.
.

13.11.14

7 perguntas e respostas sobre prisão de ventre

Cães e gatos também ficam com o intestino preso ― e não só por ansiedade, estresse ou depressão. Saiba o que fazer para dar uma forcinha

1. O que causa prisão de ventre?
Há várias explicações para que o animal tenha dificuldade de evacuar. Bigodes e focinhos são capazes de engolir coisas que a gente nem imagina, como pedras, chupetas, bolinhas de borracha, prendedores de roupas e partes de brinquedos. Esses objetos podem obstruir o intestino, assim como as clássicas bolas de pelos e até alguns tipos de medicamentos. Existe ainda o risco de as fezes grudarem na região anal de um bicho mais peludo, formando um "tampão" que impedirá futuras idas ao banheiro. Mas a principal vilã da prisão de ventre é a alimentação inadequada.

2. Como identificar os sintomas?
Um animal com dor ou cólica intestinal certamente se comportará de forma diferente, deixando claro que tem algo errado. Se ele tentar fazer cocô sem sucesso, a suspeita de prisão de ventre estará confirmada.

3. Há risco de morte?
Nos casos mais graves, sim. Se um objeto perfura a parede do intestino, por exemplo, causará uma infecção generalizada na barriga, matando em pouco tempo.

4. Qual é o tratamento mais adequado?
Algumas vezes, um simples laxante dá conta do recado. Outras, necessita-se de remédio para dissipar os gases. Há situações que só a cirurgia resolve.

5. Existem soluções caseiras?
Mel, mamão, aveia, azeite, óleo mineral, chá e outros alimentos que soltam o intestino de crianças também podem ser usados com cães e gatos.

6. Como evitar?
Oferecendo uma dieta equilibrada de fibras, proteínas, gorduras e carboidratos. É por isso que muita gente opta pelas boas marcas de ração. Elas concentram tudo o que os peludos precisam e na quantidade certa, poupando a barriga dos donos de passar horas no fogão.

7. Quantas vezes por dia o animal deve evacuar?
Depende da qualidade do alimento ― alguns bichos fazem até quatro cocôs por dia! Quanto mais ruinzinha for a ração, mais eles terão de comer para se sentirem saciados. E maior será o volume de fezes.

FONTE: Nivaldo Albolea, veterinário


* Texto escrito para a revista AnaMaria, da Editora Abril.

74 comentários:

Lizia disse...

A minha gata mais velha (Sophia) sofre disso... ela não tem mais os dentes e dou sachê da royal canin, e ela tb se alimenta da ração seca. Compro a melhor ração que tem... mas como ela não tem dente engole mto ar junto com a comida... e acho que é isso que dá gases e cólica nela... faço bastante massagem na barriga dela quando vejo que ela tá mto ruinzinha e ela gosta. Como poderia oferecer os alimentos sugeridos pra ela?
Bjos! Lizia

Beatriz Levischi disse...

A quantidade e frequência depende do tamanho do animal e do quadro clínico, Lizia. Converse com o veterinário da Sophia.

Adrina disse...

Lizia, faz abobrinha cozida bem molinha pra ela, meus gatos adoram. Só não pode colocar sal

Anônimo disse...

Gente alguém me ajuda, eu e minha mãe não estamos bem finaceramente e não tenho dinheiro pra levar meu gato num veterinário e ele não está conseguindo defecar, ele vomitou e está muito inchado eu levo ele no veterinario mesmo assim ? Pra ver se possivelmente eles possam me ajudar ? Oque eu faço?

Beatriz Levischi disse...

Leve urgentemente! Se vocês morarem em São Paulo, estes hospitais oferecem atendimento gratuito:

Hospital da Faculdade de Medicina Veterinária da USP
Av. Prof. Dr. Orlando Marques de Paiva, 87
(11) 3091-1248
Hospital Veterinário Público da Zona Leste
Rua Serra de Japi, 168, Tatuapé
(11) 2936-4745
Hospital Veterinário Público da Zona Norte
Av. General Ataliba Leonel, 3194, Parada Inglesa
(11) 2478-5305

Unknown disse...

Gente o meu gatinho sofreu um acidente e tá meio ruinzinho pra defecar e tá sentido bastante cólica e eu queria saber o que eu posso fazer pra dar mais conforto pra ele? Eu já levei ele ao veterinário e está marcado pra voltar agora sexta feira mais mesmo assim eu fico com o coração na mão por ele tá com bastante cólica

Beatriz Levischi disse...

