.
.

9.1.15

Vômitos: quem são, onde vivem, do que se alimentam?

O assunto já rendeu posts engraçados aqui no blog. Mas este, contrariando o título, é sério. Todo gateiro conhece o egagropilo, ainda que não com seu nome grego. Trata-se do charutinho que os bichanos vomitam depois de se lamber, principalmente nos períodos quentes do ano, em que boa parte dos subpelos cai para deixá-los mais refrescados ― a escovação ajuda bastante.

Existem outros dois tipos comuns de vômito, porém, aos quais eu fui apresentada no check-up coletivo da gangue (essa ida tripla ao veterinário rendeu!). O da Keka, líquido com pelinhos tímidos, indica esofagite de refluxo. Seu organismo, mais sensível, tende a expelir a cabeleira precocemente ― provavelmente por isso ela sempre vomitava o sachê, até aprender a recusar.

Já o da Pufosa, de ração recém-mastigada, mostra que seu esôfago, dilatado e flácido (megaesôfago), é tão preguiçoso quanto a dona. O alimento fica parado no meio do caminho e acaba voltando. Para contornar o problema, basta colocar o pote mais alto, evitando que o animal precise abaixar a cabeça para comer.

2 comentários:

Ana disse...

O Ben vomita desde antes de completar 1 ano, agora está com 6. Parece que os vômitos se encaixam nos três tipos, ora vomita rolinhos, ora ração recém ingerida e ora, já triturada. Levantar o pote não adianta, a menos que depois de ingerir fique com a cabeça levantada por um tempo. Consultamos vários veterinários, muitas sugestões...

Beatriz Levischi disse...

E nada deu certo, Ana?