.
.

10.7.12

Gato precisa de banho?

Atualizado em 10 de novembro de 2023

Teoricamente, não (muito menos no inverno). É que os bigodes são autolimpantes: eles têm enzimas na saliva que removem a sujeira do pelo quando se lambem. E, como vivem dentro de casa, dificilmente rolarão na carniça feito a cachorrada ― claro que cabeleiras longas demandam escovação diária, para remover os fios mortos que formam os nós responsáveis pelas coceiras, e tosa higiênica, para evitar que o coco fique pendurado nos fundilhos.

Em situações necessárias, porém, use água morna (nunca direto no chuveiro), seque o animal com cuidado, evitando assustá-lo com o secador, e, para minimizar o risco de choque térmico, deixe-o no local do banho durante 20 minutos ― escolha um dia ou horário mais quentinho, porque pelo molhado no frio baixa a imunidade, principalmente de bebês e vovôs. Se preferir levar o bichano ao pet shop, peça para não torturarem o olfato 200 vezes mais desenvolvido do coitado com perfume.

9 comentários:

Karina disse...

No frio dá muita dozinha de banhar os felinos...
Beijos

Ingrid Penna disse...

Eu acostumei a minha desde pequena, até pq de branca ela fica cinza, já que rolar na carniça ela não rola, mas na terra do jardim... Pet shop nunca mais. Ela voltava traumatizada, era mt coisa junta. Comigo ela chora, mas não se revolta nem se estressa mt.

Adrina disse...

Faz quase 1 ano que não dou banho nos bigodes. ok, sei que é muito tempo, mas a preguiça é muita. Pior é que eu sei que com banho o pelo deles fica L-I-N-D-O, sempre penso que eu devia dar ao menos uma vez a cada 3 meses.Acabei de ter uma idéia! Como são 11 dou banho cada semana em 1, até voltar pro primeiro já deu quase 3 meses. Viva, vou tentar por essa idéia em prática!!!

Rita disse...

Eu dou banho sempre. Tenho 6 gatos e gosto qdo eles ficam perfumadinhos. Tenho 2 rajadinhos que ficam cheirando chulé qdo demora pra tomar banho, rss. A vet disse que é do tipo da pelagem. Os meus desde bebezinho eu acostumei com banho e secador, pra não ter nenhum estresse.

Gata Lili disse...

eu não deixo ninguém dar banho em mim, mas os meus irmãozinhos tomam banho numa boa. a mamãe adorou as dicas! tudo de bom mara você e seus bichanos!

Anônimo disse...

Quem é o tigre da foto? Lindo!
Ana - Araça

Guiga disse...

A maioria dos meus nunca tomou um banho na vida! Só os que vieram podrinhos da rua, hehehe. Essas mania de achar q bicho tem q tomar banho toda semana é um absurdo! Ainda mais pra gatos!
A não ser q ele goste, q não se estresse... mas ainda assim, é desnecessário. É luxo.

Adrina disse...

Rita, eu tenho uma rajadinha chulezenta também, não sabia que era característica da pelagem!

Beatriz Levischi disse...

Eu gosto que meus gatos sejam gatos. :)

O modelo fotográfico é o Jacob, Ana.