Que acidente, Ellen? Melhor você ligar para o veterinário e perguntar se o gatinho pode tomar algo para a dor.

Unknown disse...

Gente,preciso da ajuda de vocês..
Já fazem três dias que o meu gato está bem debilitado,infelizmente não temos condições de levá-lo a um veterinário.
Não sabemos o que foi, suspeitamos que ele tenha comido algo estragado.Ele está muito apático.
Nesse tempo ele não tem ingerido nada sólido,ingerindo apenas líquidos(leite, soro caseiro e água pura). Demos um laxante pra poder ajudar a liberar o intestino.Ele conseguiu evacua pouco coisa.
No momento ele não consegue nem ficar em pé, não tem forças pra nada.
Por favor, peço ajuda a quem entenda ou quem já tenha passado por essa situação. Alguém que conheça alguma emergência gratuita, localizada na cidade de Salvador.
Espero que possam me auxiliar nessa..

Beatriz Levischi disse...

Ligue para o CCZ e veja se eles indicam alguma clínica parceira, Driele:

http://bit.ly/2aZUyHH
R. do Mucambo, Vila 2 de Julho, Alto do Trobogy
(71) 3611-7310

Intoxicação é coisa séria. Sem socorro, o gatinho pode morrer. :\

Anônimo disse...

Gente tenho um gatinho sapeca de um aninho e pouco,ja é castrado há uma semana que não vejo fezes na caixinha dele,a principio pensei que ele estivesse com problemas e dei óleo mineral tem dia que parece que ele fez pois o anus fica meio sujinho,mas continuo preocupada pois não vejo fezes dele na caixinha..È possível que ele esteja indo fazer em outro local ?alguém com história parecida?trabalho dia todo a noite ele sobe no muro,mas não dorme fora de casa..O que me tranquiliza que ele continua comendo desesperado como sempre e brinca,mas sinto que ele anda meio sonolento..No momento não posso leva´lo ao vet.

Beatriz Levischi disse...

Gatos não devem ir para a rua ― os perigos são inúmeros. Neste post, tem indicações de empresas que instalam redes de proteção: http://blog.gatoca.com.br/2012/03/telas-2-motivos-e-11-empresas.html. E, aqui, dicas de enriquecimento ambiental para o bichano se divertir sem sair de casa: http://blog.gatoca.com.br/2015/02/xixi-fora-da-caixa-e-enriquecimento.html.

Unknown disse...

Meu gatinho está vomitando e fica horas no banheiro e não consegue fazer nada, nem xixi e nem coco, é a segunda vez que isso acontece e estou bem preocupada, o que pode ser?

Beatriz Levischi disse...

Não dá para diagnosticar um bicho sem consultá-lo, Nicolas. Corra para o veterinário!

Guerrinha disse...

Olá , nunca criei gato e o meu apareceu com a tal prosão de ventre , é a primeira vez , mas aqui veterinário nõ tem , só amanhã , dei uns 3ml de laxante , "óleo de risino', vcs que criam , me mandem aguma dica , douglas.conveniencia@gmail.com (77)99959-3348 whatsapp
desde já agradeço a colaboração e informação de vcs !!

Guerrinha disse...

O gato acabou de defecar , o óleo de risino deu certo , de qualquer maneira gostei de conhecer o blog e farei mais visitas !!!

Beatriz Levischi disse...

Se acontecer de novo, é melhor levar o bigode ao veterinário para tratar a causa, Douglas. A gente não deve medicar sem a orientação de um especialista pelo risco de intoxicação.

Jessica disse...

Estou como lar temporário de uma gatinha de aproximadamente umas 3 semanas. Ela come bem, urina normal, mas sofre demais para defecar. Chora,sangra um pouco o ânus e agora faz 1 dia que não defeca nada. Troquei a alimentação pastosa por leitinho, ministrei azeite, fiz massagem, estimulei e nada. Vocês me indicam algum laxante?

Beatriz Levischi disse...

Só o vet deve receitar laxante, Jessica. As soluções caseiras são as do post. Mas, como a gatinha só tem três semanas, eu não economizaria a grana da consulta. A gente bobeia e eles morrem. :\

Unknown disse...

Por favor, vcs poderiam indicar um atendimento veterinário gratuito em campinas, sp .? Meu gato tb está aparentemente com prisão de ventre

Beatriz Levischi disse...

Não sei se o CCZ de Campinas presta esse serviço, Kris, mas não custa perguntar: (19) 3245-1219. Tem também a lista de veterinários solidários da Arca Brasil: http://www.arcabrasil.org.br/lista-sp-veterinario-solidario.php. E você pode pesquisar as universidades públicas, que costumam oferecer atendimento gratuito à comunidade.

Anônimo disse...

Suspeito que a minha gata esteja com dipylidium (verme) e ela não está evacuando, isso tem alguma coisa a ver ??????

Beatriz Levischi disse...

Não dá para saber sem examiná-la. Leve urgentemente ao veterinário porque, se formou fecaloma, a gata pode morrer.

Unknown disse...

Tenho um gato persa de dois meses, hoje quando fui limpar sua caixa estava sem coco, acho que ele está com prisão de ventre.Ele ainda está comendo e bebendo água normal, ainda continua brincando mais notei que está mais sonolento.Devo fazer o quê?É meu primeiro gato.

Beatriz Levischi disse...

Gatos não fazem cocô sempre no mesmo horário, Esther. Espere até a noite e, se a caixa continuar limpa, dê uma colherinha de azeite para ele. Amanhã, caso nada tenha mudado, leve ao veterinário. Filhotes são frágeis e podem morrer por qualquer bobeira.

Anônimo disse...

Bata a ração no liquidificador...

Maria do Socorro disse...

Bom dia!
Meu gato tem 4 anos e está debilitado. Vomitou uma vez e está com a barriga inchada. Não vejo fazer xixi, nem coco. Tenho dado agua, amoxilina, soro na seringa. Estou receosa. Não temos veterinário na cidade. O que faço?

Beatriz Levischi disse...

Não dá para diagnosticar um animal sem consultá-lo, Maria do Socorro ― e eu sou jornalista. Se o gatinho continuar ruim, leve-o a um veterinário na cidade vizinha. Medicar por conta é perigoso e pode matar.

céu disse...

Olá, eu tinha uma gatinha persa com prisão de ventre e fui com ela ao Veterinario e ela nunca mais voltou para casa! 😭 Infelizmente por negligência do Veterinario.. ela tinha um sopro no coração e era medicada, então eles sabiam k não a deviam anestesiar e foi precisamente o que fizeram! Anestesiaram para lhe limpar o intestino sem operar. Agora me digam não há laxantes ou outras soluções para estes casos? Era preciso anestesiar!!! Ela morreu da anestesia... sinto-me tão revoltada! E não triste...

Beatriz Levischi disse...

Sinto muito, Céu. :\

Unknown disse...

Céu, estou chocada com seu relato. Aconteceu com meu gatinho a mesma coisa. Meu gatinho tinha 2 anos e meio e sofria com prisão de ventre desde o 7 meses de idade. Pq só gostava da ração seca, nã0 gostava de sachês. E nisso sempre ficava contipado e eu tinha que levar ele ao veterinário para fazer a lavagem intestinal. A última vez que ele entupiu, o veterinário fez pouco caso e aplicou 2 anestesia no mesmo dia, e meu filho felino não suportou e veio a óbito. O veterinário não esperou ele acordar completamente de 1 anestesia e aplicou outra. Estou desesperada com isso, com essa negligencia toda. Não sei o que faço, o veterinário deve pagar por esse dano que provocou no meu animal e no meu sentimento. Estou sofrendo demais, não consigo dormir, me alimentar direito, meu pensamento é somente no meu filho de estimação. Me ajudem, por favor. O que eu faço? 😢😢😢 Me ajuda, Beatriz!

Unknown disse...

Olá.
Meu gatinho de 4 anos estava com sintomas de prisão de ventre ontem ( pela primeira vez) acho que foi uma ração diferente da que costuma comer.
Dei leite de magnésio a ele e ele conseguiu evacuar um pouco. No entanto hoje amanheceu muito debilitado. Ele é muito sensível...
Está só querendo ficar deitadinho e se vira de um lado para o outro. Com dor..
Não sei se devido às fezes endurecidas ele ficou com dor. Ou se continuar com dor abdominal.
Estou muito preocupada.
Estou com medo de da algo a ele.
Pode me dá alguma dica ou orientação?

