


Lilica Cartoon, que completa 1 ano hoje e ainda não ganhou um lar

* Texto escrito para a revista AnaMaria, da Editora Abril.


Epopeia da família Cartoon:

:: Como tudo começou
:: Nasceram!
:: Comédia romântica que virou drama
:: Drama que virou romance
:: Bebês de chocolate
:: Bolão e batizado
:: Para matar de ternura
:: A primeira ida ao vet a gente nunca esquece
:: Castração da Sessão da Tarde
:: Família Cartoon em oferta: Lindinha
:: Família Cartoon em oferta: Lilica
:: Família Cartoon em oferta: Pedrita
:: Família Cartoon em oferta: Batatinha
:: Família Cartoon em oferta: Patti Maionese
:: Família Cartoon em oferta: Penélope Charmosa
:: Batatinha na telinha
:: Happy ending: Lindinha
:: Happy ending: Patti Maionese
:: Sad ending: Batatinha
:: Campanha "Cansei de Ser Gato sem Família"
:: A Volta dos que não Foram
:: Ostentação
:: Gatela

Nenhum comentário: