.
.

26.7.13

Doem compaixão!

Dormindo com duas blusas, meias reforçadas, edredom e cobertor, eu tenho demorado séculos para conseguir pegar no sono. Imaginem os animais que congelam nas ruas. Qualquer paninho pode salvar uma vida! Deem uma vasculhada nos armários e participem da V Campanha do Agasalho para Cães e Gatos, organizada pelo AUG. As informações estão neste post. :)

23.7.13

Gata filósofa?

Estou começando a achar que a Pimenta quer trocar de profissão...

18.7.13

Meu melhor amigo pode ser vegetariano?

Preocupada com a saúde, o planeta e a exploração animal, cada vez mais gente tem se tornado vegetariana. Saiba se esse estilo de vida pode se estender também aos bichos de estimação

Como os gatos evoluíram para consumir praticamente presas, têm dificuldade de aproveitar os nutrientes de origem vegetal. E precisam de mais proteína, aminoácidos e ácidos graxos do que os cachorros, além de taurina, responsável pela saúde dos olhos e do coração, que é encontrada apenas na carne.

Já os focinhos podem adotar a dieta vegetariana sem problema, porque são considerados onívoros oportunistas: seu organismo se adapta para obter os nutrientes essenciais a partir de vários alimentos. "Basta elaborar um cardápio balanceado, que compense as limitações e supra suas necessidades", explica a veterinária nutricionista Sylvia Angélico. Confira as dicas da especialista.

:: Como introduzir a nova dieta
Acrescente os alimentos indicados nas receitas aos poucos. A estratégia ajuda os sentidos e o organismo do cachorro a se acostumarem gradativamente com os novos cheiros, sabores e ingredientes. Se você optar pela ração, misture 1/3 da nova e 2/3 da antiga no primeiro dia, metade de cada uma no segundo e 2/3 da nova e 1/3 da antiga no terceiro.

:: Alerta!
Não dê uva, passas, cebola, chocolate, macadâmia e pimenta ao animal. E, se constatar qualquer alteração, leve-o ao veterinário. Diarreia, vômito e coceira persistentes podem sinalizar alergia. O profissional tentará identificar os alimentos suspeitos para excluí-los da dieta.

:: Refeição turbinada

Para acrescentar nutrientes extras ao cardápio do seu cão, prepare a receitinha do veterinário norte-americano Richard Pitcairn

Ingredientes:
- 2 xícaras de levedura de cerveja em pó
- 1 xícara de grânulos de lecitina
- 1/4 de xícara de pó de fucus
- 2 colheres (sopa) de pó de casca de ovo
- 1/4 de colher (chá) de ascorbato de sódio (opcional)
(Compre em lojas de produtos naturais ou peça a prescrição de um veterinário de confiança para manipular.)

Modo de fazer:
Misture todos os ingredientes e ofereça diariamente uma colher de café rasa para cães de porte pequeno, uma colher de chá rasa para cães de porte médio e uma colher de sobremesa rasa para cães de porte grande. O pó deve ser polvilhado sobre a comida fria, para que o calor não anule suas propriedades nutricionais.

* Texto escrito para a revista AnaMaria, da Editora Abril.

16.7.13

Vida com aventura

Quer testar seu reflexo, agilidade e coordenação motora? Passe atrasado por dez gatos, carregando uma coleção de sacolas desajeitadas. Eles se espalharão com precisão bussolar ao longo do percurso, prevendo, inclusive, os desvios que você fará para não pisar em nenhum rabo. E, quando suas pernas trêmulas estiverem quase alcançando a porta sem terem atingido ninguém, a criatura mais kamikaze do grupo resolverá cruzar o recinto a galope, provocando um sorteio de humano, pelos, roupas e compras de supermercado.

11.7.13

Mistérios do cérebro felino

Pipoca tem uma lógica própria: quando me vê entrar no quarto à noite, hora de dormir, corre para o quarto do fundo para não ser levada para o quarto do fundo.

9.7.13

Uma vontade

Apertar até não sobrar pelo sobre pelo. :)

5.7.13

Só para iluminados

Meditar no Tibete é fácil. Eu quero ver o Dalai-Lama acalmar a mente em Gatoca, com cinco bigodes querendo colo e outros cinco brigando por causa do único cantinho de sol do quintal.

3.7.13

Quiz

Quem adivinha como eu curti o domingão chuvoso?

a) Dormindo para emendar o sábado na segunda.
b) Assistindo a um seriado novo embaixo das cobertas.
c) Tirando o atraso do namoro com chantilly.
d) Respondendo 152 comentários deste blog, acumulados desde o fim de março.

P.S.: Se você ficou falando sozinho esse tempo todo, me desculpe. As coisas estão caóticas por aqui. :\