Beatriz Levischi disse...

Você questionou o motivo da segunda anestesia, Fabi?

Leve o gatinho ao veterinário, Gabriela. Tem economia que não vale o risco.

evelin disse...

Minha gata sofreu uma fratura na bacia e o veterinario disse que ela deve se curar sozinha, mas ela nao esta fazendo coco direito e quando faz é duro e bem pouco , sera que devo dar algo para melhorar a saida das fezes ?

Beatriz Levischi disse...

O veterinário que está acompanhando a gatinha é a melhor pessoa para responder isso. Não sinta vergonha de perguntar.

Unknown disse...

Entrei em desespero quando recebi a notícia que ele havia falecido. O veterinário não apareceu e mandou o balconista me entregar meu filho sem vida. 😢😢😢 Liguei e não quis me dar satisfação, dizendo que tava dirigindo. Retornei na segunda pra ver o que tinha acontecido e falava coisa com coisa. Estou muito mal, Beatriz. Vai fazer 2 meses que o perdi e tô arrasada, não consigo aceitar que um médico veterinário tenha sido tão negligente dessa maneira. Não consigo nem dormir direito, tô sentindo mta, mta falta do meu filho. 😢😢😢 Me acompanhava em tudo pela casa. O que faço? Vou ao CRMV e exponho minhas dúvidas? Estou sofrendo muito!!! 😢😢😢

Beatriz Levischi disse...

Maus profissionais existem em todas as áreas, Fabi, infelizmente. Acho que vale a denúncia, sim, ao menos para você receber uma satisfação do veterinário.

Unknown disse...

Pessoal meu gato estava fazendo fezes e no final saia sangue! O veterinário pediu pra que eu desse vermifugo drontal! No dia que ele tomou já voltou ao normal as fezes sem sangue, porém hj ele não fez!nunca tive gato e não sei se é normal ficar um dia sem fazer! Ele não sai pra rua, Bebe água regularmente, mas detesta saches. Alguém já passou ou passa por isso? Me ajudem por favor..

Beatriz Levischi disse...

Não é normal, não, Tatiana. Você levou o bigode ao vet? Acrescentar umidade na dieta ajuda a evitar problema renal. Dê uma lida neste post: http://blog.gatoca.com.br/2017/05/pet-delicia-riqueza-felina-em-gatoca.html.

Vanderleia disse...

Olá, meu gato estava soltando fezes com um tamanho muito pequeno, aí levamos na veterinária e fizemos uma ultrassonografia abdominal, na qual foi identificada uma quantidade de fezes paradas no cólon (além de sinais de infeção no intestino, pra qual ele está tomando antibiótico e anti inflamatório) isso já faz uma semana, ele está tomando laxante, porém até hoje não vimos nem um coco na areia ou qualquer outro local, ele come normalmente, brinca, o abdômen está de tamanho normal. Existe a possibilidade de ele ter uma constipação por tanto tempo assim assintomática?

Beatriz Levischi disse...

Só vi seu comentário agora, Vanderleia. Desculpe! Espero que você tenha levado o gatinho à vet e ele esteja bem.

Nik disse...

Eu fui pelo que a atendente da agropecuária disse e vermifuguei meus gatinhos dia 29/09/2017 com 1/4 do comp. por 3 dias consecutivos mais 1/4 no 5° dia, ela disse que dessa forma eles iam ficar bem desvermifugados, com isso eu não vermifuguei no 15° dia provavelmente eles estão com vermes de novo, mas eu tbm estou com medo da minha gatinha tá com prisão de ventre, ela tá com a barriga inchada. E agora eu não sei o que fazer pq pode ser vermes, prisão de ventre e até infecção urinária, tenho medo de vermifugar e ela ficar doente, e eu não tenho condições de leva no veterinário, ela tem 2 meses, ainda mama e tô dando whiskas filhote hà 3 dias, eu estava tratando com polenta, sei que não deveria, mas eu não tinha dinheiro pra comprar ração e eu não podia deixar eles passando fome.

Beatriz Levischi disse...

Não dê mais vermífugo, não, Nik. Em que cidade/estado você mora?

Unknown disse...

