.
.

14.1.15

Para sobreviver ao calor

14h. Sento no computador para escrever o post do dia. Está quente demais. Passo o supermercado na frente. 18h. Continua abafado, apesar da tempestade. Melhor tomar um lanche. 22h. Pelada, descabelada e suada, não consigo pensar em outro assunto para estas linhas. São quatro as dicas que todo mundo deve seguir para manter a integridade de cães e gatos no verão senegalês:

1) Coloquem gelo nos potes de água
Bigodes e focinhos têm de beber ao longo do dia, no mínimo, 60 ml por quilo de peso. Nesta época do ano, a água também ajuda a regular a temperatura corporal. Uma pedrinha por tigela grande facilita a missão. E eu não preciso dizer para mantê-las longe do sol, né? Água morna ninguém merece!

2) Só passeiem em horários frescos
Principalmente com cachorros peludos ou de focinhos curtos. A dificuldade de eliminar o calor, quando submetidos a esforços excessivos, pode gerar mal-estar. Para a desidratar é um pulo. E as almofadinhas das patas certamente acabarão machucadas. Não esqueçam de oferecer água durante o percurso e após o término, aliás.

3) Mantenham o carro ventilado
Se o passeio for motorizado, abram os vidros ou liguem o ar-condicionado. E nunca, NUNCA deixem o bicho preso no veículo exposto ao sol. Cães e gatos não transpiram e tendem a sofrer um aumento agudo da temperatura, seguido de morte.

4) Passem protetor solar
Não é frescura. Animais de pelo claro também têm câncer de pele, mesmo que não saiam de casa ― a menos que sua casa não possua janelas. Comprem um produto específico para eles e espalhem nas orelhas e no focinho, regiões menos protegidas.

O Climatizador só serviu para me empobrecer R$ 500 mais, porque, quando a gente liga, os caipiras ficam achatados no chão, imóveis, em pânico.

6 comentários:

cibele disse...

ótimas dicas!
Nao esquenta que logo eles perder o medo do climatizador. A minha até pula e fica em cima.
La em casa quando instalei o ventilador de teto foi o CAOS. Elas ficaram apavoradas com aquele bicho la em cima que girava... hoje nem ligam mais.

Tati disse...

Tampa venceu o medo do barulho do ventilador ao perceber os benefícios que ele proporciona. E gosta do climatizador também. :D

Lórien disse...

Quanto ao climatizador, ficamos com medo de que os gatos não gostassem, então compramos um ventilador de torre, que não tivesse nenhum lugar que um focinho ou patita pudesse se machucar.
Eles amaram, e transferiram o local da soneca para perto de onde quer que o ventilador esteja. Então, a gente está deixando ele em cima da mesa, quando estamos na sala, prá eles dormirem no sofá, e em cima de uma cadeira, quando estamos no quarto, prá eles dormirem na cama. Porque se deixamos no chão os coitados se esparraam em volta, chega a dar dozinha :)

Anônimo disse...

Bia,Tenho uma dica excelente!!!Mudou a minha vida! Fonte de água. Fez a Lola (e o bebê gato tb!) beber MUITO mais água, a manutenção é simples,só limpar direitinho e trocar a água, e nem foi fonte importada nada,(se a pessoa quiser comprar importada okay) comprei aquelas de pedra mesmo,mas tem várias opções de fontes na internet, inclusive aquela de barro, tipo "torneirinha", sucesso!
Uma amiga que tem uma shitzu está sofrendo com esse problema da falta de interesse de beber água, indiquei a fonte mas ela me diz que se irrita com o barulho de água corrente...#comofaz? rs
bj
Patrícia

Unknown disse...

Olá!


É normal o gato comer pouco com esse calor, a minha está me deixando preocupado.

Obrigado!

Beatriz Levischi disse...

Este é o bebedouro que os bigodes mais gostaram, Patrícia: http://blog.gatoca.com.br/2014/07/bebedouro-que-virou-parceiro.html.

As Gudinhas continuam mudando de cômodo quando eu ligo o climatizador, gente. rs

No verão, os bichos tendem a comer menos, sim. Mas só um veterinário poderá dizer se está tudo bem com a bichinha.