.
.

30.1.14

Verão pede cuidados especiais

Siga as dicas da veterinária Keila Regina de Godoy para deixar os dias quentes mais agradáveis e evitar problemas a seu animal de estimação

1) Mantenha o local das refeições limpo
Jogar no lixo as migalhas de ração babada e lavar os potes com mais frequência evita a contaminação por insetos, aves e roedores ― o saco de ração deve ser guardado em local fresco, seco e sem incidência direta da luz solar, prevenindo a oxidação das vitaminas e o desenvolvimento de fungos e bactérias.

2) Ofereça água em abundância
Cães e gatos tomam mais água nesta época do ano, porque ela ajuda a regular temperatura corporal. O ideal é consumir ao longo do dia, no mínimo, 60 ml por quilo de peso. Isso quer dizer que, se seu melhor amigo tem 5 quilos, precisa beber 300 ml diariamente.

3) Tome cuidado com os bebedouros
Eles devem ficar longe do sol, porque ninguém gosta de água morna, né? Para os cachorros brincalhões, compre vasilhas pesadas, assim eles não correm o risco de tombá-las e passar sede.

4) Improvise uma fonte para o gatos
Colocar um motorzinho de aquário dentro de uma tigela grande estimula a hidratação voluntária, já que os bichanos adoram uma torneira e costumam torcer o nariz para a água parada.

5) Seque as dobras da pele após o banho
A combinação de calor e umidade pode agravar problemas de pele nos cães enrugadinhos, como o bulldog e o shar-pei.

6) Reforce a proteção contra pulgas
Elas proliferam-se loucamente nesta época do ano, transmitindo doenças, além de provocarem desconforto e alergias.

7) Passeie nos horários mais frescos
Quando o sol está forte, o animal desidrata mais fácil e corre o risco de queimar as almofadinhas das patas. Não esqueça de oferecer água durante o percurso e após o término.

8) Mantenha o carro ventilado
Vale abrir os vidros ou ligar o ar-condicionado. E nunca deixe o bicho preso no veículo exposto ao sol. Bigodes e focinhos não transpiram e podem sofrer um aumento agudo da temperatura, seguido de morte.

9) Passe protetor solar nos branquelos
Animais de pelo claro também têm câncer de pele. Compre um produto específico para eles e passe nas orelhas e nos focinhos, regiões menos protegidas.


* Texto escrito para a revista AnaMaria, da Editora Abril.

4 comentários:

Unknown disse...

Olá,

gostaria de convidar o autor do blog e seus leitores para visitar o site Best Instagram. Nele vocês encontram indicações dos melhores perfis de gatos e outros animais no Instagram.

http://www.bestinstagram.com.br/

Anônimo disse...

aqui em Curitiba,tem feito um calor,q nos aqui,nao estamos acostumados...aqui nunca fez tanto calor...eus gatinhos estão sofrendo...e as duas hospedes caninas também...pelo menos a outra caninna adotada,esta so na boa vida...casa com quintal,e uma companheira felina...DA GATEIRA DE CURITIBA.,JAMILE

Anônimo disse...

como os gatinhos do gatoca estão driblando o calor Bia?DA GATEIRA DE CURITIBA><JAMILE

Beatriz Levischi disse...

Sem muito sucesso, Jamile. rs