Gente por favor me ajudem
Tenho uma gata q tem uns 3 anos já é ela ficou com uma 'bolha' naquela região eu to passando pomada e alguns remédios mas parece q vai demorar um pouco pra secar, e ela n tá fzd coco já tem um tempo. Oq eu faço?Ela n vai morrer n né? Quanto tempo os gatos conseguem ficar sem fazer coco?

Beatriz Levischi disse...

Os remédios foram receitados por um veterinário, certo? Avise-o que a gatinha não está conseguindo fazer cocô. Fecaloma pode matar, sim.

Unknown disse...

Olá boa noite,meu gato tem apenas 3 meses,eu achei o ele na rua ,há alguns dias eu notei que ele tem muita dificuldade de defecar,ele chega fica todo incluído,e quando conseguir defecar as fezes são muito grossa e muito dura.e depois fica saindo um líquido do ânus dele .alguém sabe me dizer o que pode ser isso ?

Beatriz Levischi disse...

O gatinho precisa ser examinado por um veterinário. Em que cidade/estado vocês estão?

Grazieland disse...

Não tem veterinário aberto aqui em Pelotas/RS até terça-feira, meu gatinho que peguei hoje, com 1 mês e 20 dias não faz cocô e nem come, ele comeu ração de adulto granel, pois estava com a mãe e vários outros gatos adultos juntos... Já passei hipoglos no ânus e dei ração de sachê e leite na seringa, se até amanhã ele não defecar o que eu faço sem veterinário???

Grazieland disse...

Imagino que seja a ração seca que ele comeu, já que saiu da mãe há pouco... O meu tem quase dois meses e até ontem estava mamando, mas como comeu ração seca de adulto também não está fazendo cocô e o ânus está inchadinho (a barriga não). Mas não tem veterinário aqui até terça-feira...

Unknown disse...

Gente,meu gatinhonão está fazendo cocô,isso aconteceu hj demo manhã quando percebi que ele tentava fazer na caixinha de areia e atarde ele vomitou um pouquinho... isso é bom ou ruim ?

Grazieland disse...

Que pena não obtive resposta, agora tem veterinário não é mais necessário recorrer a Internet, ainda bem que não aconteceu nada de ruim com meu pequeno...

Beatriz Levischi disse...

Eu sou jornalista, Grazieland (e o Gatoca, um projeto voluntário). E nem o veterinário conseguiria diagnosticar um animal sem examiná-lo. O que posso te dizer é que não se deve passar nos bichanos nada que eles se intoxiquem lambendo. Nem dar leite de vaca. Que bom está tudo bem com seu pequeno. :)

Como expliquei acima, não dá para saber sem examinar o gatinho, anônimo. Leve-o ao vet para garantir.

Grazieland disse...

Infelizmente ele piorou, já levei na veterinária, já está medicado mas o anos está do tamanho de uma uva e o cocô não sai, ele só dorme, quando tenta fazer ele geme e mia de dor! Está tomando antibiótico, vermifugo... Tem que esperar mas estou muito nervosa com ele assim sem defecar e inchado, até parou de brincar... Tô desesperada.

Beatriz Levischi disse...

Quando a gente não fica seguro com a conduta do vet, vale a pena ouvir uma segunda opinião.

Grazieland disse...

Tivemos ajuda e tivemos acesso à um excelente veterinário, realmente ele tem problemas no reto e teve pneumonia, foi pro oxigênio, 8 injeções de corticóide e tudo mais... Mas enfim, ele tá bem e vai ser acompanhado por um bom tempo.

Grazieland disse...

A primeira veterinária foi inexperiente e colocou em risco a vida do meu gatinho, ela só nos fez gastar com remédios que ele não precisava, mal tocou no ânus pra ver o problema, quando levei no outro veterinário, profissional e competente ele pegou o gato e mexeu de forma a expelir tudo que estava dentro dele, fez raio X, ultra-som e receitou fibra vegetal (Santo remédio pra regular o intestino)! Isso faz TODA a diferença na hora de salvar uma vida!

Neli disse...

Pessoal se alguém já teve ou está tendo uma experiência como a minha e poder mim ajudar . Por favor ajude-me. Minha gatinha sofreu um acidente quebrado uma patinha . Foi necessário uma cirurgia com a colocação de pinos é placa . Isso aconteceu no último domingo dia 21 /01 /2018 . Desde de então ela não evacuou . Está se alimentando muito pouco e tomando medicação para dor e antibióticos . Não sei ao fazer . Se isso é normal .

Jeane disse...

Verdade, ontem quase matei minha gatinha, ela estava a 4 dias sem fazer cocô, vi na Internet que óleo de rícino era bom, fez foi dar uma diarréia na bichinha e vômito. Em poucas horas ela desidratou, agora está internada lutando pra sobreviver. NUNCA mais médico sem orientação de um veterinário.

Anônimo disse...

Adotei um gato é 4 meses, sábado, ele defecou,só no domingo, hoje segunda feira,ainda não, ele come bebe agua e brinca, mais me preocupa, de ele não defecar, é normal ?

Beatriz Levischi disse...

Em todas as profissões tem gente competente e incompetente, Grazieland, infelizmente.

Não fazer cocô não é normal, gente.

Espero que sua gatinha esteja bem, Neli.

E a sua pequena, Jeane, voltou para casa?

Me atrasei com os comentários, desculpem! :\

Unknown disse...

Meu gato sofreu um acidente na sexta e ate agora não fez xixi . Já está comendo e eu torço a to tda de água e renefio na seringa. O que faco oarsele urinar?

Beatriz Levischi disse...

Leve o gatinho ao veterinário, Neusa. Sem examiná-lo, ninguém vai poder ajudar. :\

Julia disse...

Que fibra vegetal é essa??

Eliz disse...

Oi minha gata foi cadastrada na quinta-feira fez cocô normal tá tomando antiflamatorio e antibiótico hoje domingo ela nao conseguiu fazer será motivo dos medicamentos?

Unknown disse...

Me ajudem a minha gatinha comeu aquela comida de sachê para gatos a bichinha toda animada hoje eu sentir ela quietinha não quis brincar ta meio tristinha me ajudem não tem dinheiro pra leva no veterinário😭

Beatriz Levischi disse...

Medicamentos podem mexer com o intestino, sim, Eliz. Espero que sua gatinha esteja bem. :)

Sachê não deixa os bichanos tristes, pelo contrário! Se esse comportamento persistir, existem ONGs, hospitais e universidades pelo Brasil que atendem a preços solidários — é impossível diagnosticar um animal sem vê-lo. Em que cidade/estado você mora?

Unknown disse...

Queria dicas de raçao para gatos castrados que tenha mais fibras, o meu gatinho so come matisse, mas está muito constipado, chora pra fazer e sai correndo fazendo pela casa

Ana disse...

Equilíbrio Veterinary OD
Talvez hepvet seria interessante

Beatriz Levischi disse...

Eu investiria em aumentar a umidade da dieta — e você já previne doença renal, a assombração dos gateiros:

https://blog.gatoca.com.br/2017/05/pet-delicia-riqueza-felina-em-gatoca.html

Unknown disse...

Bata um sobre de gelatina un poco de Água de Coco, um sachê ou resto de carne ou frango com poco de caldo no lidificador e comesa dando na seringa a cada 3 horas .te garanti vai salva ele

Beatriz Levischi disse...

Você tentou estas dicas, Carolina?

https://blog.gatoca.com.br/2017/11/seu-gato-nao-come-racao-umida-pate.html

Não sei se ração seca funciona para intestino preso. Na dúvida, compre as super premium.

Unknown disse...

Olá, minha gatinha infelizmente faleceu, ela estava muito inchada, uma veterinária passou laxante, e probioticos para ela, no 4o dia depois que tomou a medicação, ela veio a falecer, primeiro perdeu a movimentação das patas traseiras (isso era noite)pela manhã ela não estava mas viva.
O que pode ter acontecido?

Unknown disse...

Olá, meu gatinho está com prisão de ventre (pela primeira vez) eu não sei o que fazer e estou sem condições para o levar em um veterinário. Já dei chá mas não resolveu em nada. Alguma dica?

Beatriz Levischi disse...

Sinto muito pela gatinha! Para saber o que aconteceu com ela, você deveria ter pedido a necrópsia.

Espero que o gatinho da prisão de ventre esteja melhor. Se ainda precisar, procure veterinários que atendem a preços solidários em ONGs e universidades da sua cidade. Prisão de ventre pode matar.

Anônimo disse...

Com certeza.todo médico veterinário fez o juramento quando se formou em salvar vidas dos pets . é até crome não socorrer